sexta-feira, 5 de abril de 2013

Consequências...


Crescem casos de divórcio devido ao consumo de álcool pelas mulheres
Advogada Amanda McAlister diz que cuida de 40 a 50 casos anualmente no qual os homens estão insatisfeitos com a bebedeira das companheiras.

Há muito tempo, as mulheres buscam igualdade entre os gêneros e estão conquistando isso em todas as searas, mesmo nas negativas. Segundo matéria publicada no jornal Daily Mail, vem crescendo o número de pedidos de divórcio feitos pelos maridos devido ao hábito das mulheres de consumir álcool e, em alguns casos, acusações de alcoolismo.
A informação veio do escritório Slater & Gordon que aponta crescimento de 70% nos casos nos últimos cinco anos. A advogada Amanda McAlister diz que cuida de 40 a 50 casos anualmente no qual os homens estão insatisfeitos com a bebedeira das companheiras. "A tradicional imagem do homem passando longas horas no bar e as mulheres que ficavam cuidando das crianças é menos comum do que há apenas 10 ou 15 anos", disse.
Entre as reclamações encontram-se saídas com as amigas, algumas que chegam a ir até às 4h da manhã. Outros dizem que as mulheres ficam bebendo em casa e culpam o estresse ou a depressão. Há relatos de companheiras que bebem às escondidas, mas os homens acabam encontrando garrafas vazias pela casa ou no lixo.
A advogada conta que inicialmente os homens chegam ao escritório e apontam um motivo diferente para o pedido de divórcio, como o fato de a mulher não trabalhar ou não ajudar em casa. "Ao longo do processo descobrimos que é porque ela está frequentemene bêbada ou de ressaca", disse Amanda.

Formalismo excessivo...


Estudo: pessoas odeiam quando estranhos as chamam pelo primeiro nome

O levantamento constatou que três em cada 10 se aborrecem com estranhos que os tratam como amigos.

 Atender a um telefonema durante o jantar em que tentam lhe vender algo, oferecer um curso ou um cartão de crédito já é desagradável, mas pode ser ainda pior. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Ask Jeeves, quase dois terços das pessoas odeiam quando o telemarketing usa o primeiro nome delas e inicia a conversa com “Oi”. Os dados são do jornal Daily Mail.
O levantamento ouviu a opinião de mil voluntários da Grã-Bretanha e constatou que três em cada 10 se aborrecem com estranhos que os tratam como amigos, sendo que mais da metade prefere ser tratada como “senhor”, “senhora” ou “senhorita” quando é abordada por quem não conhece. Ainda, cerca de um quinto não gosta quando o banco usa o primeiro nome em conversas telefônicas.
Fora isso, 12% não aprovam quando o atendente escreve o nome no copo de café para viagem e quase um em cinco se opõe às mensagens de “Como vai?” do Facebook. Os pontos de vista mais tradicionais foram encontrados no País de Gales, com 38% reclamando da informalidade crescente. A região mais descontraída é a Escócia, com apenas 21% preocupados com a tendência. A maioria dos britânicos com mais de 60 anos, 62%, não aprecia a nova situação.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Só rindo...






Refletir...


 
“Todas as flores do futuro estão contidas nas sementes de hoje.” (Provérbio Chinês) http://pensador.uol.com.br/autor/proverbio_chines/3/

Língua afiada...


PEGADINHA GRAMATICAL
 Vossa Alteza, abra a porta! Vossa Alteza, não irei para Bruxelas.

Assistindo ao filme O Ilusionista com Teté, minha linda esposa, percebi que o tradutor do filme para a língua portuguesa cometeu alguns deslizes ao usar pronomes de tratamento. Na história, há um príncipe herdeiro do trono do país onde se passa a trama. Todos que com ele conversavam usavam frases como as seguintes:

- Vossa Alteza, abra a porta!
- Vossa Alteza, não irei para Bruxelas.

Não é o primeiro filme a que assisto com essa inadequação. E, você, aluno estudioso do Maxi, percebeu a inadequação? Vamos à explicação:

Os pronomes de tratamento são palavras ou locuções que funcionam como pronomes pessoais para a designação das pessoas do discurso: o senhor, a senhorita, Vossa Majestade, Sua Alteza, etc. O pronome de tratamento mais usado no Brasil é, indiscutivelmente, você. Sabido isso, chega-se facilmente à conclusão de que as frases apresentadas acima estão inadequadas, não é mesmo? Ninguém diria Você, abra a porta! nem Você, não irei para Bruxelas. Os pronomes de tratamento, salvo exceções, não são usados como vocativo.

Vocativo é a forma lingüística que expressa, no discurso direto, aquele a quem o emissor se dirige.Discurso direto é a reprodução das palavras de alguém nos termos exatos em que foram ditas. Por exemplo:

Teté, abra a porta!
Luana, volte logo para Londrina.

Nessas frases, Teté e Luana são vocativos, pois o emissor da frase se dirige a elas, chamando-as para praticar determinadas ações.

