sexta-feira, 1 de junho de 2012

Divirtam-se...

Só rindo...



















Viva a sabedoria...




OS ALCMEÔNIDAS E DELFOS

Aqui se coloca outro relato tomado de empréstimo a Heródoto, que figura no livro VI, pouco antes das núpcias de Agariste. A anedota se situaria, cronologicamente, pouco antes da guerra sagrada, o que não deixa de implicar um problema, porque se trata do encontro entre Alcmêon, filho de Mégacles, e o rei da Lídia, Creso. Ora, o reino de Creso se inicia pelo menos trinta anos depois. Imagina-se, portanto, que, se a história é verdadeira, tratar-se-ia antes de Aliato. Heródoto conta, pois, que "Creso" teria convidado Alcmêon para ir a Sardes a fim de agradecer-lhe, com um magnífico presente, por ele ter ajudado, em Delfos, seus enviados que tinham ido consultar o oráculo. O presente consistia em levar tanto ouro quanto pudesse carregar sozinho, de uma só vez. A Lídia, como se sabe, era muito rica em ouro, trazido pelas águas do Patolo.

Para aproveitar-se do presente dado nessas condições, Alcmêon empregou este engenhoso estratagema: vestiu um grande chiton [túnica], deixando que se formasse um bolso bem grande na cintura; calçou botas altas, as mais largas que pôde encontrar, e penetrou assim na sala do tesouro, para onde o levaram. Lá ele se lançou sobre um monte de ouro em pó, começou por colocar ao longo de suas pernas a maior quantidade de ouro que coubesse em suas botas, encheu completamente o bolso da túnica, polvilhou os cabelos com ouro, pôs mais um tanto em sua boca e saiu da sala do tesouro mal conseguindo arrastar os pés, parecendo-se com qualquer coisa, menos com um ser humano, a boca cheia e o corpo todo inchado. Ao ver aquilo, Creso teve um acesso de riso. Ele deu a Alcmêon tudo o que ele tinha apanhado, e lhe deu outros presentes de menor valor. Foi assim que aquela casa ficou poderosamente rica, de forma que Alcmêon manteve os animais de uma quadriga e ganhou o prêmio em Olímpia (VI, 125).

Não se sabe que crédito se pode dar a essa história edificante, talvez divulgada pelos adversários da família, quando ela se tornou poderosa na cidade. Não obstante, ela revela certos traços que indicam a posição original dos Alcmeônidas na história de Atenas. Em primeiro lugar, observem-se os laços com Delfos. Foi por ter servido como uma espécie de fiador ao rei "bárbaro" da Lídia (e pouco importa que se tratasse de Aliato ou de Creso), junto aos sacerdotes de Delfos, que Alcmêon em seguida veio a se beneficiar, numa lógica que é a do contradom, da generosidade dele. Isso é de surpreender, uma vez que os Alcmeônidas tinham sido expulsos de Atenas como sacrílegos. Temos de admitir que a "política" de Delfos podia levar em conta circunstâncias outras que não as estritamente religiosas. E se, como se supõe, o Alcmêon da anedota é o mesmo Alcmêon que comandou o contingente ateniense quando da primeira guerra sagrada, há menos motivos para se espantar de uma tal influência. Sabe-se, aliás, que os laços da família com os sacerdotes de Delfos foram se tornando mais estreitos nas décadas seguintes. Quando o templo de Apolo foi destruído por um incêndio em 548, foram os Alcmeônidas que financiaram, em parte, a reconstrução - talvez com o ouro do rei lídio. E foi também depois de consultar o oráculo de Delfos que Clístenes, o filho de Mégacles e de Agariste, do qual já falamos, iniciou sua grande reforma das instituições atenienses.

Piada...


Uma mulher envia ao juiz uma petição pedindo divórcio, e o juiz a questiona:
— A senhora tem certeza do que esta pedindo? A senhora quer divórcio por compatibilidade de gênios? Não seria o contrário?
— Não, meritíssimo, é por compatibilidade mesmo. Eu gosto de cinema, o meu marido também, eu gosto de ir a praia e ele também, eu gosto de ir ao teatro e ele também, eu gosto de homem e ele também!

Curioso...


