segunda-feira, 10 de outubro de 2016

História...

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O que é totalitarismo?
Principais líderes totalitários no século XX. Da esquerda para à direita: Adolf Hitler, Benito Mussolini e Josef Stálin

No presente texto, procuraremos analisar o que é o totalitarismo, isto é, procuraremos elucidar e esclarecer o conceito de Estado totalitário. Dessa maneira, daremos subsídio para que os leitores compreendam os regimes nazista e fascista personificados nos Estados alemão e italiano, durante a década de 1930 e durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ─ clássicos exemplos do totalitarismo.

Conforme dito acima, a Alemanha nazista e a Itália fascista foram exemplos clássicos de Estados totalitários. Portanto, analisando esses dois Estados, chegamos a algumas conclusões: sabemos que o totalitarismo é uma forma de organização do Estado, em que o poder se concentra sob o domínio de uma elite aristocrata.

Em outras palavras, geralmente o poder se concentra organizado sob a forma de partido único, montado por um pequeno grupo de pessoas. A base que forma esse partido é a grande parcela da população (ou seja, as massas), porém o poder de decisão e de deliberação fica restrito somente aos dirigentes do partido.

No totalitarismo, alguns líderes do partido exercem funções nos altos escalões do governo; isso faz transparecer para a sociedade que o partido é o Estado. Esse fato entre a organização partidária e a administração do Estado somente se torna possível a partir do momento em que o pequeno grupo no poder acaba de forma coercitiva com as liberdades individuais e coletivas, instalando um regime de terror total contra a nação.

Portanto, o Estado totalitário é um Estado policial, governado pela violência física e psicológica. O Estado exerce uma vigilância constante e permanente sobre a vida da população. No totalitarismo, o Estado controla até a vida pessoal e familiar dos indivíduos, isto é, um caso extremo e radical de autoritarismo.

A principal característica do totalitarismo é a utilização permanente e assídua dos meios de comunicação (televisão, rádios) para difusão da ideologia do regime totalitário. As propagandas veiculadas pelo governo visavam enaltecer o governo e exaltar o líder totalitário.  No século XX, como já elucidado, os principais exemplos de Estados totalitários foram a Alemanha nazista, a Itália fascista e a Rússia stalinista.

http://escolakids.uol.com.br/o-que-e-totalitarismo.htm

Viva a sabedoria...

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AS IDEIAS DE MICHEL DE MONTAIGNE
Filosofia

Humanista, Montaigne defende um certo número de teses sobre as quais sempre retoma em seus Ensaios. Tendo uma vida dividida entre uma carreira jurídica e administrativa (foi prefeito de Bordeaux, França), aproveitava-se dos retiros em seu castelo para se isolar e escrever. O tema: a sabedoria.

Ensaios é sua obra-prima, que floresceu após 20 anos de reflexão. Consiste em um modo de pensar crítico à sociedade do século XVI, embora aborde temas variados. Algumas das teses são:

1 – Toda ideia nova é perigosa;

2 – Todos os homens devem ser respeitados (humanismo); e

3 – No domínio da educação, deve-se respeitar a personalidade da criança.

Esta última tese chama atenção, já que para Montaigne deve-se formar um homem honesto e capaz de refletir por si mesmo. Este homem deverá procurar o diálogo com os outros, tendo senso de relatividade sobre todas as coisas. Assim, ele conseguirá se adaptar à sociedade onde deverá viver em harmonia com os outros homens e com o mundo. Ele será um espírito livre e liberto de crenças e superstições.

Segundo Montaigne, os pensamentos e atitudes do homem estão submetidos ao tempo, que pode metamorfoseá-los. Para chegar a esta conclusão, costuma-se ver o pensamento de Montaigne dividido em três etapas evolutivas:

A primeira fase é a do estoicismo, na qual o filósofo adota, sob a influência de seu amigo La Boétie, a pretensão estoica de alcançar a verdade absoluta. Mas seu espírito convive mais com a dúvida, e a experiência estoica certamente marcou, para sempre, a ruptura de Montaigne com qualquer ideia de verdade absoluta.

