“Não tenha medo de crescer lentamente; tenha medo apenas de ficar parado.” (Provérbio Chinês)
http://pensador.uol.com.br/autor/proverbio_chines/3/sexta-feira, 5 de abril de 2013
Língua afiada...
PEGADINHA GRAMATICAL
"...parlamentares que nos seus Estados têm demandas..."
Os líderes partidários da Câmara decidiram não trabalhar mais às segundas-feiras em Brasília. Em reunião com o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), os líderes avaliaram que as sessões às segundas-feiras não são produtivas e que é melhor suspender as votações na Casa nestes dias, quando os deputados poderão continuar nos seus Estados.
Todos os líderes têm sido pressionados pelos parlamentares que nos seus Estados têm demandas por audiências às segundas-feiras. Ao invés de uma sessão na segunda-feira à noite, teremos na terça-feira pela manhã, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ).
Não iremos, aqui, discutir a decisão de os deputados trabalharem ou não em Brasília, às segundas-feiras. A nossa discussão será gramatical; mais especificamente sintática.
Pergunto-lhe, caro leitor, em relação ao trecho Todos os líderes têm sido pressionados pelos parlamentares que nos seus Estados têm demandas por audiências às segundas-feiras, quais parlamentares pressionaram os líderes? Todos? Ou somente alguns? A resposta está clara no texto. Descobriu onde ela se encontra? Vamos à teoria, então:
O período apresentado possui duas orações:
Todos os líderes têm sido pressionados por parlamentares;
Os parlamentares têm demandas por audiências às segundas-feiras, nos seus Estados.
Poderíamos unir as orações de diversas maneiras. Há uma, porém, que, além de evitar a repetição de um substantivo (parlamentares, nas orações apresentadas), une as duas orações em um período só, evitando a formação de frases telegráficas - frases muito curtas: por meio de um pronome relativo.
Há vários pronomes relativos: que, quem, qual, onde, quanto e cujo. Hoje, nos ateremos ao pronome que, que é considerado o pronome relativo universal, por poder ser usado em diversas situações. Ele pode evitar a repetição de qualquer substantivo, seja pessoa, seja coisa em geral. Ao substituir um substantivo, o pronome relativo deverá ser colocado imediatamente após este. Nas orações apresentadas, o substantivo substituído pelo pronome será parlamentares. A construção com o pronome relativo, então, terá a seguinte estrutura: ...parlamentares que.... Agora é só unir o restante das orações: Todos os líderes têm sido pressionados por parlamentares que nos seus Estados têm demandas por audiências às segundas-feiras. Pronto. Está montado o período.
Os pronomes relativos iniciam uma oração subordinada adjetiva. Há dois tipos delas: a oração subordinada adjetiva restritiva e a oração subordinada adjetiva explicativa. Elas têm as seguintes diferenças:
A oração subordinada adjetiva restritiva não é isolada por vírgulas e indica que somente alguns dos elementos representados pelo substantivo têm relação com o verbo da oração.
A oração subordinada adjetiva explicativa é sempre isolada por vírgulas e indica que todos os elementos representados pelo substantivo têm relação com o verbo da oração.
Muito bem. A frase apresentada é iniciada pelo pronome relativo que; a oração subordinada adjetiva é restritiva uma vez que não está isolada por vírgulas. O significado da frase é, portanto, o seguinte: Os líderes têm sido pressionados por alguns parlamentares, e não por todos.
Caso quiséssemos indicar que todos os parlamentares têm pressionado os líderes, deveríamos colocar vírgula antes do pronome relativo "que":
Todos os líderes têm sido pressionados por parlamentares, que nos Estados têm demandas por audiências às segundas-feiras .
Veja outros exemplos:
(Fuvest) Os homens que têm preço são fáceis de corromper. = Somente os homens que têm preço são fáceis de corromper, os outros não.
Os homens, que têm preço, são fáceis de corromper. Todos os homens têm preço. Todos eles são fáceis de corromper.
