sexta-feira, 1 de junho de 2012
Viva a sabedoria...
OS ALCMEÔNIDAS E DELFOS
Aqui se coloca outro relato tomado de empréstimo a Heródoto, que figura no
livro VI, pouco antes das núpcias de Agariste. A anedota se situaria,
cronologicamente, pouco antes da guerra sagrada, o que não deixa de implicar um
problema, porque se trata do encontro entre Alcmêon, filho de Mégacles, e o rei
da Lídia, Creso. Ora, o reino de Creso se inicia pelo menos trinta anos depois.
Imagina-se, portanto, que, se a história é verdadeira, tratar-se-ia antes de
Aliato. Heródoto conta, pois, que "Creso" teria convidado Alcmêon
para ir a Sardes a fim de agradecer-lhe, com um magnífico presente, por ele ter
ajudado, em Delfos, seus enviados que tinham ido consultar o oráculo. O
presente consistia em levar tanto ouro quanto pudesse carregar sozinho, de uma
só vez. A Lídia, como se sabe, era muito rica em ouro, trazido pelas águas do
Patolo.
Para aproveitar-se do presente dado nessas condições, Alcmêon empregou este
engenhoso estratagema: vestiu um grande chiton [túnica], deixando que se
formasse um bolso bem grande na cintura; calçou botas altas, as mais largas que
pôde encontrar, e penetrou assim na sala do tesouro, para onde o levaram. Lá
ele se lançou sobre um monte de ouro em pó, começou por colocar ao longo de
suas pernas a maior quantidade de ouro que coubesse em suas botas, encheu
completamente o bolso da túnica, polvilhou os cabelos com ouro, pôs mais um
tanto em sua boca e saiu da sala do tesouro mal conseguindo arrastar os pés,
parecendo-se com qualquer coisa, menos com um ser humano, a boca cheia e o corpo
todo inchado. Ao ver aquilo, Creso teve um acesso de riso. Ele deu a Alcmêon
tudo o que ele tinha apanhado, e lhe deu outros presentes de menor valor. Foi
assim que aquela casa ficou poderosamente rica, de forma que Alcmêon manteve os
animais de uma quadriga e ganhou o prêmio em Olímpia (VI, 125).
Não se sabe que crédito se pode dar a essa história edificante, talvez
divulgada pelos adversários da família, quando ela se tornou poderosa na
cidade. Não obstante, ela revela certos traços que indicam a posição original
dos Alcmeônidas na história de Atenas. Em primeiro lugar, observem-se os laços
com Delfos. Foi por ter servido como uma espécie de fiador ao rei
"bárbaro" da Lídia (e pouco importa que se tratasse de Aliato ou de
Creso), junto aos sacerdotes de Delfos, que Alcmêon em seguida veio a se
beneficiar, numa lógica que é a do contradom, da generosidade dele. Isso é de
surpreender, uma vez que os Alcmeônidas tinham sido expulsos de Atenas como
sacrílegos. Temos de admitir que a "política" de Delfos podia levar
em conta circunstâncias outras que não as estritamente religiosas. E se, como
se supõe, o Alcmêon da anedota é o mesmo Alcmêon que comandou o contingente
ateniense quando da primeira guerra sagrada, há menos motivos para se espantar
de uma tal influência. Sabe-se, aliás, que os laços da família com os
sacerdotes de Delfos foram se tornando mais estreitos nas décadas seguintes.
Quando o templo de Apolo foi destruído por um incêndio em 548, foram os
Alcmeônidas que financiaram, em parte, a reconstrução - talvez com o ouro do
rei lídio. E foi também depois de consultar o oráculo de Delfos que Clístenes,
o filho de Mégacles e de Agariste, do qual já falamos, iniciou sua grande
reforma das instituições atenienses.
Piada...
Uma mulher envia ao juiz uma petição pedindo divórcio, e o juiz
a questiona:
— A senhora tem certeza do que esta pedindo? A senhora quer divórcio por compatibilidade de gênios? Não seria o contrário?
— Não, meritíssimo, é por compatibilidade mesmo. Eu gosto de cinema, o meu marido também, eu gosto de ir a praia e ele também, eu gosto de ir ao teatro e ele também, eu gosto de homem e ele também!
— A senhora tem certeza do que esta pedindo? A senhora quer divórcio por compatibilidade de gênios? Não seria o contrário?
— Não, meritíssimo, é por compatibilidade mesmo. Eu gosto de cinema, o meu marido também, eu gosto de ir a praia e ele também, eu gosto de ir ao teatro e ele também, eu gosto de homem e ele também!
Curioso...
O que era Rosebud?
