quinta-feira, 6 de junho de 2013

Esqueceu de mim...

Polícia resgata criança de 7 anos que estava trancada em casa no Rio. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Mãe deixa filho de 7 anos trancado em casa no Rio durante quatro dias
Vizinhos deram lanche para o garoto pelas grades de ferro do imóvel. Mulher foi indiciada por abandono de incapaz e material e maus tratos.
Um menino de 7 anos foi deixado trancado em casa pela mãe, em Rio das Pedras, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, durante os quatro dias do feriado de Corpus Christi. Cleidiana Maria Cardiais da Silva, de 33 anos, foi visitar a namorada em Quintino, no Subúrbio do Rio, e deixou a criança sozinha e sem comida. Os vizinhos deram lanche para o garoto pelas grades de ferro do imóvel.
De acordo com a polícia, Cleidiana saiu de casa na quinta-feira (30) ao meio-dia e só retornou na segunda-feira (3), quando o menor já tinha sido resgatado. A informação foi divulgada nesta quinta (6) pelo jornal "O Dia".
Na Delegacia da Criança e Adolescente Vitima (Dcav), a mulher disse que havia pago R$ 50 a uma senhora para que tomasse conta do seu filho caçula. No entanto, a idosa negou ter ficado responsável pelo menino e disse ao delegado Marcello Braga, titular da Dcav, que informou à mãe que não poderia cuidar da criança porque tem uma neta de 5 anos e precisaria tomar conta dela.

A polícia foi informada pelo Disque 100 que o menino estava trancado na casa, que tem grades na janela. "Quando chegamos, chamamos um chaveiro, abrimos a porta e encontramos ele, que estava assustado, conversamos e acionamos o Conselho Tutelar. O pai dele foi encontrado e ele ficará com a guarda provisória da criança", disse Braga.

Cleidiana se apresentou na delegacia na terça-feira (4) e disse ao delegado que achava comum deixar o filho em casa. Ela trabalhou como garçonete e o caçula ficava em casa sozinho às sextas, sábados e domingos das 22h às 3h.

Ela foi indiciada por abandono de incapaz, abandono de material e maus tratos. A pena pode chegar até 8 anos de prisão. Cleidiana é ré primária. Ela tem 3 filhos, uma mora com a avó no Piauí e o outro, de 13 anos, ela levou para a casa da namorada.

O delegado ainda vai ouvir alguns vizinhos, além do menor, que conversará com o psicólogo da Dcav na segunda-feira (10) para relatar a conduta da mãe.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/06/mae-deixa-filho-de-7-anos-trancado-em-casa-por-quatro-dias-no-rio.html

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Só rindo...


Belo esconderijo...
Hora de acordar!
Imagem criativa

Refletir...

“As mulheres sustentam metade do céu.” (Provérbio Chinês)


Língua afiada...

PEGADINHA GRAMATICAL
"Se o presidente intervisse na questão, os deputados ..."

Há dois erros de conjugação verbal nessa frase:
o primeiro erro é o verbo intervir, pois, quando a oração se iniciar por se ou caso, o verbo estará no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, e o verbo vir e seus derivados, nesse tempo, conjugam-se -viesse (se eu proviesse, caso nós interviéssemos), e não -visse;

e o segundo erro é o verbo acatar, pois, na formação de período composto com Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, deveremos usar o Futuro do Pretérito (acatariam).
Então a frase apresentada deverá ser elaborada desta maneira:

Se o presidente interviesse na questão, os deputados acatariam a decisão.

Também o Futuro do Subjuntivo - iniciado por se ou quando - do verbo vir e seus derivados é estruturado ...vier... (se eu provier, caso nós interviermos), e não ...vir.

A maneira de se descobrir se um verbo é derivado de outro é conjugando-o, portanto um verbo será derivado de vir, quando for conjugado como ele.
Por exemplo:
A primeira pessoa do singular (eu) do Presente do Indicativo (todos os dias...) do verbo vir é venho (todos os dias eu venho), portanto serão derivados de vir todos os verbos que apresentarem essa terminação.

Por exemplo Presente do indicativo      Futuro do subjuntivo   Pretérito imperfeito do subjuntivo
intervir            Todos os dias eu intervenho    Se eu intervier     Se eu interviesse
provir              Todos os dias eu provenho      Se eu provier       Se eu proviesse
advir               Todos os dias eu advenho         Se eu advier         Se eu adviesse

Outros exemplos:
Se os professores interviessem a nosso favor, conseguiríamos o intento.
Se ele proviesse do Rio Grande do Sul, não teria esse sotaque de nortista.
http://vestibular.uol.com.br/duvidas-de-portugues/se-o-presidente-intervisse-na-questao-os-deputados-.htm

História...

Origens do movimento operário no Brasil
Movimento operário brasileiro nas primeiras décadas do século XX.
A origem do movimento operário no Brasil se deu, sobretudo, por influência dos imigrantes estrangeiros que vieram para o país, no final do século XIX, para trabalhar nas lavouras de café. Esses imigrantes eram prioritariamente italianos, alemães, japoneses, poloneses, entre outros.

 Os imigrantes, engrossando as fileiras de trabalho das primeiras indústrias brasileiras, no início do século XX, trouxeram da Europa as ideias e teorias em voga entre a classe trabalhadora europeia. As principais teorias sociais difundidas no Brasil foram o socialismo científico e o anarquismo. As principais lutas reivindicativas do operariado brasileiro se concentraram em torno das melhores condições de trabalho, menor carga horária de trabalho e assistência trabalhista. 