Os meninos que estavam no pátio jogaram pedras na vidraça da escola. Somente os meninos que estavam no pátio jogaram pedras na vidraça; os outros, ou seja, aqueles que não estavam no pátio, não jogaram.
(Fuvest) Os homens que têm preço são fáceis de corromper. = Somente os homens que têm preço são fáceis de corromper, os outros não.
Os homens, que têm preço, são fáceis de corromper. Todos os homens têm preço. Todos eles são fáceis de corromper.
Os meninos que estavam no pátio jogaram pedras na vidraça da escola. Somente os meninos que estavam no pátio jogaram pedras na vidraça; os outros, ou seja, aqueles que não estavam no pátio, não jogaram.
Os meninos, que estavam no pátio, jogaram pedras na vidraça da escola. Todos os meninos estavam no pátio. Todos eles jogaram pedras. Não havia meninos em outro lugar, a não ser no pátio.
História...
Imigração e alimentação no Brasil
A nação brasileira é
constituída pela pluralidade cultural e os imigrantes ajudaram no processo de
formação identitária do povo brasileiro
O Brasil é uma nação
multicultural, constituída por diversas culturas, diversas etnias indígenas,
pelo colonizador português, pelos negros escravizados que vieram da África, e
além dessas culturas também fomos influenciados pelos imigrantes europeus e
asiáticos que vieram morar em nosso país.
Antes de abordarmos o
assunto específico do texto - Imigrantes e alimentação no Brasil, vamos
esclarecer alguns conceitos fundamentais para a compreensão desse assunto. As
pessoas que saem, por diversos motivos, do seu país para morar em outro são
chamadas de emigrantes. Porém, as pessoas que
saem de seu país e chegam a outro país, diferente daquele em que nasceu, para
morar é denominada de imigrante.
Entenderam a diferença entre emigrante e imigrante? Vamos a um exemplo, João saiu de Portugal,
que é seu país de origem, para o Brasil, como João saiu de Portugal, ele é emigrante de Portugal, e quando chegou ao Brasil, João
passou a ser imigrante no Brasil, pois veio de
outro país.
A palavra migrante, também
confunde as pessoas, quem é migrante é a pessoa que muda de local dentro de um
mesmo país. Exemplo: Raquel saiu do Estado da Bahia, local onde nasceu, e foi
morar no Estado do Rio de Janeiro, portanto, Raquel é uma migrante no Rio de
Janeiro, pois saiu de seu Estado e foi morar em outro, porém dentro do mesmo
país.
Conceitos esclarecidos,
vamos adiante! A história da imigração no Brasil iniciou no século XIX. Entre
os anos de 1808 a 1850 o país recebeu muitos imigrantes. Muitos portugueses e
suíços se instalaram no Rio de Janeiro, muitos alemães foram residir no sul do
Brasil.
Ainda no século XIX e indo
para as três primeiras décadas do século XX, entre 1850 a 1930, foi o período
de maior entrada de imigrantes no Brasil, a maioria veio trabalhar nas fazendas
de café (Rio de Janeiro e São Paulo), e também nas primeiras indústrias
brasileiras. Os principais imigrantes que vieram residir no Brasil neste
período eram italianos, alemães, espanhóis, sírio-libaneses, ucranianos e
japoneses, muitos formaram as colônias agrícolas no sul do país.
A última fase de entrada de
imigrantes é a atual, que começou em 1930 até os nossos dias, neste período
ocorreu uma queda na entrada de imigrantes no país, entretanto, os que chegaram
ao Brasil durante este período e continuam chegando são de quase todas as
partes do mundo e os motivos que levaram e levam esses imigrantes a mudar para
o país são os mais variados possíveis.
Estamos vendo que a
imigração para o Brasil começou no início do século XX e continua até hoje.
Juntamente com os imigrantes que aqui chegaram, vieram diversas coisas da
cultura de seus países. Iremos ressaltar a influência cultural dos imigrantes
na alimentação do brasileiro.
