O que é Cultura
Organizacional
A cultura organizacional
é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de
valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.
O conceito de cultura
organizacional faz parte das Ciências Sociais e tem evoluído bastante com o
passar dos anos, gerando alguma polêmica, porque o conceito de cultura é bastante
complexo. Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e
desenvolvimento deste conceito, sendo que o autor descreve a cultura
organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado
grupo.
Schein afirmou que o
fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de
conhecimento: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas
adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), os valores (princípios,
normas e modelos importantes) e os artefatos (resultados perceptíveis da ação
de uma empresa, que são apoiados pelos valores).
A noção de cultura
organizacional ganhou mais notoriedade na segunda metade do século XX, depois
de alguns investigadores da área de Gestão e Estudos Organizacionais começarem
a defender os benefícios de estudar a cultura das organizações. Isso
representou um ponto de viragem no estudo da Comunicação Organizacional. Até
1980, as ciências naturais consistiam a metodologia preferida para abordar a
cultura organizacional, sendo que existia o propósito de encontrar soluções
viáveis para os problemas de uma organização.
A noção de cultura era
objeto de estudo da sociologia há bastante tempo, no entanto, só a partir dos
anos 80, o conceito de cultura organizacional começou a ter mais visibilidade
na mídia.
Nesta altura, foram feitas abordagens nas revistas Business Week ou
Fortune, e foram publicados livros como a Teoria Z (da autoria de Ouchi), In
Search For Excellence (de Peters e Waterman) e Corporate Culture (de Deal e Kennedy).
Desta forma, a Teoria da cultura organizacional ganhou uma proporção
internacional.
Nos anos 90, o conceito
de cultura organizacional recebeu várias críticas, sendo que uma delas foi que
o conceito foi admitido pela comunidade acadêmica de forma muito rápida. Alguns
autores chegaram mesmo a afirmar que o conceito em questão entraria em
decadência.
A cultura organizacional
remete para comportamentos implícitos que contribuem para a produção de
sentido, sendo também responsável pelas características únicas de cada empresa.
A cultura organizacional contribui para a edificação da identidade
organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva, revestindo a
empresa de prestígio e reconhecimento.
A formação de uma
cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas de mensagens
relativas à empresa e sua identidade, através de meios formais e informais.
Alguns dos atributos
mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética,
responsabilidade social, competência, compromisso, etc.
Tipos de cultura
organizacional
De acordo com o autor
Arthur F. Carmazzi, existem cinco tipos de cultura organizacional: cultura da
culpa, cultura multi-direcional, cultura vive e deixa viver, cultura que
respeita a marca e cultura da liderança enriquecida.
Cultura e clima
organizacional
O clima organizacional
faz parte e é criado em função da cultura organizacional de uma empresa ou
instituição. Consiste no ambiente que é vivido no contexto empresarial, que
pode impactar negativamente ou positivamente a produtividade da empresa em
questão. Cada integrante de uma organização tem um papel a desempenhar no clima
organizacional, podendo influenciá-lo e ser influenciado por ele.
Comportamento organizacional
Comportamento
Organizacional é um livro da autoria do professor Idalberto Chiavenato, um nome
que contribuiu grandemente na área da Administração e Recursos Humanos.
O professor Chiavenato
estabelece a comparação entre a cultura organizacional e um iceberg, cuja parte
visível é apenas uma pequena parte, enquanto a parte submersa representa a
maior parte do iceberg. O mesmo acontece no contexto de uma organização, a
parte visível é pequena, que é sustentada pela parte "invisível", que
representa os fenômenos internos da empresa.
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