Sigmund Freud
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quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Viva a sabedoria...
Cultura viva...
Artes
A Percepção das Cores
A cor é percebida através dos cones na nossa visão. Existem no
olho cerca de seis milhões de cones e a ausência ou deficiência dos cones causa
o daltonismo. A cor representa uma percepção para o cérebro e o estimula a
diferenciar uma cor da outra. Assim, o cérebro aprende a corrigir a cor dos
objetos, ou seja, se usar um óculos escuro, ao tirá-lo o cérebro mostrará tudo
escuro por um tempo até que perceba que deve deixar a correção.
Pesquisa realizada por um laboratório de cores mostrou que as
pessoas julgam subconscientemente uma outra pessoa, um ambiente ou um objeto
pela cor. O emocional liga a cor a uma determinada situação:
- Vermelho; perigo, quente, excitante, sexo.
- Azul; masculino, frio, calmo, estável.
- Branco; puro, honesto, frio.
- Pastel; feminino, sensível, delicado.
- Laranja; emoção, positivo.
- Negro; morte, poder, autoridade, seriedade.
- Rosa; feminino, quente, ardente.
- Verde; natureza, conforto, esperança, dinheiro.
- Amarelo; sol, calor, calma, tranquilidade.
- Azul; masculino, frio, calmo, estável.
- Branco; puro, honesto, frio.
- Pastel; feminino, sensível, delicado.
- Laranja; emoção, positivo.
- Negro; morte, poder, autoridade, seriedade.
- Rosa; feminino, quente, ardente.
- Verde; natureza, conforto, esperança, dinheiro.
- Amarelo; sol, calor, calma, tranquilidade.
Há pessoas que possuem deficiências para perceber as cores,
essas atingem mais homens que mulheres. O fato de o homem possuir um só
cromossomo X faz com que o número de deficiência seja grande, já nas mulheres, por
possuir dois cromossomos X, é necessário que os dois cromossomos estejam
defeituosos para que sua visão seja afetada.
http://www.brasilescola.com/artes/Entendendo...
A Escola de
Frankfurt
A Escola de Frankfurt consistia em um grupo de intelectuais que
na primeira metade do século passado produzia um pensamento conhecido como
Teoria Crítica. Dentre eles temos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert
Marcuse e Walter Benjamim. Com a II Guerra Mundial, eles saíram de Frankfurt,
na Alemanha, para se refugiar nos Estados Unidos, voltando apenas na década de
50.
Na Europa do início do século XX, os rumos e os resultados a que
se chegaram com os feitos políticos em nome do proletariado e de uma ideologia
marxista começaram a ser reavaliados por alguns intelectuais. A ideia de que a
luta entre burgueses e proletariado iria resolver as coisas era questionada ao
se perceber o crescimento de uma classe média. Segundo consta, esta geração
(subsequente aos primeiros marxistas) que conciliava a teoria (o trabalho
intelectual) com o comando do partido socialista tinha o mal-estar de não
possuir uma definição exata do marxismo.
O marxismo até então era consenso no Partido da Social
Democracia, o qual entendia teoria e prática como palavras sinônimas. Por volta
de 1900, ocorreu uma espécie de clivagem, na qual as duas partes (teoria e
prática) discutiam a realidade e os rumos do marxismo. O contexto europeu da
primeira metade do século será fundamental para se compreender as bases do que
veio a ser o “marxismo ocidental” como resposta aos impasses teóricos e
políticos. Segundo Perry Anderson, o fascismo e o stalinismo foram as duas
grandes tragédias que, de formas diferentes, se abateram sobre o movimento
operário europeu no período entreguerras e que, juntos, pulverizaram e
destruíram os potenciais criadores de uma teoria marxista nativa ligada à
prática das massas do proletariado ocidental.
Enquanto teoria, o marxismo se tornava algo muito diferente de
tudo o que o precedera, acarretando como ponto alto dessa mudança o
deslocamento dos temas e das preocupações da intelectualidade marxista. As
gerações que comporiam o marxismo ocidental (as quais assim o fizeram sem ter
consciência disso, sem ter um ”projeto” definido com este nome) não eram mais
os engajados líderes políticos de outrora, mas agora elaboravam uma produção
intelectual que, em certa medida, se devia ao engajamento político do passado.