O que era Rosebud?
Esta é a dúvida que acompanha todo o enredo de "Cidadão Kane", a obra-prima cinematográfica do diretor Orson Welles. Mas a revelação só ocorre nos momentos finais do filme quando, em seu derradeiro suspiro, o personagem Charles Foster Kane relembra dos bons tempos em que brincava na neve com seu trenozinho vermelho, carinhosamente batizado de "Rosebud". Detalhe de alcova: o termo traduzido significa botão de rosa e era o "apelido" pelo qual William Randolph Hearst chamava o clitóris de sua amante, a atriz Marion Davies. Para quem não sabe, a história de Kane é inspirada na vida de Hearst, grande magnata da imprensa nos anos 40.

Por que o cinema é conhecido como a sétima arte e quais são as outras seis?
Na Antigüidade, os gregos e romanos classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a poesia, a música e a dança. Mas foi no século XVIII que as manifestações criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as belas artes e as belas letras. As belas artes eram seis: arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam parte a gramática, a eloqüência, a poesia e a literatura. Quando o cinema surgiu, em 1895, inventado pelos irmãos Lumière, foi classificado como arte e ganhou o rótulo de "sétima arte".

Por que o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho?
Porque no dia 19 de junho de 1898, retornando de uma viagem à França, o cinegrafista Afonso Segreto registrou as primeiras cenas em movimento em terras brasileiras. Ele filmou a entrada da baía da Guanabara.

Por que o prêmio recebeu o nome de Oscar?
Até 1931, o troféu, era chamado apenas de estatueta. Nesse ano, conta a lenda, a bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, ao observar a estatueta em cima da mesa de um dos diretores da Academia, comentou: "Nossa, parece meu tio Oscar". Ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. O crítico de cinema Sidney Skolsky ouviu a brincadeira e a publicou. O nome pegou. O Troféu imprensa, cópia fiel do Oscar, foi criado em 1958 para premiar os melhores da TV Brasileira.

Qual o ator mais fichado da história de Hollywood?
De acordo com o livro Famous Mugs: Arresting Photos and Felonious Facts for Hundreds of Stars Behind Bars (Cader Books), o grande campeão é o rei do soul James Brown. Ele foi preso oito vezes e condenado em três ocasiões, que fizeram com que ficasse pelo menos cinco anos e quatro dias vendo o sol nascer quadrado.

Qual o primeiro filme de terror que se tem registro?
Como se já não bastasse ter criado a lâmpada, a locomotiva elétrica, o microfone, o fonógrafo e o próprio projetor de cinema, o norte-americano Thomas Edison (1847-1931) também tem o filme de terror em seu rol de invenções: é Frankenstein, produzido por ele em 1910. Rodado em preto-e-branco, mudo e com 16 minutos de duração, o filme era baseado na obra de Mary Shelley, que conta a história de um cientista que reúne retalhos de corpos de defuntos para criar um monstro. Mas a novidade não agradou e muitas salas se recusaram a exibi-lo, tanto que acabou caindo no esquecimento. "Frankenstein pode ter sido o primeiro cronologicamente, mas o primeiro filme de terror que realmente estabeleceu uma fórmula para o gênero foi O Gabinete do Doutor Caligari, de 1919.", afirma Máximo Barro, professor de história do cinema da Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo, "A obra marcou o início do expressionismo alemão e deu o tom com seus efeitos de luz, cenografia e estilo de interpretação".

Quando e por que o leão foi adotado como mascote da MGM?
Na verdade, "Léo o leão", como é conhecido, apareceu antes mesmo da fundação da Metro-Goldwyn-Mayer. O logotipo com Léo foi criado em 1916 por Howard Dietz, executivo de propaganda da Goldwyn Pictures Corporation, e foi inspirado no grito de guerra da Universidade de Columbia, intitulado Roar, Lion, Roar ("Ruja, Leão, Ruja"). Em 1924, a Goldwyn se juntou à Metro e à Louis B. Mayer e o leão logo se tornou o símbolo do novo estúdio. No entanto, o público dos cinemas só pôde ouvi-lo rugir pela primeira vez em 1928, quando o som passou a ser reproduzido por um fonógrafo. O primeiro leão a "interpretar" Léo foi Slats ("tabuinha") e ele aprendeu a girar a cabeça e rugir na hora certa com Volney Phifer, um famoso treinador de animais em Hollywood. Na época, o leão excursionava pelos Estados Unidos para promover o estúdio e, como um bom felino, sobreviveu a dois acidentes de trem, uma enchente no rio Mississippi, um terremoto na Califórnia, um incêndio e um acidente de avião. Slats morreu em 1936 e, mais tarde, foi substituído por Jackie, Tanner e Jackie II. No logo da MGM, pode-se ver um círculo ao redor de Léo com inscrições em latim. É o lema do estúdio: Ars Gratia Artis, que quer dizer "Arte pela Arte".

