Friedrich
Nietzsche
|
Filósofo alemão (1844-1900), os seus avós e
pai foram pastores protestantes, enquanto que ele é profundamente ateu. Mas
recebe uma sólida formação humanista. Estudante em Bona e em Leipzig,
Schopenhaer e Wagner foram seus guias espirituais; professor na universidade
de Basileia (1869 a 1880), onde é nomeado catedrático com 24 anos. Renuncia à
cátedra por motivos de saúde: com terríveis dores de cabeça. A partir de
então viaja muito: Riva, Génova, Sicília, Rapallo, Sils-Maria, Turin, etc. A
sua vida torna-se austera, encontrando-se em profunda solidão.
As dores tornaram-se cada vez mais frequentes e insuportáveis. E começa um período cheio de extravagâncias. A loucura está próxima. É então que um dos poucos amigos que lhe resta, senão o único, fá-lo internar numa clínica psiquiátrica de Basileia, em 1889. É-lhe diagnosticada uma lesão cerebral. Morreu louco, em 25 de Agosto de 1900. Nietzsche recusou os valores culturais existentes, representados pelo cristianismo e os sistemas que preconizavam a igualdade entre os homens, arvorando o seu protótipo, o «super-homem», criador da essência e de vidas adequadas à sua estirpe ou classe. A recusa da moral cristã, ou «moral dos escravos», bem como o seu entusiasmo pela vida foram princípios invariáveis da sua filosofia. A sua investigação, direccionada para uma síntese entre o mundo dionisíaco dos desejos e o mundo apolíneo da sabedoria, marca também o seu pensamento. O esforço da sua moral vai no sentido de sair do pessimismo mais profundo, mas reconhecendo todas as experiências negativas, as «desgraças» que a vida pode reservar ao homem: a sua máxima era «fazer com o desespero a mais profunda esperança, a mais invencível», graças a um heróico esforço da vontade e da imaginação. Obras importantes: A Origem da Tragédia (1872), Considerações Intempestivas (1873-76), Humano, Demasiado Humano, (1878),A Gaia Ciência (1881), Assim Falava Zaratustra (1885), Para Além do Bem e do Mal (1886), A Genealogia da Moral (1887), Anticristo, Ecce Omo (1888), O Crepúsculo dos Ídolos (1889). |
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Viva a sabedoria...
Cultura viva..
Impressionismo
Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento
artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a
sensibilidade do artista. A denominação “impressionismo” foi dada após a
declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela
“Impression du Soleil Levant”, de Monet, um dos principais artistas do
movimento.
Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da
luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A
ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as
cores de um ambiente, assim, a retratação de uma imagem mais de uma vez, porém
em horários e luminosidades diferentes, era algo normal. O impressionismo
explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de
felicidade e harmonia.
Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.
Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc. No Brasil, o representante máximo do impressionismo foi Eliseu Visconti, o qual teve contato com a obra dos impressionistas e soube transformar as características do movimento conforme a cor e a atmosfera luminosa do nosso país.
http://www.brasilescola.com/artes/impressionismo.htmPara os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.
Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc. No Brasil, o representante máximo do impressionismo foi Eliseu Visconti, o qual teve contato com a obra dos impressionistas e soube transformar as características do movimento conforme a cor e a atmosfera luminosa do nosso país.
Entendendo...
Classe
Social
Classe
dominante e classe dominada - Característica da sociedade capitalista.
Encontrar uma definição de classe social não é tarefa nada fácil,
ainda mais quando o tema não gera uma definição consensual entre estudiosos das
mais diferentes tradições políticas e intelectuais. Porém, uma coisa é certa!
Todos estão de acordo com o fato de as classes sociais serem grupos amplos, em
que a exploração econômica, opressão política e dominação cultural resultam da
desigualdade econômica, do privilégio político e da discriminação cultural,
respectivamente.
Os principais conceitos de classe na tradição do pensamento social
são: classe social e luta de classes de Karl Marx e estratificação social de
Max Weber. De modo geral, no cotidiano, o cidadão comum tende a confundir as
definições de classe social.
A concepção de organização social de Karl Marx e Friedrich Engels
se baseia nas relações de produção. Nesse sentido, em toda sociedade, seja
pré-capitalista ou capitalista, haverá sempre uma classe dominante, que direta
ou indiretamente controla ou influencia o controle do Estado; e uma classe dominada,
que reproduz a estrutura social ordenada pela classe dominante e assim perpetua
a exploração.
Numa sociedade organizada, não basta a constatação da consciência
social para a manutenção da ordem, pois a existência social é que determina a
consciência. Em outras palavras, os valores, o modo de pensar e de agir em uma
sociedade são reflexos das relações entre os homens para conseguir meios para
sobreviver. Assim, as relações de produção entre os homens dependem de suas
relações com os meios de produção e que, de acordo com essas relações, podem
ser de proprietário/não proprietário, capitalista/operário, patrão/empregado.