Afastavam-se daquele passado clássico (do ponto de vista teórico) e, ao mesmo
tempo, reavaliavam os resultados do marxismo no presente.
Desse modo, nasceu a Escola de Frankfurt, a qual se dedicou, a
partir da década de 20, ao estudo dos problemas tradicionais do movimento
operário, unindo trabalho empírico e análise teórica. Em virtude da perda de
sua tradição intelectual, o marxismo para os frankfurtianos será alvo de um
movimento autorreflexivo. O que será característico no marxismo ocidental é
esta autorreflexão do que era, foi e seria futuramente o marxismo, com obras
que trataram de temas como o “novo” papel do materialismo histórico, o conceito
de história, a tomada da consciência de classe, a cultura, a arte, literatura,
enfim, todos considerados como categorias e instrumentos para se pensar as
transformações, a validade, as limitações, possíveis caminhos e leituras do
marxismo diante da sociedade industrializada moderna. Segundo Danilo Marcondes,
os autores ligados à Escola de Frankfurt não se pretendiam realmente
comentadores ou intérpretes do pensamento de Marx, mas tinham como proposta
buscar inspiração no marxismo para uma análise da sociedade contemporânea.
Para os frankfurtianos, a razão que desponta com a valorização
da ciência cada vez mais evidente, trata-se de uma razão instrumental. Assim, o
que se tinha era uma racionalidade de cunho positivista que visava a dominação
e intervenção na natureza a serviço do poder do capital, estendendo-se esta
dominação também aos homens, cada vez mais alienados dos processos sociais em
que estavam envolvidos. Logo a ciência não seria imparcial, mas controlaria o
exterior e o interior do homem. Ainda segundo Danilo Marcondes, para a Escola
de Frankfurt alguns dos aspectos centrais dessa dominação da técnica seriam a
indústria cultural e a massificação do conhecimento, da arte e da cultura que
se produzia naquele contexto diluindo-se assim a força expressiva de cada um,
seus significados próprios, transformando tudo em objeto de consumo.
Assim, os intelectuais da Escola de Frankfurt conduziram suas
obras a uma esfera crítica e reflexiva quanto ao marxismo, abordando categorias
e conceitos que ora dizem muito sobre as consequências e rumos da prática
marxista do passado e daquele momento em que escreviam, ora dizem respeito a
uma espécie de proposta ou releitura daquilo que poderia (ou não) e mereceria
ser feito. Logo, será da preocupação em sugerir e descortinar uma realidade
reificada e “contaminada” pela lógica capitalista que nascerão tais trabalhos,
num questionamento quanto às maneiras de se alcançar a efetiva tomada da
consciência de classe e, dessa forma, superar a conjuntura capitalista dada.
Curioso...
Céu de
brigadeiro
"Céu de Brigadeiro". A origem se assenta em uma antiga
prática existente entre os membros da Força Aeronáutica.
Quando a sexta-feira chega, muitas pessoas esperam as notícias
do tempo para o fim de semana. Dependendo das condições climáticas, programam
um dia inteiro no clube, um belo passeio na praia ou alguma outra atividade ao
ar livre. Quando o prognóstico é de céu limpo e dia ensolarado, vemos que
algumas pessoas dizem que o dia terá um “céu de brigadeiro”. Mas afinal, será
que um dia bonito com céu azul tem algo a ver com a saborosa guloseima de
chocolate?
De fato, os prazeres de um brigadeiro e um dia com o céu limpo
podem ser equiparados. Contudo, se engana quem faz esse tipo de relação
gastronômica para explicar a origem de tal expressão popular. A sua origem se
assenta em uma antiga prática existente entre os membros da Força Aeronáutica.