Como usar, então, adequadamente os pronomes de tratamento? Vejamos:

Usam-se os pronomes de tratamento iniciados por Vossa ... ao conversar com a pessoa. Por exemplo:

Vossa Alteza tem de saber a verdade.
Gostaria de conversar com Vossa Excelência sobre nosso problema.
Usam-se os pronomes de tratamento iniciados por Sua ... ao conversar sobre a pessoa. Por exemplo:

Sua Santidade, o papa, esteve no Brasil.
Sua Excelência, o governador, foi condenado por corrupção.

O que é muito importante também saber é que os pronomes de tratamento são pronomes de terceira pessoa, exatamente o que acontece com o pronome você. Tudo o que se referir aos pronomes de tratamento deve concordar com a terceira pessoa, como ocorreu com as frases acima. Os verboster, estar e ser estão na terceira pessoa (tem, esteve e foi) por esse motivo.

Outra regra importante acerca dos pronomes de tratamento é que diante dos iniciados por Vossa ... e Sua ... não se usa artigo. É inadequado, então, dizer Não gosto da Sua Excelência, o deputado João Castor. O certo é Não gosto de Sua Excelência, o deputado João Castor.

E o vocativo? Como ficam os pronomes de tratamento se quisermos usar como vocativo?

Usam-se outras palavras como vocativo. Vejamos algumas:

Alteza, para príncipes.
Majestade, para reis.
Excelentíssimo, para indivíduos de alta hierarquia social.
Ilustríssimo, para pessoas a quem nos dirigimos por escrito e para aquelas a quem atribuímos certa dignidade.


As frases ditas no filme, então, deveriam ser assim escritas:
Alteza, abra a porta!Alteza, não irei para Bruxelas.

História...


Idade Média, um resumo
Pintura medieval da Virgem Maria. Durante a Idade Média, a Igreja Católica se transformou na instituição dominante da Europa Ocidental
A Idade Média pode ser definida como o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e a queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino. A cidade foi conquistada pelos turcos-otomanos em 1453, havendo ao mesmo tempo a formação dos Estados Nacionais europeus, dando início ao período chamado de Idade Moderna.
Porém, essa divisão temporal diz respeito à Europa, já que não se pode falar de uma Idade Média na América pré-colombiana, por exemplo. Foram historiados europeus que procederam a essa divisão da história do mundo, tendo por base as alterações verificadas ao longo do tempo nesse continente.
A Idade Média é dividida em dois períodos. O primeiro período é o da Alta Idade Média, compreendido entre os séculos V ao XI, e o segundo é o da Baixa Idade Média, ocorrido entre os séculos XII ao XV.
A Alta Idade Média, iniciada com a queda do Império Romano do Ocidente, em decorrência das invasões dos povos bárbaros, foi marcada pelo processo de ruralização da sociedade europeia. Fugindo dos ataques bárbaros, os povos do Império Romano que viviam nas cidades passaram a se dirigir para o campo, como forma de se protegerem dos ataques. Com os ataques e a permanência dos bárbaros nos territórios conquistados, aos poucos foi surgindo uma nova formação social, resultando da mistura das instituições romanas e germânicas.
Foi nesse período que se formaram os reinos bárbaros, como o Reino dos Francos, que após um processo de unificação de algumas regiões deu origem ao Império Carolíngio. Foi também na Alta Idade Média que a Igreja católica passou a ter a supremacia religiosa e cultural do continente, transformando-se na grande instituição dominante do período, já que também possuía grandes quantidades de terras.
No aspecto da organização econômica e social, foi na Alta Idade Média que se consolidou o feudalismo enquanto sistema de produção. As relações de servidão entre senhores e camponeses, e as relações de vassalagem entre distintos senhores feudais fortaleceram-se nesse longo período da história europeia. É válido ressaltar ainda que foi nesse período que houve o auge do Império Bizantino e a expansão da civilização muçulmana.
Afresco do monastério de Mileseva, na Sérvia. A religião foi o principal tema tratado nas obras de arte da Idade Média
A Baixa Idade Média foi o período em que se iniciou a desintegração do mundo feudal europeu. As consequências das cruzadas no âmbito comercial proporcionaram um renascimento do comércio com o Oriente a partir do século XII. Outro renascimento do período foi o Renascimento Urbano, decorrente do comércio nas feiras do interior do continente, que levou à expansão das cidades. Essas mudanças resultaram aos poucos na diminuição do poder cultural católico, abrindo espaço ao conhecimento baseado no que sobrou da cultura produzida por gregos e romanos, que encontraram difusão nas universidades criadas a partir do século XII.
O renascimento comercial e urbano levou ainda à paulatina desintegração do sistema feudal, transformando as relações pessoais de servidão e vassalagem em relações impessoais mediadas pelo dinheiro, principalmente dentro das cidades. As alterações nos regimes de trabalho, como o artesanato nas corporações de ofício, criaram as bases para o surgimento do capitalismo. O fim da Baixa Idade Média foi ainda marcado pela realização das Grandes Navegações e pelo início da centralização do poder político que resultou na formação dos Estados Nacionais.
A Idade Média chegou a ser chamada pelos pensadores do Renascimento de Idade das Trevas, devido ao suposto desaparecimento da cultura greco-romana efetuado pelas invasões bárbaras e o domínio da Igreja. Para esses pensadores, a dominação religiosa havia deixado na escuridão os conhecimentos antigos. Essa perspectiva não corresponde ao que realmente aconteceu, já que os conhecimentos antigos foram mantidos, pois caso contrário esses pensadores não saberiam da existência do conhecimento produzido por gregos e romanos.
http://www.escolakids.com/idade-media-um-resumo.htm


Viva a sabedoria...


