segunda-feira, 1 de agosto de 2016
Refletindo...
“A língua resiste porque
é mole; os dentes cedem porque são duros.”
(Provérbio
Chinês)
http://pensador.uol.com.br/autor/proverbio_chines/
Língua afiada...
Pegadinha gramatical
https://www.google.com.br/search?q=dicas+de+gram%C3%A1tica&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjjysqB74fOAhVFmx4KHa4GCDkQsAQILQ#imgrc=RLVDP92HCI3TgM%3A
Interessante...
O que os mosquitos mais amam em você?
Tente não se coçar ao ler esta
matéria: quatro coisas que mais atraem mosquitos
Tem sempre aquele amigo premiado que
depois de um dia ao ar livre volta para casa contando os pontinhos vermelhos.
Aquele infeliz que ostenta os vergões, exibe os calombos, mostra o desenho das
picadas. Assim que chega ao parque, esse mesmo miserável já reclama dos
mosquitos, lamenta ter esquecido o repelente, teme pegar dengue, malária, zika,
chikungunya e passa o resto do dia lutando contra os ataques - e o comichão.
Com certeza você conhece alguém assim.
Ou já teve um dia de chamariz de mosquitos.
Mas afinal, o que você (ou esse amigo
azarado) tem que deixa essas criaturas tão enlouquecidas?
- Vampiros voadores
Que eles querem seu sangue, isso não é
novidade pra ninguém. Mas se o seu grupo sanguíneo for O, prepare-se para ser
comido vivo. Um estudo japonês demonstrou que é o motivo para tanto frisson é
um tipo de açúcar especial encontrado no sangue tipo O.
- Inspira, expira
Se existe uma certeza bastante óbvia
na vida é que para sobreviver devemos respirar. Oxigênio entra, dióxido de
carbono sai. O problema é que os mosquitos conseguem detectar o dióxido de
carbono que você exala. Para escolher o alvo, eles se orientam pelos odores do
corpo da pessoa, o CO2 da respiração e... rá, outra vítima. É por isso que quem
respira mais, como adultos e pessoas maiores, tendem a levar mais mordidas -
exalam mais dióxido de carbono que crianças e pessoas franzinas.
- Marombeiro caliente
Além do dióxido de carbono, essas
pequenas pestes também se sentem atraídas pelo ácido lático (essa substância é
resultado da queima de glicose e é liberada nos músculos quando nos exercitamos
muito). Quanto mais quente melhor: eles preferem que o corpo da vítima esteja
quente e que os níveis de ácido lático sejam altos. Ou seja, passe repelente ao
sair da academia.
- Uma mordida, dois alvos
Já disse que quanto mais quente
melhor? Pois é, isso se aplica à gestação também. Durante esse período, o
sangue circula mais rápido e o corpo das grávidas fica 0.7°C mais quente que o
normal. Outro fator que duplica as chances das futuras mamães serem vítimas
desses insetos é que, no final da gravidez, elas exalam 21% mais que mulheres
não grávidas.
http://super.abril.com.br/ideias/o-que-os-mosquitos-mais-amam-em-voce
Historia...
A
Mesopotâmia
A Mesopotâmia foi a responsável pela
origem de importantes civilizações. A região mesopotâmica ficava localizada
entre os rios Tigres e Eufrates, onde hoje corresponde à grande parte do
território do Iraque.
A localização da Mesopotâmia era privilegiada e por isso
chamada de região do Crescente Fértil, a região entre rios estava sujeita a
cheias periódicas. Essas cheias, quando não ocorriam de forma regular,
provocavam destruição, por isso o controle das cheias dos rios e a construção
de sistemas de irrigação eram essenciais para a sobrevivência das populações
ali existentes.
O clima mesopotâmico era caracterizado pelos invernos intensos
e verões rigorosos, reforçados pela umidade natural, resultado da evaporação
dos pântanos. Esses fenômenos naturais contribuíram para a necessidade de uma
organização coletiva.
