quinta-feira, 20 de junho de 2013
Língua afiada...

PEGADINHA
GRAMATICAL
As
terminologias “-izar” ou “-isar”- Empregando-as corretamente
Longe de quaisquer questionamentos, a ortografia se
caracteriza como um dos entraves no tocante à postura do emissor mediante à
modalidade escrita da linguagem. Inúmeras palavras, em virtude de se
apresentarem semelhantes quanto ao som, colocam-nos em xeque, como é o caso dos
páreos “x/ch”, “l/u”, s/z.
Sendo assim, dadas as particularidades gramaticais,
mais precisamente no que se referem às regras e suas eventuais exceções, faz-se
necessário que estejamos atentos a elas, com vistas a superar tais obstáculos.
Diante disso, o artigo ora em discussão tem por objetivo enfatizar as palavras
que se constituem dos sufixos “-izar” e “-isar”, as quais comumente
se tornam alvo desses temíveis questionamentos. Vejamos, pois:
Subsidiando-nos no vocábulo “exorcizar”, temos
que este se oriunda do latimexorcizare, cujo significado se atém ao
sentido de expulsar os demônios por meio de preces: exorcizar um possesso.
Constatamos, portanto, que os traços relacionados à origem de uma determinada
palavra, influenciam por demais na sua grafia, haja vista que “exorcizare” se
compõe da letra “z”, consequentemente, “exorcizar” segue o mesmo padrão.
Tal característica incide de forma relevante para que
possamos compreender como realmente se materializa a ocorrência relacionada às
terminologias em questão. O fato é que não há sufixo representado por “-isar”,
o que na verdade ocorre é apenas o acréscimo da terminação “ar”, visto que
integra o conjunto de palavras já então grafadas com a letra “s”. Vejamos
alguns casos representativos:

Em se tratando do sufixo “-izar”, este se deriva da terminação grega –izein, a qual se incorporou à íngua materna por intermédio do latim –izare, cuja materialização se efetiva em casos ligados a substantivos e adjetivos, uma vez terminados em –ico, -ismo e –ista. Assim representados:
Em se tratando do sufixo “-izar”, este se deriva da terminação grega –izein, a qual se incorporou à íngua materna por intermédio do latim –izare, cuja materialização se efetiva em casos ligados a substantivos e adjetivos, uma vez terminados em –ico, -ismo e –ista. Assim representados:
Observação importante:
Ainda nos referindo à terminologia representada por “-izar”, há um fator preponderante que impera nesta ocorrência – o fato de que se relaciona a palavras cuja formação não se restringe nem ao uso do “s”, nem ao “z”, como por exemplo:
Ainda nos referindo à terminologia representada por “-izar”, há um fator preponderante que impera nesta ocorrência – o fato de que se relaciona a palavras cuja formação não se restringe nem ao uso do “s”, nem ao “z”, como por exemplo:
História...
Os
Primeiros Anos do Brasil
A extração do pau-brasil: a mais importante atividade
econômica dos primeiros anos da colonização.
No ano de 1500, a chegada da expedição do navegador
português Pedro Álvares Cabral marcou oficialmente a colonização das terras
brasileiras pela Coroa Portuguesa. A primeira impressão que temos é que, já
naquele mesmo ano, os portugueses começaram a explorar e lucrar muito com as
riquezas a serem exploradas em nossas terras. Mas as coisas não aconteceram de
forma tão simples assim.
Antes de alcançar o Brasil, os portugueses vinham há
muito tempo buscando uma rota para chegarem às Índias. Essa rota era feita
através da navegação de boa parte do litoral africano até que as embarcações
alcançassem os mares do Oriente. Depois de várias viagens feitas durante o século
XV, os portugueses conquistaram essa rota e, com isso, esperavam lucrar com os
tecidos, temperos e outras mercadorias encontradas no mundo oriental.
Desse modo, ao chegarem ao Brasil, os portugueses
estavam bem mais preocupados em desenvolver o comércio oriental do que se
arriscar com as desconhecidas terras brasileiras. Foi de tal modo que, nas três
primeiras décadas da nossa colonização, os portugueses pouco fizeram por aqui.
Alguns historiadores chegam a dizer que os trinta primeiros anos de nossa colonização
foram marcados por um certo “abandono”.
É importante destacar que, mesmo não tendo a mesma
importância das Índias, o território brasileiro foi em diferentes momentos
visitados por embarcações portuguesas que tinham a função de reconhecer melhor o
nosso território e patrulhar nossas terras contra a invasão de outras nações
europeias que tinham o interesse de colonizar o Brasil. Na verdade, a falta de
uma presença mais marcante dos portugueses incentivou que outros povos
europeus, como espanhóis e franceses, chegassem a desembarcar por aqui nesse
tempo.