A educação na Grécia clássica dos sofistas a Platão
Na análise da educação na Grécia clássica, observa-se que o modelo sofístico foi desmascarado e substituído pelas ideias de Sócrates e Platão.
O caráter comunitário da Paideia (educação) grega imprimiu-se em cada membro, sendo fonte da ação e do comportamento. A estrutura social assentava nas leis e normas, escritas ou não, unindo a si e a seus membros, sendo a educação o resultado da consciência viva de uma norma cuja finalidade era a formação de um elevado tipo de homem (forma ideal do Belo e do Bom guerreiro), representando, assim, o sentido de todo o esforço humano (e isso justifica a comunidade e a individualidade).
Desse modelo ideal aristocrático ao ideal democrático, importantes alterações foram feitas: antes eram os poetas que através dos mitos transmitiam os valores que deveriam ser imitados pelo povo grego. Mas, com a assembleia, surge a necessidade de se falar em público e o bem falar era a pretensão sofística. A democracia, como governo do povo, ainda exigia dirigentes eleitos e os sofistas trabalhavam em prol daqueles que almejavam os cargos estatais. A palavra ganha destaque. Nas assembleias, os retóricos conseguem persuadir com sua eloquência, detendo o poder para a realização dos interesses.
Esse ensino foi feito de forma privada e particular, tendo a virtude como aptidão intelectual voltada para os negócios públicos. No entanto, ensinar a falar não era suficiente para aprender uma ciência. Logo, o modelo sofístico foi desmascarado como a produção de discursos ilusórios que pretendem convencer por convencer e não pela verdade. É onde entra a figura de Sócrates como educador.
A partir do questionamento da essência do homem, a qual foi identificada com a alma (razão, consciência e personalidade intelectual e moral), o conhecimento da virtude teve de ser reformulado: virtude ou excelência é aquilo que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que é ou a atividade ou modo de ser que aperfeiçoa cada coisa, fazendo-a ser aquilo que deve ser (a virtude do cavalo = velocidade, a virtude do cão = disciplina, a virtude do soldado = temperança e coragem, etc.). Há, pois, uma inversão de valores. Enquanto os sofistas pregam a imediaticidade, a fama, a glória, a honra como valores externos a serem alcançados; a visão socrática busca o conhecimento, a técnica, a ética, como valores internos a serem realizados.
É assim que se compreende o que quer dizer a noção de que o erro é involuntário. É impossível conhecer o Bem e não fazê-lo. A noção de autarquia promovida pela virtude significa o autodomínio da racionalidade sobre a animalidade e a felicidade seria a harmonia e a ordem interior no homem que aprendeu a controlar os seus impulsos. A violência e os desejos são ímpios e devem ser educados.
Seguindo os passos do mestre, Platão desenvolveu a postura de Sócrates retomando o mito como expressão de fé e crenças racionalizadas. Para ele, omito procura clarificação no lógos e este busca complementação no mito. Com a razão no limite, cabe ao mito superar intuitivamente esses limites, elevando o espírito a uma tensão transcendente. É dessa forma que as causas últimas que garantem o conhecimento são as Ideias (ou Formas), que são o paradigma da discursividade e do entendimento. O conhecimento é Anamnese, isto é, rememoração, lembrança que explica a possibilidade da ciência enquanto condiciona essa possibilidade à presença de uma intuição originária do verdadeiro na alma. É por isso que se faz necessário o uso da dialética para verificar a relação entre opinião e ciência, já que há uma hierarquia que depende da ascensão e descensão da busca, isto é, o momento de se pensar e o momento de se fabricar discursos segundo os modelos ideais. A arte é distanciamento da verdade, pois é cópia do verdadeiro. Por isso, Platão também faz um certo uso da retórica a fim de superar as opiniões horizontais.
É por isso que somente o amor é capaz de fazer esse caminho. Ele vai do alógico, do irracional, do sensível e desejante até o racional, lógico e inteligível, promovendo a compreensão da essência das coisas que por isso mesmo tornam-se belas. É também assim que a educação no Estado ideal consegue realizar o conceito de Justiça, que é o fim da vida política.
http://www.brasilescola.com/filosofia/a-educacao-na-grecia-classica-dos-sofistas-platao.htm

Mais uma etapa superada...