Na hierarquia dessa instituição militar, o brigadeiro ocupa o mais importante
posto de comando da Aeronáutica. Geralmente, em razão de sua importância, esse
oficial só faz voos quando o céu apresenta condições favoráveis.
A popularização do “céu de brigadeiro” aconteceu na medida em que os locutores de rádio das décadas de 1940 e 1950 tomaram conhecimento de tal prática militar. Sendo um veículo de comunicação onde as palavras têm grande impacto, vários locutores acharam interessante dizer que o dia tinha um “céu de brigadeiro”. Inicialmente, a curiosa gíria ganhou fama no Rio de Janeiro que, na época, ostentava o posto de capital do país e concentrava grande parte dos voos aéreos realizados.
É interessante ver como alguns termos percorrem uma origem completamente distante daquilo que poderíamos um dia imaginar. Sem dúvida, a língua é uma ferramenta de comunicação que permite as mais amplas possibilidades de construções simbólicas. Se porventura alguém se decepcionou com a origem desse termo, recomendamos o consumo de um prato de brigadeiros em um dia ensolarado. É um belo consolo, não?!
A popularização do “céu de brigadeiro” aconteceu na medida em que os locutores de rádio das décadas de 1940 e 1950 tomaram conhecimento de tal prática militar. Sendo um veículo de comunicação onde as palavras têm grande impacto, vários locutores acharam interessante dizer que o dia tinha um “céu de brigadeiro”. Inicialmente, a curiosa gíria ganhou fama no Rio de Janeiro que, na época, ostentava o posto de capital do país e concentrava grande parte dos voos aéreos realizados.
É interessante ver como alguns termos percorrem uma origem completamente distante daquilo que poderíamos um dia imaginar. Sem dúvida, a língua é uma ferramenta de comunicação que permite as mais amplas possibilidades de construções simbólicas. Se porventura alguém se decepcionou com a origem desse termo, recomendamos o consumo de um prato de brigadeiros em um dia ensolarado. É um belo consolo, não?!
Piada...
Um homem jovem estava fazendo compras no supermercado, quando
notou que uma velhinha o seguia por todos os lados.
Se ele parava, ela parava e ficava olhando para ele.
No fim, já no caixa, ela se atreveu a falar com ele, dizendo:
- Espero que não o tenha feito se sentir incomodado; mas é que você se parece muito com meu filho que faleceu.
O jovem, com um nó na garganta, respondeu que estava bem, que não havia problema.
A velhinha lhe disse:
- Quero lhe pedir algo incomum.
O jovem lhe respondeu:
- Diga-me, em que posso ajudá-la?
A velhinha falou que queria que ele lhe dissesse 'Adeus, Mamãe' quando ela fosse embora do supermercado.
- Isso me fará muito feliz, disse.
O jovem, sabendo que seria um gesto que encheria o coração e espírito da velhinha, aceitou.
Então, enquanto a velhinha passava pela caixa registradora, se voltou sorrindo e, agitando sua mão, disse:
- ADEUS, FILHO!
Ele, cheio de amor e ternura, lhe respondeu efusivamente:
- ADEUS, MAMÃE..
O homem, contente e satisfeito pois, com certeza, havia dado um pouco de alegria à velhinha, continuou pagando suas compras.
- São R$ 554,00, lhe disse a moça do caixa.
- Por que tanto se só levo cinco produtos?
E a moça do caixa lhe disse:
- Sim, mas sua MÃE disse que você pagaria pelas compras dela também.
Moral da história:
Não confie em nenhuma velha de merda que se aproxime de você em algum supermercado!
http://www.piada.com/busca_piadas.php?categoria=08Se ele parava, ela parava e ficava olhando para ele.
No fim, já no caixa, ela se atreveu a falar com ele, dizendo:
- Espero que não o tenha feito se sentir incomodado; mas é que você se parece muito com meu filho que faleceu.
O jovem, com um nó na garganta, respondeu que estava bem, que não havia problema.
A velhinha lhe disse:
- Quero lhe pedir algo incomum.
O jovem lhe respondeu:
- Diga-me, em que posso ajudá-la?