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Esta é a dúvida que acompanha todo
o enredo de "Cidadão Kane", a obra-prima cinematográfica do diretor
Orson Welles. Mas a revelação só ocorre nos momentos finais do filme quando,
em seu derradeiro suspiro, o personagem Charles Foster Kane relembra dos bons
tempos em que brincava na neve com seu trenozinho vermelho, carinhosamente
batizado de "Rosebud". Detalhe de alcova: o termo traduzido
significa botão de rosa e era o "apelido" pelo qual William
Randolph Hearst chamava o clitóris de sua amante, a atriz Marion Davies. Para
quem não sabe, a história de Kane é inspirada na vida de Hearst, grande
magnata da imprensa nos anos 40.
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Por que o cinema é conhecido como a
sétima arte e quais são as outras seis?
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Na Antigüidade, os gregos e romanos
classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a
poesia, a música e a dança. Mas foi no século XVIII que as manifestações
criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as belas artes e as
belas letras. As belas artes eram seis: arquitetura, escultura, pintura,
gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam parte a gramática, a
eloqüência, a poesia e a literatura. Quando o cinema surgiu, em 1895,
inventado pelos irmãos Lumière, foi classificado como arte e ganhou o rótulo
de "sétima arte".
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Por que o Dia do Cinema Brasileiro é
comemorado em 19 de junho?
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Porque no dia 19 de junho de 1898,
retornando de uma viagem à França, o cinegrafista Afonso Segreto registrou as
primeiras cenas em movimento em terras brasileiras. Ele filmou a entrada da
baía da Guanabara.
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Por que o prêmio recebeu o nome de
Oscar?
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Até 1931, o troféu, era chamado
apenas de estatueta. Nesse ano, conta a lenda, a bibliotecária da Academia,
Margaret Herrick, ao observar a estatueta em cima da mesa de um dos diretores
da Academia, comentou: "Nossa, parece meu tio Oscar". Ela se
referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. O crítico de cinema Sidney
Skolsky ouviu a brincadeira e a publicou. O nome pegou. O Troféu
imprensa, cópia fiel do Oscar, foi criado em 1958 para premiar os melhores da
TV Brasileira.
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Qual o ator mais fichado da história
de Hollywood?
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De acordo com o livro Famous Mugs: Arresting Photos and Felonious Facts for Hundreds
of Stars Behind Bars (Cader Books), o grande campeão é o rei
do soul James Brown. Ele foi preso oito vezes e condenado em três ocasiões,
que fizeram com que ficasse pelo menos cinco anos e quatro dias vendo o sol
nascer quadrado.
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Qual o primeiro filme de terror que
se tem registro?
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Como se já não bastasse ter criado
a lâmpada, a locomotiva elétrica, o microfone, o fonógrafo e o próprio
projetor de cinema, o norte-americano Thomas Edison (1847-1931) também tem o
filme de terror em seu rol de invenções: é Frankenstein, produzido por ele em
1910. Rodado em preto-e-branco, mudo e com 16 minutos de duração, o filme era
baseado na obra de Mary Shelley, que conta a história de um cientista que
reúne retalhos de corpos de defuntos para criar um monstro. Mas a novidade
não agradou e muitas salas se recusaram a exibi-lo, tanto que acabou caindo
no esquecimento. "Frankenstein pode ter sido o primeiro
cronologicamente, mas o primeiro filme de terror que realmente estabeleceu
uma fórmula para o gênero foi O Gabinete do Doutor Caligari, de 1919.",
afirma Máximo Barro, professor de história do cinema da Fundação Armando
Álvares Penteado, de São Paulo, "A obra marcou o início do
expressionismo alemão e deu o tom com seus efeitos de luz, cenografia e
estilo de interpretação".
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Quando e por que o leão foi adotado
como mascote da MGM?
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Na verdade, "Léo o leão",
como é conhecido, apareceu antes mesmo da fundação da Metro-Goldwyn-Mayer. O
logotipo com Léo foi criado em 1916 por Howard Dietz, executivo de propaganda
da Goldwyn Pictures Corporation, e foi inspirado no grito de guerra da
Universidade de Columbia, intitulado Roar, Lion, Roar ("Ruja, Leão,
Ruja"). Em 1924, a Goldwyn se juntou à Metro e à Louis B. Mayer e o leão
logo se tornou o símbolo do novo estúdio. No entanto, o público dos cinemas
só pôde ouvi-lo rugir pela primeira vez em 1928, quando o som passou a ser
reproduzido por um fonógrafo. O primeiro leão a "interpretar" Léo
foi Slats ("tabuinha") e ele aprendeu a girar a cabeça e rugir na
hora certa com Volney Phifer, um famoso treinador de animais em Hollywood. Na
época, o leão excursionava pelos Estados Unidos para promover o estúdio e,
como um bom felino, sobreviveu a dois acidentes de trem, uma enchente no rio
Mississippi, um terremoto na Califórnia, um incêndio e um acidente de avião. Slats
morreu em 1936 e, mais tarde, foi substituído por Jackie, Tanner e Jackie II.
No logo da MGM, pode-se ver um círculo ao redor de Léo com inscrições em
latim. É o lema do estúdio: Ars Gratia Artis, que quer dizer "Arte pela
Arte".