Quem é a mulher do logo da Columbia Pictures?
A "Dama da Columbia" apareceu pela primeira vez em 1924, 4 anos após a fundação do estúdio. Muitas atrizes disseram ter inspirado a imagem original da deusa da liberdade, mas, de acordo com o estúdio, ela não retrata nenhuma mulher em especial. Em 2001, por exemplo, Jane Bartholomew, que era figurante no estúdio na década de 1930, declarou a um jornal de Chicago que teria sido a musa para uma das versões da Dama na época, enquanto que, na biografia de Bette Davis, a diva do cinema afirma que ela seria Claudia Dell, uma atriz dos anos 30 e 40. Há boatos também de que a Dama seria a atriz Amelia Bacheler, que teria recebido apenas 25 dólares para posar para o estúdio, em 1936. Em sua primeira versão, a "Dama da Columbia" tinha um penteado à la Cleópatra e trazia nos braços uma bandeira dos Estados Unidos - o símbolo só foi substituído por um manto simples em 1949. A imagem atual foi redesenhada pelo ilustrador Michael J. Deas em 1993 e baseada em uma dona de casa da Louisianna, Jenny Joseph, que posou para Deas usando um roupão e segurando uma tocha. No entanto, em vez de usar o rosto de Jenny, o artista criou novas feições para a Dama no computador.

Como é feita a dublagem de um filme?
O primeiro passo é projetar a versão original em uma tela para que os dubladores saibam as partes que irão falar. Após a leitura da tradução do texto, o filme pára no ponto exato para que o dublador ouça a fala do ator, prestando atenção na entonação e ritmo que ela tem. A seguir vem a parte mais difícil: encaixar as falas traduzidas no movimento da boca do personagem, sem ultrapassar o tempo certo em que ela se move. Quando tudo fica bem sincronizado, a dublagem é gravada sobre voz dos atores, mantendo a trilha sonora e o som originais do filme.

Devanear...


8a SOMBRA - ÚLTIMO FANTASMA – CASTRO ALVES

Quem és tu, quem és tu, vulto gracioso, 
Que te elevas da noite na orvalhada? 
Tens a face nas sombras mergulhada... 
Sobre as névoas te libras vaporoso ...

Baixas do céu num vôo harmonioso!...
Quem és tu, bela e branca desposada?
Da laranjeira em flor a flor nevada
Cerca-te a fronte, ó ser misterioso! ...

Onde nos vimos nós? És doutra esfera ?
És o ser que eu busquei do sul ao norte. . . 
Por quem meu peito em sonhos desespera?

Quem és tu? Quem és tu? - És minha sorte! 
És talvez o ideal que est'alma espera! 
És a glória talvez! Talvez a morte!
http://www.sonetos.com.br/sonetos.php?n=918

Pensamentos...


F A R M Á C I A D E P E N S A M E N T O S

“Se a cama falasse diria: Pô, como esse pessoal 
conta vantagem!” Millôr Fernandes, escritor, RJ, 1924
Sexta-feira, 1 de junho de 2012

Anjo do dia: Vehuaiah.
Dia de São Justino, padroeiro dos Filósofos.
Dia de Caxias.
Dia Nacional da Prevenção de Incêndios Florestais.
1951 EUA dão início ao desenvolvimento de 
técnicas dos efeitos de privação sensorial, 
chefiada pelo psiquiatra Ewan Cameron, que visava ‘esvaziar’ o cérebro de suas cobaias, para depois os ‘reconsuir’, também conhecido como ‘lavagem cerebral’.

1964 Lançamento da revista Pif-Paf, por Millôr 
Fernandes, de curta vida devido à ditadura.
1967 Beatles revolucionam o rock com o album 
Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band.
1983 Criação do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
2005 Fechado o orfanato “Strawberry Fields 
Forever”, em Liverpool (ING), após 69 anos de funcionamento, que inspirou a letra da música de John Lennon em 1967.

1922 Nascimento: Abigail Izquierdo Ferreira, a Bibi Ferreira, atriz e cantora.
1926 Nascimento: Norma Jean Baker, a Marilyn Monroe, atriz norte-americana.
www.farmaciadepensamentos.com

Mais uma etapa superada...