A segunda fase, como consequência da primeira e também em razão do ambiente em que viveu, numa França dividida pelos conflitos intelectuais entre católicos e protestantes, com muita violência e guerras, Montaigne é seduzido pelos filósofos do ceticismo, da dúvida. Segundo estes, se o homem não sabe nada de si mesmo, como pode saber tanto sobre o mundo e sobre Deus e sua vontade? A dúvida é para Montaigne uma arma contra o fanatismo religioso.

Na terceira e última etapa, já maduro e ao fim de sua vida, Montaigne se interessa mais por si mesmo do que por outros filósofos. Seus últimos escritos, os “Ensaios”, são muito pessoais. Ele se persuadiu de que o único conhecimento digno de valor é aquele que se adquire por si mesmo. Seu ceticismo ativo é uma tentativa de crítica radical dos costumes, dos saberes e das instituições da época. Com isto, a contribuição de Montaigne é fundamental na constituição do pensamento moderno.

Os “Ensaios” tratam de uma enorme variedade de temas: da vaidade, da liberdade de consciência, dos coxos, etc., e por serem ensaios não têm uma unidade aparente. Livremente, o filósofo deixa seu pensamento fluir e ganhar forma no papel, vagando de ideia em ideia, de associação a associação. Não escreve para agradar os leitores, nem escreve de modo técnico ou com vistas à instrução. Ele pretende, ao contrário, escrever para as gerações futuras, a fim de deixar um traço daquilo que ele foi, daquilo que ele pensou em um dado momento. Montaigne adotou o princípio grego “Conhece-te a ti mesmo”. Portanto, segundo ele, a escrita é um meio de chegar a este conhecimento de si.

http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/as-ideias-michel-montaigne.htm

Entendendo...

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O ADVENTO DO NEOPENTECOSTALISMO NO BRASIL

Sociologia

Neopentecostalismo é o resultado da transformação e readaptação das igrejas pentecostais que veio à tona no final da década de setenta do século passado, e que hoje se faz presente nas mais diversas áreas do contexto nacional, da mídia ao cenário político. 

Esta seria, segundo Ricardo Mariano (1999), a vertente pentecostal que mais cresceu nas últimas décadas e despertou a atenção da imprensa, dos meios de comunicação, dos pesquisadores e da própria Igreja Católica, a qual vem perdendo fiéis no Brasil para igrejas evangélicas. 

Ainda segundo Mariano, quanto a essa nova roupagem do protestantismo no Brasil, podemos afirmar que as Igrejas Neopentecostais realizaram as mais profundas acomodações à sociedade (se pensarmos em termos de mutações do protestantismo através dos tempos), abandonando vários traços sectários, hábitos ascéticos e o velho estereótipo pelo qual os “crentes” eram reconhecidos e, implacavelmente, estigmatizados, abolindo certas marcas distintivas e tradicionais de sua religião, propondo novos ritos, crenças e práticas, dando ares mais brandos aos costumes e comportamentos como em relação às vestimentas. 

O prefixo “neo” é utilizado para marcar sua recente formação, bem como o caráter de “novidade” dentro do protestantismo, mais especificamente do pentecostalismo.

No entanto, é válido afirmar que tal classificação tem abrangência diversa para vários pesquisadores do tema, que atribuem o termo “neopentecostal” a tantas outras denominações e igrejas que aqui seriam diferentemente classificadas pelos critérios apresentados. Por ora, podemos afirmar que tal classificação já tem seu reconhecimento no meio acadêmico. 

O fenômeno das igrejas neopentecostais se dá, como já afirmamos, no final da década de setenta, momento em que membros de denominações consideradas pentecostais se desvinculam para formar suas próprias Igrejas. Foi o caso do Bispo Edir Macedo e do Missionário R. R. Soares, os quais fundaram a Igreja Universal do Reino de Deus, vindo este último, após uma dissidência, a ser fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. Mais tarde, outras denominações se fariam conhecer, como, em 1984, a Igreja Renascer em Cristo.

Com uma ascese totalmente reformulada quando comparada às instituições de maior tradição do protestantismo brasileiro, tais denominações neopentecostais vão aumentando consideravelmente o número de fiéis, que se mostram contrários ao tipo de sectarismo exacerbado (de práticas religiosas bastante rígidas como, por exemplo, em relação à vestimenta) proposto pelo pentecostalismo mais clássico. Este segmento seria responsável pelas principais transformações teológicas, axiológicas, estéticas e comportamentais, pelas quais o movimento pentecostal passou.