A população mais antiga da Mesopotâmia
foi formada por um povo braquicéfalo (crânio grande e arredondado) talvez de
origem camita, ou seja, descendentes de Cam, um dos três filhos de Noé, mas
essa população foi mais conhecida na história da Mesopotâmia como os sumérios.
Os sumérios constituíram a base cultural da civilização mesopotâmica. Muitas
instituições e conhecimentos foram atribuídos aos sumérios. Conta-se que a
criação do mundo teria sido obra, segundo os sumérios, de Marduque, que fez o
homem do barro. Esses povos acreditavam no acontecimento de um dilúvio
universal, do qual somente uma família escapou por ter construído uma arca.
A escrita cuneiforme, escrita em forma
de cunha e gravada geralmente em pequenos tijolos, foi uma das mais importantes
criações sumerianas. Os sumérios também desenvolveram técnicas para armazenar e
transportar água e fundaram cidades importantes como Ur, Lagash e Nipur, que
viviam constantemente em guerras.
A desunião dos povos sumérios acarretou no
enfraquecimento político e no desaparecimento lento e gradual dessa importante
população mesopotâmica. O legado sumério permaneceu, pois, muito tempo depois
do desaparecimento de sua civilização, assírios e babilônios escreviam e
usufruíam das técnicas criadas pelos primeiros povos da Mesopotâmia.
http://escolakids.uol.com.br/a-mesopotamia.htm
Viva a sabedoria...
A
EDUCAÇÃO NO “EMÍLIO” DE ROUSSEAU
Filosofia
Em
1762, Jean-Jacques Rousseau publicou Emilio ou Da Educação. Este tratado, de
uma total novidade para a época, encontrou grande sucesso, revolucionando a
pedagogia e serviu de ponto de partida para as teorias de todos os grandes
educadores dos séculos XIX e XX. Trata-se de um romance pedagógico que conta a
educação de um órfão nobre e rico, Emilio, de seu nascimento até seu casamento.
Fiel
a seu princípio, segundo o qual o homem nasce naturalmente bom, Rousseau estima
que é preciso partir dos instintos naturais da criança para desenvolvê-los. A
educação negativa (essa que propõe o filósofo), na qual o papel do preceptor
(professor) é, sobretudo, o de preservar a criança, deveria substituir a
educação positiva que forma a inteligência prematuramente e impensadamente. O
ciclo completo desta nova educação comporta quatro períodos:
1.
O primeiro período vai de 0 a 5 (zero a cinco) anos, correspondendo a uma vida
puramente física, apta a fortificar o corpo sem forçá-lo; período espontâneo e
orientado graças, notadamente, ao aleitamento materno;
2.
O segundo período vai de 5 aos 12 (cinco a doze) anos e é aquele no qual a
criança desenvolve seu corpo e seu caráter no contato com as realidades
naturais, sem intervenção ativa de seu preceptor;
3.
O preceptor intervém mais diretamente no terceiro período que vai de 12 a 15
(doze a quinze) anos, período no qual o jovem se inicia, essencialmente pela
experiência, à geografia e à física, ao mesmo tempo em que aprende uma
profissão manual ou ofício;
4.
Dos 15 aos 20 (quinze aos vinte) anos compreende-se o quarto período em que o
homem floresce para a vida moral, religiosa e social.
Este
é, pois, o modelo básico de educação proposto por Rousseau para substituir a
educação tradicional que, em nome da civilização e do progresso, obriga os
homens a desenvolverem na criança a formação apenas do intelecto em detrimento
da educação física, do caráter moral e da natureza própria de cada indivíduo.
http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-educacao-no-emilio-rousseau.htm
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Carol Celico disse que perdoaria infidelidade de Kaká e que a ‘culpa’ da traição seria dela Caroline Celico, esposa do craque Kaká...
-
Conselhos de medicina se dividem sobre primeiros registros para estrangeiros Depois de o Rio Grande do Sul liberar as 19 primeiras lic...
-
A Ausência do Zero no Sistema de Numeração dos Romanos Os números criados pelos romanos foram relacionados a letras, diferente de out...