domingo, 27 de outubro de 2013

Parricídio atenuado diante da hipotética demência do filho...


Idosa foi encontrada morta dentro de uma mala em Santos (Foto: Arquivo Pessoal)
Vídeo mostra filho carregando mala com o corpo da mãe em Santos, SP
Crime aconteceu em uma das principais avenidas da cidade.
Corpo foi encontrado por uma pessoa que passava e abriu a mala.
A Polícia Civil de Santos, no litoral de São Paulo, divulgou imagens de câmeras de segurança que mostram o momento em que Carlos Macchione de Sampaio, de 39 anos, suspeito de matar a própria mãe, leva a mala onde colocou o corpo da idosa para a rua. O crime aconteceu na madrugada deste sábado (26), o suspeito já está preso.
O vídeo mostra o filho da vítima entrando com a mala no elevador e depois saindo pela porta da frente do prédio, em direção à rua. Ele abre o portão e, sem se preocupar com o movimento de moradores, deixa o compartimento bem em frente. Depois disso volta, arruma o chinelo e entra novamente.
Problemas psicológicos
Familiares da idosa dizem que Carlos, principal suspeito pelo crime segundo a polícia, veio morar com a mãe há pouco tempo e já apresentava distúrbios psicológicos. Segundo Fernando Casali, sobrinho da vítima, o acusado veio do interior de São Paulo. "Ele estava em Termas de Ibirá. Eu que fui buscar, a pedido da minha tia, há cinco meses", lembra.
Fernando relata ainda que seu primo já havia apresentado sinais de algum distúrbio. "Ele tem problema, não sei qual, mas tem algum desvio psicológico. Com álcool ele ficava violento, mas sempre foi super carinhoso", conclui.
Idosa foi encontrada morta dentro de uma mala em Santos. 
O caso
A Polícia Militar foi acionada por volta das 2h de sábado. A mala foi deixada na porta do prédio e encontrada por um morador de rua, que a abriu e avisou um funcionário do edifício. Ao chegar no local, os policiais deram de cara com a mala onde estava o corpo da idosa.
A perícia foi acionada e encontrou sinais de sangue em algumas partes da vítima. A polícia investiga agora como a mulher foi morta e por qual motivo.
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/10/video-mostra-filho-carregando-mala-com-o-corpo-da-mae-em-santos-sp.html

Vídeo mostra filho carregando mala com o corpo da mãe em Santos, SP

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Adiante...

Só rindo...


Refletir...

 
“Uma longa caminhada começa com um simples passo!”
(Provérbio Chinês)

Língua afiada...

PEGADINHA GRAMATICAL
Relação de alguns superlativos absolutos sintéticos


Quando se trata do gênero dos adjetivos, os mesmos apresentam certa divergência quando comparados aos substantivos.

Tomando como ponto de partida os exemplos abaixo, tão logo entenderemos esta diferença:

garoto – garotinho – garotão

Percebemos o substantivo em destaque (garoto), juntamente com seu aumentativo e diminutivo.

Atendo-nos à questão do grau do adjetivo, teríamos:

O garoto é tão esperto quanto seu irmão – Comparativo de igualdade

O garoto é o mais esperto dos irmãos – superlativo relativo de superioridade

O garoto é muito esperto – superlativo absoluto analítico

O garoto é espertíssimo – superlativo absoluto sintético

Em função destas particularidades acima mencionadas, torna-se de fundamental importância ampliarmos nossos conhecimentos no que se refere à maneira correta de empregarmos o superlativo absoluto sintético de alguns adjetivos.