Estas Igrejas, nas palavras de Ricardo Mariano, atestam a dessectarização, a ruptura, com o ascetismo contracultural e a progressiva acomodação destes religiosos e suas denominações à sociedade e à cultura de consumo. Essa capacidade de maleabilidade do Neopentecostalismo, quanto às mudanças da sociedade, torna-se latente ao nos depararmos com a forma com que usam os meios de comunicação para a evangelização nos quatro cantos do mundo. Inserem-se de forma peculiar, na linguagem das mídias – tv, rádio, gravadora, jornal, internet, arregimentando um número cada vez maior de fiéis, opção esta utilizada por outras vertentes cristãs como a própria Igreja Católica.

As igrejas neopentecostais guardam algumas características do pentecostalismo clássico, como por exemplo, no que concerne a aversão ao ecumenismo, a presença de líderes fortes e carismáticos, o uso dos meios de comunicação de massa, a participação na política partidária e a pregação da cura divina.

Para pensarmos na genealogia do Neopentecostalismo no Brasil, é fundamental pensarmos não somente nas características herdadas das igrejas que precedem tal movimento, mas sim levarmos em consideração a influência das Igrejas e movimentos (com características neopentecostais) norte-americanos. 

Uma gama considerável de líderes, teólogos e personalidades do meio protestante norte-americano, através de suas obras literárias, influenciou em muito o pensamento neopentecostal no Brasil, trazendo à tona conceitos como a Teologia da Prosperidade, a Confissão Positiva e a guerra espiritual. Os rumos que tomou a vertente Neopentecostal permitiram que as diferenças com o discurso conservador das pentecostais clássicas ganhassem vulto. Nesse ambiente de expansionismo, os Neopentecostais não estão presentes somente nos meios de comunicação pregando e formando a opinião dos fiéis, mas chegam também a outros níveis do arranjo social contemporâneo, como na esfera da política nacional. 

Não se trata de mérito de tal vertente pentecostal, uma vez que outras denominações mais tradicionais possuem membros nos mais diferentes escalões. No entanto, o que nos chama a atenção é que, se outrora havia ainda um passo tímido no sentido da participação política, ou até mesmo um comodismo por parte dos adeptos ao pentecostalismo clássico, hoje, com a explosão do Neopentecostalismo, este quadro mudou. Candidatos são lançados e apoiados por grande parte das comunidades evangélicas. Nas palavras de Mariano, a velha máxima “crente não se mete em política” deu lugar ao slogan “irmão vota em irmão”. Contudo, vale a observação que, isso não significa uma adesão ou engajamento político generalizado entre os fiéis.

Assim, o Neopentecostalismo traz outra alternativa de protestantismo não apenas para o Brasil, mas para o mundo, na qual os estereótipos parecem não mais valer para rotular o protestante, uma vez que esta mesma proposta vai se adaptar à sociedade, ao arranjo social proposto pela modernidade.
http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-advento-neopentecostalismo-no-brasil.htm

Cultura...

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Significado de Neoliberalismo
O que é Neoliberalismo:

Neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas e é entendido como um produto do liberalismo econômico clássico.


O neoliberalismo pode ser uma corrente de pensamento e uma ideologia, ou seja, uma forma de ver e julgar o mundo social ou um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências e congressos.

Esta teoria, que foi baseada no liberalismo, nasceu nos Estados Unidos da América e teve como alguns dos seus principais defensores Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman.

Na política, neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Os autores neoliberalistas afirmam que o estado é o principal responsável por anomalias no funcionamento do mercado livre, porque o seu grande tamanho e atividade constrangem os agentes econômicos privados.

O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc. Esta teoria econômica propunha a utilização de a implementação de políticas de oferta para aumentar a produtividade. Também indicavam uma forma essencial para melhorar a economia local e global era reduzir os preços e os salários.

Neoliberalismo no Brasil
No Brasil, o Neoliberalismo começou a ser seguido de uma forma aberta nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Neste caso, seguir o neoliberalismo foi sinônimo de privatização de várias empresas do Estado. O dinheiro conseguido com essas privatizações foi na sua maioria utilizado para manter a cotação do Real (uma nova moeda na altura) ao nível do dólar.