Os imigrantes italianos
foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a
cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas,
os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer
verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).
A alimentação no Brasil
sofreu e ainda sofre várias influências da culinária internacional, entretanto,
a alimentação do brasileiro começou a sofrer mudanças principalmente no início
do século XIX, com a influência dos primeiros imigrantes que chegaram.
Atualmente, com a globalização, podemos saborear a culinária de várias regiões
do mundo na própria cidade em que moramos.
Viva a sabedoria...
A educação no período Helenístico: a
Paideia na época de Alexandre, o Grande
A educação no período helenístico foi marcada principalmente pelas
escolas de Platão, Aristóteles e as escolas Estoicista, Epicurista e
Pirronista.
Pirro, filósofo que negou radicalmente toda a tradição
platônico-aristotélica
Alexandre possuía um talento esplendido no que diz respeito a
táticas, expedições militares e conquistas de terras alheias. Porém, essas
conquistas levaram a uma revolução cultural inimaginável: a cultura helênica
chegou a todos os povos conquistados e os helênicos sofreram grande influência
das mais diversas culturas, particularmente das orientais. Entretanto, em
contrapartida com a cultura, houve também uma reviravolta política, cujo
alicerce é a passagem das cidades-Estados gregas às monarquias autoritárias
alexandrinas. Submetendo toda a liberdade e a felicidade dos gregos,
sustentadas pela democracia, há uma anarquia espiritual e política intrínseca
nessas monarquias. Desse modo, o cenário resume-se ao desaparecimento do cidadão,
ou ainda do próprio sentimento do que seja cidadão, e ao estabelecimento do indivíduocosmopolita, isto
é, o cidadão do mundo.
Além da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles, outras
escolas foram sendo desenvolvidas no período helenístico: Estoicista,
Epicurista e Pirronista. As escolas de Platão e Aristóteles tinham um
papel essencial na definição e na interpretação das teorias de seus fundadores.
Já o estoicismo, o epicurismo e o pirronismo possuíam um pensamento diverso
dessas escolas, buscando uma visão diferenciada da ética e, portanto, da
educação ou Paideia, pois se baseavam em repassar para seus discípulos
fundamentos teóricos que pudessem estabelecer princípios que instruiriam uma
vida moralmente correta e, essencialmente, uma vida feliz. Essas escolas
divergem quanto a alguns aspectos teóricos que influenciam os princípios éticos
que fundamentam cada concepção de educação. Vejamos quais diferenças são essas:
O Pirronismo deriva do pensamento de Pirro, filósofo que
negou radicalmente toda a tradição platônico-aristotélica, colocando em dúvida
todo o conhecimento humano, pois as coisas são, em si, impossíveis de se
conhecer, ou seja, “cada coisa não é mais que aquilo”, e, assim, nossas
representações estão anuladas e qualquer tentativa de formar juízos sobre
qualquer sensação obtida está fadada ao fracasso. Desse modo, aqueles que
desejam ser felizes devem manter a abstenção de juízo e ficar sempre
indiferentes diante das coisas, pois as tentativas de formação de qualquer tipo
de juízo estão impossibilitadas; logo, aqueles que insistem em tal ato somente
conseguirão a perturbação da alma, o que é totalmente contrário ao ideal de
felicidade, que é a apatia ou imperturbabilidade da alma.
O Epicurismo não nega a certeza do conhecimento das coisas,
pois admite em seus estudos sobre a natureza que tudo é matéria e que todas as
coisas são formadas por milhares de diferentes átomos que comprovam a
existência conforme entram em contato com nossas sensações. Dessa forma, nossa
sensação é perfeitamente capaz de nos remeter ao mundo exterior e, sobretudo,
de dar-nos certeza de encontrar a verdade (a coisa em si). É nesse contato com
a verdade que os preceitos morais epicuristas encontram seus fundamentos:
quando as coisas entram em contato com nossa sensação, despertam-nos um
sentimento de prazer ou de dor, sendo que o critério para discernir o que é bom
para o indivíduo é o prazer; e para discernir o que não é bom, a dor.