Eis que segue uma relação com os mesmos:

AdjetivosSuperlativo absoluto sintético
ÁgilAgilíssimo ou agílimo
AmargoAmaríssimo
ÁsperoAspérrimo
AmigoAmicíssimo
AgradávelAgradabilíssimo
BomBoníssimo ou ótimo
BenéficoBeneficentíssimo
BenévoloBenevolentíssimo
CruelCrudelíssimo
CapazCapacíssimo
DifícilDificílimo
DócilDocílimo
DoceDulcíssimo ou docíssimo
EficazEficacíssimo
FácilFacílimo
FielFidelíssimo
 Feroz Ferocíssimo
 Frágil Fragílimo
 Geral Generalíssimo
 Grande Máximo
 Humilde Humílimo
 Incrível Incredibilíssimo
 Jovem Juveníssimo
 Livre Libérrimo
 Magro Magríssimo ou macérrimo
 Manso Mansuetíssimo
 Miserável Miserabilíssimo
 Negro Negríssimo ou nigérrimo
 Notável Notabilíssimo
 Nobre Nobilíssimo
 Pobre Paupérrimo ou pobríssimo
 Pequeno Mínimo
 Respeitável Respeitabilíssimo
 Sábio Sapientíssimo
 Sagrado Sacratíssimo
 Simpático Simpaticíssimo
 Terrível Terribilíssimo
 Veloz Velocíssimo
 Voraz Voracíssimo

História...

 
As sete maravilhas do mundo antigo
As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica feita por Antípatro de Sídon. Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos.

Origem da lista

A origem da lista é duvidosa, normalmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que escreveu sobre as estruturas em um poema. Outro documento que contém tal lista é o livro De septem orbis miraculis, do engenheiro grego Philon de Bizâncio. A lista também é conhecida como Ta hepta Thaemata ("as sete coisas dignas de serem vistas").

Os gregos foram os primeiros povos a relacionar as sete maravilhas do mundo entre os anos 150 e 120 a.C.. Extraordinários monumentos e esculturas erguidos pela mão do homem, construídos na antigüidade fascinam por sua majestade, riqueza de detalhes e magnitude até hoje. Podemos imaginar o aspecto que outros monumentos e esculturas tinham a partir de descrições e reproduções estilizadas em moedas.



As Pirâmides de Gizé
 As grandes pirâmides de Gizé, única antiga maravilha do mundo ainda existente
As grandes pirâmides de Gizé, única antiga maravilha do mundo ainda existente
As grandes pirâmides de Gizé, no Egito, única antiga maravilha do mundo ainda existente.
As três pirâmides de Gizé (ou Guiza,  nome mais próximo do original - Gizé é um galicismo) ocupam a primeira posição na lista das sete maravilhas do mundo antigo.

Keóps, Quéfren e Miquerinos, foram construídas como tumbas reais para os reis Khufu (Keóps), Quéfren, e Menkaure (pai, filho e neto), que dão nome às pirâmides. A primeira delas, Queóps, foi construída há mais de 4.500 anos, por volta do ano 2550 a.C., chamada de Grande Pirâmide, a majestosa construção de 147 metros de altura foi a maior construção feita pelo homem durante mais de quatro mil anos, sendo superada apenas no final do século XIX (precisamente em 1889), com a construção da Torre Eiffel.

A grande diferença das Pirâmides de Gizé em relação às outras maravilhas do mundo é que elas ainda persistem, resistindo ao tempo e às intempéries da natureza, encontrando-se em relativo bom estado e, por este motivo, não necessitam de historiadores ou poetas para serem conhecidas, já que podem ser vistas.

O curioso é que as pirâmides de Gizé já eram as mais antigas dentre todas as maravilhas do mundo antigo pois, na época já fazia mais de dois mil anos que haviam sido construídas e são justamente as únicas que se mantém até hoje.
 


Aproximadamente dois milhões de blocos de pedras foram utilizados para a construção das pirâmides.
 
120 metros em mármore


O Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria foi construído a mando de Ptolomeu no ano 280 a.C. pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido. Era uma torre de mármore situada na ilha de Faros (por isso, "farol"), próxima ao porto de Alexandria, Egito.

Com três estágios superpostos - o primeiro, quadrado; o segundo, octogonal; e o terceiro, cilíndrico -, dispunha de mecanismos que assinalavam a passagem do Sol, a direção dos ventos e as horas. Por uma rampa em espiral chegava-se ao topo, onde à noite ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava até 50 km de distância para guiar os navegantes.