A velhinha falou que queria que ele lhe dissesse 'Adeus, Mamãe' quando ela fosse embora do supermercado.
- Isso me fará muito feliz, disse.
O jovem, sabendo que seria um gesto que encheria o coração e espírito da velhinha, aceitou.
Então, enquanto a velhinha passava pela caixa registradora, se voltou sorrindo e, agitando sua mão, disse:
- ADEUS, FILHO!
Ele, cheio de amor e ternura, lhe respondeu efusivamente:
- ADEUS, MAMÃE..
O homem, contente e satisfeito pois, com certeza, havia dado um pouco de alegria à velhinha, continuou pagando suas compras.
- São R$ 554,00, lhe disse a moça do caixa.
- Por que tanto se só levo cinco produtos?
E a moça do caixa lhe disse:
- Sim, mas sua MÃE disse que você pagaria pelas compras dela também.
Moral da história:
Não confie em nenhuma velha de merda que se aproxime de você em algum supermercado!
Devanear...
Presença - Mário Quintana
É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,
teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento
das horas ponha um frêmito em teus cabelos...
É preciso que a tua ausência trescale
sutilmente, no ar, a trevo machucado,
a folhas de alecrim desde há muito guardadas
não se sabe por quem nalgum móvel antigo...
Mas é preciso, também, que seja como abrir uma janela
e respirar-te, azul e luminosa, no ar.
É preciso a saudade para eu sentir
como sinto - em mim - a presença misteriosa da vida...
Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista
que nunca te pareces com o teu retrato...
E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te!
http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias06-mario-quintana.phpÉ preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,
teu perfil exato e que, apenas, levemente, o vento
das horas ponha um frêmito em teus cabelos...
É preciso que a tua ausência trescale
sutilmente, no ar, a trevo machucado,
a folhas de alecrim desde há muito guardadas
não se sabe por quem nalgum móvel antigo...
Mas é preciso, também, que seja como abrir uma janela
e respirar-te, azul e luminosa, no ar.
É preciso a saudade para eu sentir
como sinto - em mim - a presença misteriosa da vida...
Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista
que nunca te pareces com o teu retrato...
E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te!
Alerta, remédio para dormir, significa saúde em perigo. Menos remédio, mais saúde!
FDA pede
redução na dosagem de remédios contra insônia
Princípio ativo zolpidem deixa as pessoas sonolentas e com
riscos e sofrer acidentes de carro, segundo estudos laboratoriais.
Fabricantes devem reduzir a dose à metade para mulheres, que
eliminam a droga mais lentamente.
Com doses mais baixas o princípio ativo fica por menos tempo no
organismo de manhã.
FDA quer reduzir pela metade a dose de remédios para dormir para
mulheres.
WASHINGTON - A FDA, agência americana que regulamenta alimentos
e medicamentos, anunciou nesta quinta-feira que pediu aos fabricantes dos
remédios contra insônia mais populares nos EUA, como Ambien e Zolpimist, para
reduzir a dose recomendada pela metade para mulheres. Estudos laboratoriais
mostraram que estas drogas podem deixar as pessoas sonolentas de manhã e com
riscos de sofrer acidentes de carros.
O requerimento se aplica a drogas com o princípio ativo zolpidem
(no Brasil, os remédios Lioram e Stilnox o têm em suas fórmulas), de longe o
mais usado para o tratamento da insônia. Com doses mais baixas, a droga
permanece no organismo por menos tempo durante a manhã, reduzindo o risco de
que a pessoa esteja debilitada ao volante.
A FDA disse aos fabricantes que a dose recomendada para
mulheres, que eliminam o zolpidem mais lentamente que os homens, deveria ser
baixada de 10 miligramas para 5 miligramas em produtos de uso imediato. Em
medicamentos de uso contínuo, a redução deve ser de 12,5 miligramas para 6,25
miligramas. Para homens, a FDA informou que os rótulos devem recomendar doses
menores.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/fda-pede-reducao-na-dosagem-de-remedios-contra-insonia-7255408#ixzz2HcDXVIJL
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