Não encontrando nenhuma grande riqueza mais atraente,
como os metais preciosos, os portugueses se limitaram a explorar a extração do
pau-brasil nessa época. Essa madeira, além de servir para construção de casas e
embarcações, tinha uma tinta natural avermelhada que servia para o tingimento
de tecidos. Nesse tempo, os tecidos tingidos na cor vermelha eram muito
valorizados na Europa.
Para realizarem a retirada das toras de pau-brasil do
nosso território, os portugueses contaram com o auxilio dos grupos indígenas
que aqui viviam. Afinal de contas, os portugueses não tinham conhecimento das
regiões exatas em que esse tipo de madeira poderia ser encontrado. Os
indígenas, tendo maior conhecimento do território, realizavam a extração da
madeira nas matas e o transporte até as regiões litorâneas. As toras de madeira
eram armazenadas nas feitorias, construções que eram empregadas como marcos da
presença portuguesa no Brasil.
Os indígenas que realizavam esse tipo de trabalho eram
recompensados pelo sistema de “escambo”. Nesse tipo de sistema de trabalho, os
indígenas recebiam mercadorias diversas em troca do pau-brasil retirado.
Notamos aqui que o trabalho escravo ainda não havia sido implantado pelos
portugueses. A escravidão só começou a partir da década de 1530, quando os
portugueses intensificariam sua presença no Brasil. Mas afinal, por que motivo
eles tiveram mais interesse no Brasil a partir desse momento?
A mudança de comportamento dos portugueses pode ser
explicada por vários motivos. O primeiro deles é o fracasso do comércio
desenvolvido nas Índias. A demorada viagem e a concorrência imposta por outros
comerciantes diminuíram as vantagens que os portugueses esperavam ter no
Oriente. Além disso, as ameaças de invasão estrangeira no Brasil e a existência
de ouro em outras regiões da América também motivaram a mudança da atenção
portuguesa para com nossas terras.
Foi assim que, no ano de 1530, uma expedição chefiada
por Martim Afonso foi mandada com diversos objetivos. Chegando aqui, essa nova
expedição portuguesa deveria expulsar os estrangeiros que aqui se encontrassem
e buscar metais preciosos em nossas terras. Ao mesmo tempo, deveriam fundar os
primeiros povoamentos que marcariam o início de uma colonização portuguesa mais
intensa em nossas terras.
http://www.escolakids.com/os-primeiros-anos-do-brasil.htmViva a sabedoria...
As
principais características da Filosofia Nascente
A reflexão filosófica surge no século VI a. C., na
Grécia, em contraposição à narrativa mítica. Um novo conceito de verdade sobre
a realidade substitui, assim, o modelo baseado na tradição oral dos poetas,
autoridades portadoras da vontade dos deuses.
A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade
de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a
busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido
pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.
Após esse primeiro passo, a Filosofia também nos
aparece como admiração, isto é, a contemplação da verdade de modo absoluto e
universal, válida para todos, independente de raça, nação, cultura, mito, etc.
Assim, a Filosofia liberta o homem da insegurança e do temor proporcionados
pelo Mito de que o destino dos homens era um joguete dos deuses.
Para conhecer essa verdade, os filósofos se esforçaram
para conhecer as causas e os princípios (arqué) de toda a realidade,
descobrindo na multiplicidade de coisas e opiniões um princípio único. Vejamos
quais são as principais características deste processo de compreensão:
• Tendência racional, em que somente a Razão é o
critério de explicação sobre o mundo, segundo seus próprios princípios;
• Submissão dos problemas à análise, à crítica, à
discussão, à demonstração, procurando oferecer respostas seguras e definitivas;
• O pensamento é a fonte do conhecimento e deve
apresentar as regras de seu funcionamento para justificar suas bases lógicas
(por exemplo: os princípios de Identidade, da Não Contradição e do Terceiro
Excluído);
• Não aceitar as noções pré-concebidas, as opiniões já
pré-estabelecidas, os pré-conceitos imediatos, mas investigar o real com o
rigor exigido pelo pensamento e suas leis, não sendo passivo, mas sim ativo no
processo do conhecer;
• Descobrir, a partir da análise das semelhanças e
dessemelhanças entre as coisas, o princípio que promove a generalização, isto
é, o que permite agrupar os vários casos particulares em uma classe geral de
objetos.
Arte...

Rock
Estilo musical mais popular no mundo ocidental, o Rock
ou Rock and Roll surgiu e se firmou no sul dos Estados Unidos durante a década
de 50, tendo rapidamente se espalhado por todo o mundo. Embora no início da
história do Rock, o instrumento principal fosse o saxofone, hoje em dia os
instrumentos musicais mais utilizados são a guitarra elétrica, o baixo, a
bateria e o teclado.