Os homens são diferenciados em classes sociais. Aqueles homens que detêm a
posse dos meios de produção apropriam-se do trabalho daqueles homens que não
possuem esses meios, sendo que os últimos vendem a força de trabalho para
conseguir sobreviver. A luta de classes nada mais é do que o confronto dessas
classes antagônicas. Essa é a concepção marxista de classe social.
Com o desenvolvimento do capitalismo industrial e na modernidade,
a linguagem comum confunde com frequência o uso do termo classe social com estrato
social. Para Weber, a estratificação das classes sociais é estabelecida
conforme a distribuição de determinados valores sociais (riqueza, prestígio,
educação, etc.) numa sociedade, como: castas, estamentos e classes.
Em Weber, as classes constituem uma forma de estratificação
social, em que a diferenciação é feita a partir do agrupamento de indivíduos
que apresentam características similares, como por exemplo: negros, brancos,
católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc.
Em se tratando de dominação de classe, estabelecer estratos
sociais conforme o grau de distribuição de poder numa sociedade é tarefa
bastante árdua, porque o poder sendo exercido sobre os homens, em que uns são
os que o detêm enquanto outros o suportam, torna difícil considerar que esse
seja um recurso distribuído, mesmo que de forma desigual, para todos os
cidadãos. Assim, as relações de classe são relações de poder, e o conceito de
poder representa, de modo simples e sintético, a estruturação das desigualdades
sociais. Para Weber, o juízo de valor que as pessoas fazem umas das outras e
como se posicionam nas respectivas classes, depende de três fatores: poder,
riqueza e prestígio; que nada mais são que elementos fundamentais para
constituir a desigualdade social.
http://www.brasilescola.com/sociologia/classe-social.htm
Curioso...
Contando
Calorias
As células do nosso corpo necessitam de energia
para viver e para estimular o crescimento do indivíduo. E essas energias são
adquiridas através dos alimentos que comemos.
Quando ingerimos esses alimentos, os carboidratos e lipídios são distribuídos por todo o corpo. Essa energia ingerida é denominada quilocalorias (kcal), ou calorias (Cal).
Um grama de carboidrato oferece aproximadamente 4 kcal, ao passo que 1 grama de lipídio fornece cerca de 9 kcal.
Veja o que é preciso para você queimar as calorias dos alimentos digeridos:
Quando ingerimos esses alimentos, os carboidratos e lipídios são distribuídos por todo o corpo. Essa energia ingerida é denominada quilocalorias (kcal), ou calorias (Cal).
Um grama de carboidrato oferece aproximadamente 4 kcal, ao passo que 1 grama de lipídio fornece cerca de 9 kcal.
Veja o que é preciso para você queimar as calorias dos alimentos digeridos:
Alimentos
|
Atividades
|
Tempo
|
Cheeseburger 470 Cal |
Correr
Andar de bicicleta Nadar Jogar tênis Andar Descansar |
32 min
39 min 43 min 31 min 82 min 6 h 30 min |
Sorvete 255 Cal |
Correr
Andar de bicicleta Nadar Jogar Tênis Andar Descansar |
17 min
21 min 23 min 33 min 45 min 3 h 30 min |
Pizza 185 Cal |
Correr
Andar de bicicleta Nadar Jogar Tênis Andar Descansar |
12 min
15 min 17 min 24 min 32 min 2 h 32 min |
Maçã 70 Cal |
Correr
Andar de bicicleta Nadar Jogar Tênis Andar Descansar |
5 min
6 min 7 min 9 min 12 min 58 min |
Quando o alimento é ingerido em excesso, a
grande parte torna-se gordura, e o indivíduo acaba engordando.
Se comemos muito, engordamos. Se comemos pouco, as gorduras que ficam estocadas em nosso corpo vão sendo “queimadas”, nesse caso emagrecemos.
Veja como calcular o índice de massa corpórea:
Se comemos muito, engordamos. Se comemos pouco, as gorduras que ficam estocadas em nosso corpo vão sendo “queimadas”, nesse caso emagrecemos.
Veja como calcular o índice de massa corpórea:
http://www.brasilescola.com/curiosidades/contando-calorias.htm
Piada...
Num certo
dia, um empresário viajava pelo interior. Ao ver um peão tocando umas vacas,
parou para lhe fazer algumas perguntas:
- Acha que você poderia me passar umas informações?
- Claro, uai!
- As vacas dão muito leite?
- Qual que o senhor quer saber: as maiáda ou as marrom?
- Pode ser as malhadas.
- Dá uns 12 litro por dia!
- E as marrons?
- Também uns 12 litro por dia!
O empresário pensou um pouco e logo tornou a perguntar:
- Elas comem o que?
- Qual? As maiáda ou as marrom?
- Sei lá, pode ser as marrons!