Porém, não é todo o sentimento de prazer que promove a felicidade;
desse modo, explica-se a existência de prazeres naturais e necessários, outros
naturais, mas não necessários e ainda não naturais e não necessários. Assim,
Epicuro concede à sabedoria fundamental importância para o bem julgar, pois
estabelecidos os cânones (máximas) destinados a orientar seus discípulos a
distinguirem de forma correta os prazeres e para que eles sempre escolham os
prazeres naturais e necessários, proporciona a todos a saúde do corpo e a
tranquilidade da alma e, em consequência disso, a felicidade. Constitui também
os preceitos da ética epicurista, o não temor dos deuses e da morte, pois ele
contradiz a teoria atomística-materialista de Epicuro. Assim, a postura do
sábio epicurista é de grande reclusão, a qual proporciona a todos a
possibilidade do reconhecimento dos melhores prazeres, mas sempre reconhecendo
a importância da amizade que abre oportunidade de trocar conhecimentos com
outrem e estabelecer uma sabedoria indispensável para a formação do indivíduo.
Por fim, a educação epicurista almejaria, sobretudo, sob o alicerce
da sabedoria, formar o indivíduo moral e orientar suas ações, mantendo sua alma
longe dos temores do vulgo, das paixões e dos vícios (dor), enquanto procura
prazeres naturais e necessários para estabelecer uma vida saudável, tranquila
e, enfim, feliz.
Já o Estoicismo concebe a natureza como sendo determinada
conforme um monismo-panteísta: monismo por se tratar de um corpo único
denominado mundo (Todo); e panteísta por existir nesse mundo, disseminado em
todas as partes, um princípio criador e normativo denominado Lógos. Ele
está presente no homem, porém de forma diferenciada: ele é parte hegemônica na
alma humana, ou seja, no homem, ele é o que conhecemos como razão. Assim, o
homem é naturalmente racional e essa razão é responsável por conduzi-lo
(guiar).
De acordo com os estoicos, ser feliz é, também, estar ou viver de
acordo com a natureza; logo, devemos primeiramente observar a natureza do
homem. Ele é um animal que necessita de conservação, isto é, que precisa
alimentar-se e procriar-se. Mas essa conservação está devidamente atualizada,
visto que sobrevive pelo transcorrer dos séculos. Por outro lado, ele é
racional e, contudo, necessita de atualização constante (como nos cuidados com
o corpo). Desse modo, os estoicos determinaram todos os conceitos necessários
para que o indivíduo possa conscientizar-se de sua constituição física a fim de
incrementar (aperfeiçoar) sua parte racional, que é falha, escolhendo somente
os bens, tendo como embasamento os critérios de verdade, de modo que ele
mantenha-se afastado do erro (maus juízos) e, portanto, das paixões que habitam
a alma e que lhe causam penosa infelicidade.
Assim, para os estoicos, a educação se basearia no esclarecer ao
indivíduo que conscientizado e seguindo sua razão conjuntamente com todos os
critérios de juízo, terá a perfeita condição de estar constantemente prudente
ao estabelecer juízos para execrar tudo o que não aperfeiçoe sua natureza,
mantendo longe de si toda e qualquer paixão, a fim de viver com felicidade.
Cultura viva...
O Fundamento da Cultura
O fundamento da cultura, assim como do carácter, é por fim o
sentimento moral. Essa é a fonte do poder, que preserva a sua eterna
jovialidade, e obtém a sua renda de cada novidade da ciência. A ciência corrige
os velhos credos e põe de lado, com cada nova percepção, os nossos catecismos
infantis. Mas ela necessita de uma fé comensurável com as órbitas mais largas e
as leis universais que descobre. Mesmo assim, ela não surpreende o sentimento
moral, pois este é mais antigo e aguardava expectante essas descobertas mais
amplas.