A estratégia de privatização encorajada por ideais neoliberais não foi seguida por todos os países. Ao contrário do Brasil, a China e Índia (países que têm mostrado um crescimento enorme nas últimas décadas) adotaram tais medidas de forma restrita e gradativa. Nesses países, o investimento de grupos econômicos foi feito em parceria com empresas nacionais.

Neoliberalismo e globalização
Os conceitos de neoliberalismo e globalização estão ligados porque o neoliberalismo surgiu graças à globalização, e mais concretamente à globalização da economia. Depois da Segunda Guerra Mundial, o aumento do consumo e o avanço da tecnologia da produção lideraram a sociedade para o consumismo.

Essa sociedade consumista fomentou a globalização da economia, para que os capitais, serviços e produtos pudessem fluir para todo o mundo, um claro pensamento neoliberal. Desta forma, o neoliberalismo abriu a liberdade econômica ordenada pelo mercado, sendo que em algumas ocasiões o Estado tem que intervir em algumas negociações para evitar desequilíbrios financeiros.

Apesar disso, a doutrina neoliberal visa que a economia e política atuem de forma independente uma da outra, e por isso não aprecia quando há uma intervenção política na economia.

Neoliberalismo e educação
O neoliberalismo vê a educação de forma específica, e estes são alguns itens fulcrais na área da educação: qualidade total, modernização da escola, adequação do ensino à competitividade do mercado internacional, nova vocacionalização, incorporação das técnicas e linguagens da informática e da comunicação, abertura da universidade aos financiamentos empresariais, pesquisas práticas, utilitárias, produtividade.

É importante que de acordo com a vertente neoliberal, a educação não é incluída no campo social e político, passando a ser integrada no mercado. Assim, alguns dos problemas econômicos, sociais, culturais e políticos abordados pela educação são muitas vezes transformados em problemas administrativos e técnicos. Uma escola modelo deve conseguir competir no mercado. O aluno passa a ser um mero consumidor do ensino, enquanto o professor fica conhecido como um funcionário treinado para capacitar os seus alunos a se integrarem no mercado de trabalho.

https://www.significados.com.br/neoliberalismo/

Curiosidades...

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AS REAÇÕES CORPORAIS DURANTE O FRIO

O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém a temperatura do seu corpo regulada em aproximadamente 36,1ºC. Quando a temperatura do meio externo cai, o organismo começa a perder calor e aciona os horripiladores que são pequenos músculos localizados na raiz dos pelos do corpo. Estes, também conhecidos como arrepios, produzem tremores para gerar calor a partir da queima de carboidratos, gorduras e calorias. Os horripiladores também funcionam como isolantes térmicos, não permitem que o ar frio ultrapasse a barreira da pele e atinja o organismo.

Algumas alterações no funcionamento do metabolismo também ocorrem para que não haja perda de calor.

A pele passa a receber menor quantidade de sangue nos seus vasos mais externos a fim de concentrar maior quantidade de sangue no interior do organismo e assim produzir mais calor.

A respiração é afetada, pois suas reações químicas perdem força e ficam mais lentas, levando menos oxigenação para os músculos, o que leva os mesmos a usarem o glicogênio que neles permanecem armazenados. O glicogênio ao ser utilizado produz ácido láctico e este somente é eliminado em determinadas quantidades que ultrapassadas causam respiração ofegante e cansaço.

O aparelho urinário passa a trabalhar mais, pois como no frio não se elimina líquido pelo suor, estes passam a ser eliminados pela urina.

Os vasos sanguíneos localizados no couro cabeludo se contraem mais do que os vasos internos e essa contração diminui a passagem do sangue nesses vasos, causando dores de cabeça.

O apetite aumenta, pois o organismo necessita de gordura, carboidratos e calorias para gerar energia.

O coração sofre queda na frequência cardíaca e aumento da pressão sanguínea.


http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/as-reacoes-corporais-durante-frio.htm

Piada...