- As marrom come pasto e sal.
- Hum! E as malhadas?
- Também come pasto e sal!
O empresário, sem conseguir esconder a irritação:
- Escuta aqui, meu amigo! Por que toda vez que eu te pergunto alguma coisa sobre as vacas você me diz se quero saber das malhadas ou das marrons, sendo que é tudo a mesma resposta?
E o matuto responde:
- É que as maiáda são minha!
- E as marrons?
- Também!
- Acha que você poderia me passar umas informações?
- Claro, uai!
- As vacas dão muito leite?
- Qual que o senhor quer saber: as maiáda ou as marrom?
- Pode ser as malhadas.
- Dá uns 12 litro por dia!
- E as marrons?
- Também uns 12 litro por dia!
O empresário pensou um pouco e logo tornou a perguntar:
- Elas comem o que?
- Qual? As maiáda ou as marrom?
- Sei lá, pode ser as marrons!
- As marrom come pasto e sal.
- Hum! E as malhadas?
- Também come pasto e sal!
O empresário, sem conseguir esconder a irritação:
- Escuta aqui, meu amigo! Por que toda vez que eu te pergunto alguma coisa sobre as vacas você me diz se quero saber das malhadas ou das marrons, sendo que é tudo a mesma resposta?
E o matuto responde:
- É que as maiáda são minha!
- E as marrons?
- Também!
http://www.piada.com/busca_piadas.php?categoria=08&eof=1328&pg=6
Devanear...
Cecília Meireles
O meu amor não tem
importância nenhuma.
Não tem o peso nem
de uma rosa de espuma!
Desfolha-se por quem?
Para quem se perfuma?
O meu amor não tem
importância nenhuma.
http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias11-cecilia-meireles.phpO meu amor não tem
importância nenhuma.
Não tem o peso nem
de uma rosa de espuma!
Desfolha-se por quem?
Para quem se perfuma?
O meu amor não tem
importância nenhuma.
Tolerância zero!!!
Estudo vê queda de partos prematuros após
leis antifumo
Pesquisa belga constatou queda em nascimentos
antes do previsto após introdução de proibição de fumar em lugares públicos
A teoria de
que a proibição de fumar em locais públicos diminuiria o número de crianças
nascidas prematuramente foi fortalecida por uma nova pesquisa.
Um estudo de
600 mil partos descobriu três quedas sucessivas no número de bebês nascidos com
menos de 37 semanas – cada uma das reduções ocorrendo após uma nova fase
de aplicação de leis antifumo.
Gestante:
pesquisa belga constatou queda em nascimentos prematuros após proibição de
fumar em lugares públicos
De acordo
com a publicação científica British Medical Journal, as tendências de queda não
foram encontradas em períodos anteriores às proibições. O estudo, feito pela
Universidade Hasselt na Bélgica, acontece depois que uma pesquisa escocesa de
2012 encontrou um padrão semelhante.
No entanto,
os especialistas escoceses não conseguiram determinar com certeza se a lei
antifumo era a causa da mudança, porque os partos prematuros começaram a
diminuir antes da proibição. Já era conhecido o fato de que o hábito de fumo da
mãe provoca redução de peso no bebê e aumenta o risco de nascimento prematuro.
Quedas
sucessivas
No
levantamento mais recente, os pesquisadores conseguiram analisar a taxa de
partos prematuros após cada fase de uma lei antifumo implantada na Bélgica.
Lugares públicos e a maior parte dos locais de trabalho foram sujeitos às
primeiras proibições em 2006, seguidos pelos restaurantes em 2007 e por bares
que servem refeições em 2010.
Descobriu-se
que a taxa de nascimentos prematuros caía a cada fase da proibição, com mais
impacto após a aplicação em restaurantes e bares. Depois das fases de 2007 e
2010, os partos prematuros caíram cerca de 3% em cada período.
No geral,
isso corresponde a seis partos prematuros a menos em cada mil nascimentos. As
mudanças não puderam ser explicadas por outros fatores – como a idade e os
status socioeconômico das mães ou efeitos populacionais como mudanças na
poluição do ar ou epidemias de gripe. O estudo também não encontrou ligações
entre as leis antifumo e o peso dos bebês.
O
pesquisador Tim Nawrot, que conduziu a pesquisa na Universidade de Hasselt,
disse que até mesmo uma pequena redução do tempo de gravidez já havia sido
relacionada em outros estudos a condições de saúde adversas na infância e na
vida adulta.
"Porque
as proibições aconteceram em três momentos diferentes, pudemos mostrar que há
um padrão consistente de redução do risco de parto prematuro", disse.
"Isso
dá suporte à ideia de que as leis antifumo trazem benefícios à saúde pública
desde os primeiros momentos da vida."
http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-02-15/estudo-ve-queda-de-partos-prematuros-apos-leis-antifumo.html
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