Década de 50
O Rock surgiu na década de 50 através da mistura de
três gêneros musicais: Blues, Country e Jazz. Assim, surgiu o Classic Rock, uma
mistura de vários gêneros musicais. Nesse período do Classic Rock surgiu Elvis
Presley, considerado por muitos como o “o rei do rock”.
Década de 60
Tal período foi o mais popular e prolífero do Rock. A
combinação do movimento antiguerra e o crescimento do uso de drogas registrado
na época originou o pensamento da década. Bandas famosíssimas como Beatles,
Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd surgiram. Foi neste período que surgiu o
famoso lema: “Sexo, drogas e Rock’n’Roll.”
Década de 70
Nesta fase, a “agressividade” do Rock dos anos 60
havia se esfriado um pouco, proporcionando o retorno de um estilo mais direto e
primitivo. Foi na década de 70 que surgiu o Punkrock, o conceito do “faça você
mesmo” tomou conta do mundo inteiro através das bandas The Ramones, Iggy Pop
& The Stooges e Sex Pistols. Além destes, outros lendários grupos musicais
surgiram neste período: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, KISS e
Aerosmith, por exemplo.
Década de 80
Foi marcada pelo peso, atitude e a comercialização. Na
questão do peso, surgiu o Heavy Metal, representado por bandas como Iron Maiden
e Judas Priest. Além disso, nos anos 80 surgiu o Alternative Rock, gênero
musical criado pelas bandas undergrounds que não tinham apoio das grandes
gravadoras e que passaram a lançar seus discos de forma independente.
Década de 90
Sem dúvida, foi a época do hard rock, liderado pela
banda Guns N'Roses (para se ter uma ideia, o estoque dos discos da banda não
duravam nem 24 horas nas lojas). Também foi na década de 90 que surgiu o
“grunge”, estilo que tem como características musicais o menor cuidado na
polidez do som (grunge tem um significado próximo a "sujo" na língua
inglesa) e a criação de letras relacionadas com a depressão e a angústia.
Algumas importantes bandas desta fase: U2, Pearl Jam, Nirvana, Foo Fighters,
Red Hot Chili Peppers, Dream Theater, Coldplay, Blink-182 e Green Day.
Cenário atual
No início do século atual, o Rock começou a perder
grande parte de seu espaço para o Pop. Contudo, uma nova vertente do estilo, a
qual relaciona o rock com a diversidade da música surgiu. Assim, se tornou um
elemento crucial para os rockeiros do século XXI a aceitação da heterogeneidade
e a exaltação de toda a história do rock.
Entendendo...
Netqueta
Como
se comportar na internet?
A netqueta corresponde à algumas regrinhas de bom
senso que ajudam as pessoas a ter boa convivência na rede sem que se tenham
questionamentos quanto a sua procedência. Foi criada para que as pessoas não
sejam surpreendidas com e-mails de conteúdo duvidoso bem como assuntos
abordados nestes ou em salas de bate-papo que podem ser evitados. Existem
certos assuntos que ofendem, agridem e trazem desentendimentos e por este
motivo devem ser evitados, já que a educação e o respeito caem bem em qualquer
lugar.
Ao escrever na net, principalmente em bate-papos,
deve-se fazer combinação de letras maiúsculas e minúsculas. No sentido mais
comum, se uma palavra for toda escrita em caixa alta, ou seja, em letra
maiúscula, além de irritar quem recebe e lê a mensagem transmite que quem a
escreveu e a remeteu estaria gritando se estivesse falando pessoalmente. O
ideal é enfatizar se for esta a intenção através de asteriscos ou pares de
aspas.
Também é extremamente desagradável receber e-mails de
quem quer que seja sem o assunto, pois além de ter que abrir o e-mail para
saber do que se trata pode-se ter uma surpresa negativa ou não quanto ao
conteúdo. Normalmente e-mails importantes são deletados por não revelarem o
assunto ou por serem confundidos com outros de conteúdo supérfluo. O ideal
neste caso é sempre colocar o assunto abordado, cumprimentar sempre o
destinatário antes de abordar o assunto e ainda escrevê-lo com o mínimo de
abreviações possíveis e espaçamentos entre parágrafos para que o texto não
fique compactado. Anexos devem ser utilizados quando forem solicitados bem como
o envio de imagens, que se houverem devem ser alertadas no assunto para evitar
possíveis constrangimentos.
Outras dicas para ser educado e respeitoso na net
seguem abaixo:
Utilizar poucos emoticons,
Utilizar vocabulário ameno, evitando palavrões,
Evitar mensagem pública,
Evitar encaminhar e-mails para todos os contatos,
Não abrir e-mail de destinos desconhecidos,
Não deixe ninguém esperando por resposta em chats,
Não utilize letras maiúsculas para expressar
sentimentos.
http://www.brasilescola.com/sociologia/netqueta.htm
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