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Cortando o Cabelo

O cara chegou ao barbeiro, trazendo um garotinho pela mão:
- Dá um trato na juba aí, ô do avental! - Pediu ao barbeiro.
O barbeiro cortou seu cabelo e, em seguida o homem disse:
- Agora, vai cortando o cabelo do garoto que eu vou comprar um jornal e já volto.
O fígaro cortou o cabelo do garoto e ficou esperando o homem voltar. Após duas horas, o barbeiro comentou com o garoto:
- Acho que seu pai se perdeu! Fazem duas horas que saiu e ainda não voltou...
- Ele não é meu pai não, moço! Eu estava no meio da rua quando aquele homem me parou e perguntou: Está a fim de cortar o cabelo de graça?

http://www.osvigaristas.com.br/piadas/

Devanear...

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Michelle putinha e o sogro! Conto com vídeo!

Era pra ser uma tarde tranquila, quando Rodrigo e Michele chegaram da praia depois de pegar muito sol e almoçarem numa churrascaria...
Era pra ser...
Não contavam que o sogro tarado estaria em casa e - naquele dia, como em todos - com muito tesão.
Ao ver Michele deitada na cama de Rodrigo, de bunda pra cima e apenas uma camisolinha rosa transparente, Mario não se conteve e começou a se acariciar ali mesmo, na porta do quarto de Rodrigo. Uma bunda linda aquela loira tinha, grande, sem estrias, celulite e ali, semi-nua na frente do coroa. O pau ficou duro em segundos.
Ousado, ele ficou passando o pau nos pés de Michele, que acabou acordando e vendo aquela cena. Perguntou se ele estava louco, disse que ia acordar o filho, mas deu uma bela olhada pro pau do sogro. Viu que era grande, e com alguns pelos. Era um pau que ela não estava acostumada a ver... Diferente. Foi isso que deu tesão nela. Ela ficou olhando o pau do sogro e ele reparou que ela estava com tesão.
A chamou pra sair do quarto, ficou colocando a língua pra fora, com cara de tarado e mexendo na piroca, cuspindo pra nora ver. Num ato de impulso, ela levantou e foi até a cozinha beber uma água. Bunda empinada, a safada imaginava que o velho ia chegar por trás encostando o pau nela. Dito e feito: segundos depois, ele estava a abraçando por trás e , na ponta dos pés, forçando o pau entre as coxas dela.
"Pára, Mario, que coisa! Que velho safado! Me respeita, sou namorada e quero casar com seu filho! Se eu falo isso pra ele, ele pára até de falar com você!"
"Eu sei que você gosta, aposto que tua buceta tá molhada!"
E colocou a mão entre as coxas de Michele tentando tocar a buceta da mulher de seu filho. Ela relutou e acabou cedendo: "tá bom, vou deixar você me acariciar só dessa vez pra você parar com esse tesão em mim, tá? E faz rápido porque se o Rô acorda e vê, ele te mata!"
Ela abriu um pouco as pernas e deixou o sogro tocá-la... No início doeu um pouco, estava seca. Em seguida, experiente, ele percebeu e cuspiu na mão e voltou a colocar no grelinho de Michele. Ela rebolava de leve e falava baixinho: "velho filho da puta, safado, sabe certinho onde tocar na minha buceta." Abria as pernas e empinava cada vez mais a bunda pra deixar o sogro mais à vontade.
Ela olhou pro lado e o viu mexendo no pau enquanto a acariciava e não resistiu: "quer que eu toque essa punhetinha pra você, seu puto? Vou tocar, pra você gozar logo e eu voltar a dormir com meu amor, vou acordar o chupando, estou com tesão, quero dar..."
Pegou no pau do sogro de uma maneira delicada, acariciando o saco com uma mão e tocando uma punhetinha devagar com a outra. Em segundos, e com a intensidade de dois dedos dele já dentro da buceta dela, ela não se aguentou. Ajoelhou no chão da cozinha mesmo e caiu de boca na pica do sogro...
"Sou uma vagabunda mesma. Meu namorado é lindo, sarado, gostoso, pirocudo e tô aqui de quatro na cozinha chupando o pai dele... Adoro leite, vem, sogro, goza na minha cara, safado!"
E começou a chupar o pau do sogro com muita força, até o velho começar a gritar e avisar que ia gozar na boca da nora...
Ela ganhou uma gozada de 4 jatos quentes, adorou... Não deixou cair uma gota da porra do sogro e até hoje sonha em ganhar uma leitada daquelas dentro da buceta...
Será que um dia ela cria coragem?

http://www.casadoscontos.com.br/texto/201609720

Mais uma etapa superada...