Ralph Waldo Emerson, in "O Progresso da Cultura"
Ralph Waldo Emerson, in "O Progresso da Cultura"
Entendendo...
Estilo Punk
O estilo punk surgiu em 1975 como mais uma manifestação juvenil
semelhante aos da década de 50 e 60: o objetivo do movimento era a afirmação de
um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. O estilo
musical punk rock surgiu nos Estados Unidos com a banda The Ramones, que se
baseou no rock and roll, com músicas simples e curtas, no máximo com três ou
quatro acordes.
Na Inglaterra, o espírito renovador do punk rock se mesclou a uma situação de tédio cultural e decadência social, provocando o surgimento do punk propriamente dito, com estilo visual grosseiro, humor ácido, sarcasmo, agressividade e pessimismo.
Atualmente, o conceito de punk é um pouco diferente do punk “clássico”. De fato, entre os membros da tribo não existe agressividade e pessimismo, características atribuídas às tribos surgidas Inglaterra.
Os punks geralmente usam calças jeans justas, rasgadas, jaquetas de couro, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano ou cabelo um pouco comprido. A moda punk contrasta com a moda vigente e sempre apresenta elementos contestadores aos valores aceitos pela sociedade. Entre as características ideológicas podemos citar o antinazismo, o amor livre, a liberdade individual, o autodidatismo e o cosmopolismo.
http://www.brasilescola.com/sociologia/estilo-punk.htmNa Inglaterra, o espírito renovador do punk rock se mesclou a uma situação de tédio cultural e decadência social, provocando o surgimento do punk propriamente dito, com estilo visual grosseiro, humor ácido, sarcasmo, agressividade e pessimismo.
Atualmente, o conceito de punk é um pouco diferente do punk “clássico”. De fato, entre os membros da tribo não existe agressividade e pessimismo, características atribuídas às tribos surgidas Inglaterra.
Os punks geralmente usam calças jeans justas, rasgadas, jaquetas de couro, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano ou cabelo um pouco comprido. A moda punk contrasta com a moda vigente e sempre apresenta elementos contestadores aos valores aceitos pela sociedade. Entre as características ideológicas podemos citar o antinazismo, o amor livre, a liberdade individual, o autodidatismo e o cosmopolismo.
Curioso...
Equilíbrio Postural
A estabilidade de movimentos proposta pelo equilíbrio.
O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano,
pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas.
Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio
inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade. Para a
realização de tais habilidades o organismo utiliza o aparelho vestibular
localizado próximo ao ouvido humano que funciona não para ouvir e sim para
equilibrar o organismo.
O aparelho vestibular, formado por estruturas ósseas, tem seu interior preenchido por estruturas membranosas e líquidos que são responsáveis por enviar ao cérebro as informações da direção que estamos indo, recebendo ainda informações das atividades sensoriais e das atividades motoras para funcionar bem.
Por meio do equilíbrio é que se consegue permanecer de pé, andar, correr, pular e principalmente mexer todos os membros. Tais movimentações somente são realizadas porque o organismo, através do aparelho vestibular, consegue estabilizar as forças exercidas no movimento, fazendo com que estas sejam anuladas, ou seja, faz com que a força realizada seja compensada para que as articulações retomem a força inicial.
O aparelho vestibular, formado por estruturas ósseas, tem seu interior preenchido por estruturas membranosas e líquidos que são responsáveis por enviar ao cérebro as informações da direção que estamos indo, recebendo ainda informações das atividades sensoriais e das atividades motoras para funcionar bem.
Por meio do equilíbrio é que se consegue permanecer de pé, andar, correr, pular e principalmente mexer todos os membros. Tais movimentações somente são realizadas porque o organismo, através do aparelho vestibular, consegue estabilizar as forças exercidas no movimento, fazendo com que estas sejam anuladas, ou seja, faz com que a força realizada seja compensada para que as articulações retomem a força inicial.
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