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Quem é a mulher do logo da Columbia
Pictures?
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A "Dama da Columbia"
apareceu pela primeira vez em 1924, 4 anos após a fundação do estúdio. Muitas
atrizes disseram ter inspirado a imagem original da deusa da liberdade, mas,
de acordo com o estúdio, ela não retrata nenhuma mulher em especial. Em 2001,
por exemplo, Jane Bartholomew, que era figurante no estúdio na década de
1930, declarou a um jornal de Chicago que teria sido a musa para uma das
versões da Dama na época, enquanto que, na biografia de Bette Davis, a diva
do cinema afirma que ela seria Claudia Dell, uma atriz dos anos 30 e 40. Há
boatos também de que a Dama seria a atriz Amelia Bacheler, que teria recebido
apenas 25 dólares para posar para o estúdio, em 1936. Em sua primeira versão,
a "Dama da Columbia" tinha um penteado à la Cleópatra e trazia nos
braços uma bandeira dos Estados Unidos - o símbolo só foi substituído por um
manto simples em 1949. A imagem atual foi redesenhada pelo ilustrador Michael
J. Deas em 1993 e baseada em uma dona de casa da Louisianna, Jenny Joseph,
que posou para Deas usando um roupão e segurando uma tocha. No entanto, em
vez de usar o rosto de Jenny, o artista criou novas feições para a Dama no
computador.
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Como é feita a dublagem de um filme?
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O primeiro passo é projetar a
versão original em uma tela para que os dubladores saibam as partes que irão
falar. Após a leitura da tradução do texto, o filme pára no ponto exato para
que o dublador ouça a fala do ator, prestando atenção na entonação e ritmo
que ela tem. A seguir vem a parte mais difícil: encaixar as falas traduzidas
no movimento da boca do personagem, sem ultrapassar o tempo certo em que ela
se move. Quando tudo fica bem sincronizado, a dublagem é gravada sobre voz
dos atores, mantendo a trilha sonora e o som originais do filme.
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Devanear...
8a SOMBRA - ÚLTIMO FANTASMA – CASTRO ALVES
Quem és tu, quem és tu, vulto gracioso,
Que te elevas da noite na orvalhada?
Tens a face nas sombras mergulhada...
Sobre as névoas te libras vaporoso ...
Baixas do céu num vôo harmonioso!...
Quem és tu, bela e branca desposada?
Da laranjeira em flor a flor nevada
Cerca-te a fronte, ó ser misterioso! ...
Onde nos vimos nós? És doutra esfera ?
És o ser que eu busquei do sul ao norte. . .
Por quem meu peito em sonhos desespera?
Quem és tu? Quem és tu? - És minha sorte!
És talvez o ideal que est'alma espera!
És a glória talvez! Talvez a morte!
http://www.sonetos.com.br/sonetos.php?n=918Quem és tu, quem és tu, vulto gracioso,
Que te elevas da noite na orvalhada?
Tens a face nas sombras mergulhada...
Sobre as névoas te libras vaporoso ...
Baixas do céu num vôo harmonioso!...
Quem és tu, bela e branca desposada?
Da laranjeira em flor a flor nevada
Cerca-te a fronte, ó ser misterioso! ...
Onde nos vimos nós? És doutra esfera ?
És o ser que eu busquei do sul ao norte. . .
Por quem meu peito em sonhos desespera?
Quem és tu? Quem és tu? - És minha sorte!
És talvez o ideal que est'alma espera!
És a glória talvez! Talvez a morte!
Pensamentos...
F A R M Á C I A D E P E N S A
M E N T O S
“Se
a cama falasse diria: Pô, como esse pessoal
conta vantagem!” Millôr Fernandes, escritor, RJ,
1924
Sexta-feira, 1 de junho de 2012
Anjo do dia: Vehuaiah.
Dia de São Justino, padroeiro dos Filósofos.
Dia de Caxias.
Dia Nacional da Prevenção de Incêndios Florestais.
1951 EUA dão início ao desenvolvimento de
técnicas dos efeitos de privação sensorial,
chefiada pelo psiquiatra Ewan Cameron, que visava ‘esvaziar’ o cérebro de suas
cobaias, para depois os
‘reconsuir’, também conhecido como ‘lavagem cerebral’.
1964
Lançamento da revista Pif-Paf, por Millôr
Fernandes, de curta vida devido à ditadura.
1967 Beatles revolucionam o rock com o album
Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band.
1983 Criação do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
2005 Fechado o orfanato “Strawberry Fields
Forever”, em Liverpool (ING), após 69 anos de funcionamento, que inspirou a
letra da música de John Lennon em 1967.
1922 Nascimento: Abigail Izquierdo Ferreira, a
Bibi Ferreira, atriz e cantora.
1926 Nascimento: Norma Jean Baker, a Marilyn
Monroe, atriz norte-americana.
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