A teoria socialista, mais precisamente o socialismo científico, teve sua origem nos pensamentos de Karl Marx (1818-1883) e exerceu importante papel na articulação dos operários. O Partido Socialista Brasileiro foi fundado na primeira década do século XX, no ano de 1906. O anarquismo teve como principal mentor Mikhail Bakunin (1814-1876).

No entanto, a partir dessas organizações e filiações teóricas do movimento operário brasileiro, uma das principais formas de reivindicação desses operários que não surtiu o efeito desejado foi a solicitação de melhores condições de trabalho ao governo. Essas solicitações não foram atendidas, pois o poder público controlava grandes parcelas dessas indústrias, e tais medidas resultariam em prejuízos. 

A ascensão da industrialização no Brasil e a consequente urbanização ocorrida principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo não apresentaram qualquer planejamento, trazendo sérios problemas, como a falta de tratamento de água e esgoto. No entanto, é interessante ressaltar que a falta de infraestrutura urbana ocorria fundamentalmente nos bairros operários, pois nas regiões centrais dessas cidades, onde habitava a elite, estavam presentes todos os tipos de benefícios urbanos – situação que não se modificou nas cidades da atualidade.

Viva a sabedoria...

As condições materiais de existência na dialética marxista
Na dialética marxista, é a partir das condições materiais de existência que os homens se organizam, criam leis e costumes, estabelecendo relações em torno da noção de trabalho.

Na dialética marxista, é a partir das condições materiais de existência que os homens se organizam.

A dialética hegeliana afirmava que os fenômenos continham em si um movimento intrínseco, causador de um devir perpétuo e que assinalava sua própria negação, conservação e síntese. Essa forma de expressar a contradição – o conflito como a própria substância da realidade – foi a solução dada por Hegel ao idealismo predominante em sua época e que tornou o ser das coisas intangível, por isso imutável, restando apenas a aparência enquanto movimento. Assim, a dialética apontaria as contradições da vida social que desembocariam na negação de uma determinada ordem. Já com o materialismo de Feuerbach, captava-se a realidade a partir das sensações e essas determinavam a consciência das ações dos homens.

Ao ser influenciado por ambas as correntes, Marx tratou ao mesmo tempo de refutá-las e sintetizá-las, mesmo que a partir de uma inversão. Segundo a abordagem da vida social, Marx concebeu que os homens têm como base de suas relações o modo como produzem seus meios de existência. Tal método foi denominado materialismo histórico-dialético. Ele não tem como meta estabelecer leis gerais do movimento, mas elucidar fatos concretos de como esse movimento se deu na História.

Essa perspectiva concebe a efemeridade de todos os fenômenos, atestando, inclusive, e principalmente, que os processos de produção são transitórios (e não imutáveis) e que destes dependem as concepções que regem as relações sociais, bem como determinam as consciências individuais.

A produção de meios materiais permitiu e permite que os homens continuem a existir, satisfazendo suas necessidades. Essa produção, enquanto fato histórico, é o que determina, segundo Marx, a interação dos homens com a natureza, bem como com os outros indivíduos, reproduzindo os processos de produção e transmitindo-os para assegurar a manutenção da existência social.            É a partir do processo de produção que os homens estabelecem relações sociais e criam as condições para regular os interesses coletivos. O trabalho é o fundamento do materialismo histórico que determina os fatores econômicos, sociais, políticos, etc.

No entanto, o processo produtivo se desenvolveu em estágios determinados, não sendo fruto da vontade individual. O estado de desenvolvimento social é intrinsecamente realizado a partir de suas relações de produção e de suas forças produtivas. Estas dizem respeito à interação do homem na natureza e dos meios de que dispõe para suprir suas necessidades; aquelas são o resultado expresso da interação dos homens – quando em conjunto agem na transformação da natureza, assim como também na transformação social.

Logo, é a partir do modo como os homens organizam sua produção material de existência que eles se organizam, criam leis e costumes, estabelecendo relações em torno da noção de trabalho que é o modo como o homem intervém na natureza para satisfazer suas necessidades. Esse método visa compreender os fatos concretos, vislumbrando a possibilidade de uma reconstrução histórica do homem, que pretende ser a tomada de consciência de suas contradições, com a intenção de superá-las. E o sistema econômico ou modo de produção vigente, o capitalismo, é o desafio a ser superado em razão da imensidade de contradições evidentes no interior do sistema.
http://www.brasilescola.com/filosofia/as-condicoes-materiais-existencia-na-dialetica-marxista.htm

Arte...

Jazz
O jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. É relativamente difícil estabelecer uma definição para esse estilo musical, porém podemos dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros.

A primeira forma de jazz foi o swing, criado por Falcon durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular. Na década de 40, nasce o bebop e o hard bebop, porém foram de pouco agrado aos ouvidos populares.

Posteriormente surgiu um jazz mais intelectual e de grande aceitação: o cool jazz. Na década de 60 surgiu o free jazz, com elementos de composição atonuais e arrítmicas e muita improvisação, sendo assim, uma fase experimentalista do estilo.

Após o surgimento de outros estilos como o rock, o funk e o pop, o jazz passou a se fundir com esses estilos, dando origem ao que chamamos de fusion. Assim, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum'n'bass e do techno, dando origem ao jazz contemporâneo.

Mais uma etapa superada...