Diz à lenda que Sóstrato procurou um material resistente à água do mar e por isso a torre teria sido construída sobre gigantescos blocos de vidro. Mas não há nenhum indício disso.

À exceção das pirâmides de Gizé, foi a que mais tempo durou entre as outras maravilhas do mundo, sendo destruída por um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.



Os Jardins Suspensos da Babilônia
 

Seis montanhas artificiais

A terceira maravilha são os Jardins Suspensos da Babilônia, construídos por volta de 600 a.C., às margens do rio Eufrates, na Mesopotâmia - no atual sul do Iraque. De todas as maravilhas os Jardins Suspensos da Babilônia são os menos conhecidos já que até hoje encontram-se poucos relatos e nenhum sítio arqueológico foi encontrado com qualquer vestígio do monumento. O único que pode ser considerado "suspeito" é um poço fora dos padrões que imagina-se ter sido usado para bombear água.

Os jardins, na verdade, eram seis montanhas artificiais feitas de tijolos de barro cozido, com terraços superpostos onde foram plantadas árvores e flores. Calcula-se que estivessem apoiados em colunas cuja altura variava de 25 a 100 metros. Para se chegar aos terraços subia-se por uma escada de mármore; entre as folhagens havia mesas e fontes. Os jardins ficavam próximos ao palácio do rei Nabucodonosor II, que os teria mandado construir em homenagem à mulher, Amitis, saudosa das montanhas do lugar onde nascera.
  
O Templo de Artêmis
 

200 anos de construção

A quarta maravilha do mundo antigo é o templo de Artêmis (Diana, para os romanos) em Éfeso, construído para a deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, foi o maior templo do mundo antigo. Localizado em Éfeso, atual Turquia, o templo foi construído em 550 a.C. pelo arquiteto cretense Quersifrão e por seu filho, Metagenes. O templo tinha 90 metros de altura, como a estátua da Liberdade, em Nova York - e 45 de largura, o templo era decorado com magníficas obras de arte e  Ártemis foi esculpida em ébano, ouro, prata e pedra preta.

Após concluído, o templo virou atração turística com visitantes de diversos lugares entregando oferendas, e foi destruído em 356 a.C. por Eróstrato, que acreditava que destruindo o templo de Ártemis teria seu nome espalhado por todo o mundo. Sabendo disso, os habitantes da cidade não revelaram seu nome, só conhecido graças ao historiador Strabo. Alexandre (Link para Alexandre) ofereceu-se para restaurar o templo, mas ele começou a ser reconstruído só em 323 a.C., ano da morte do macedônio. Mesmo assim, em 262 d.C., ele foi novamente destruído, desta vez por um ataque dos godos. Com a conversão dos cidadãos da região e do mundo ao cristianismo, o templo foi perdendo importância e veio abaixo em 401 d.C; e hoje existe apenas um pilar da construção original em suas ruínas.
 Ruínas do templo de Artemis em Éfeso, Turquia
Ruínas do templo de Artemis em Éfeso, Turquia

A Estátua de Zeus
 

Marfim, ébano e pedrarias

A quinta maravilha é estátua de Zeus em Olímpia. Foi construída no século V a.C. pelo ateniense  Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos — Zeus. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades. A estátua media de 12 a 15 metros de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas.

Fídias esculpiu Zeus sentado num trono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. Supõe-se que, como em representações de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o cenho franzido. A lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia.

Após 800 anos foi levada para Constantinopla (hoje Istambul), onde acredita-se ter sido destruída em 462 d.C. por um terremoto.

Mausoléu de Halicarnasso
 

Pirâmide de 24 degraus



O mausoléu de Halicarnasso foi o suntuoso túmulo que a rainha Artemísia II de Cária mandou construir sobre os restos mortais de seu irmão e marido, o rei Mausolo, em 353 a.C.. Foi construído por dois arquitetos gregos — Sátiro e Pítis — e por quatro escultores gregos — Briáxis, Escopas, Leocarés e Timóteo. Sendo esta a sexta maravilha do mundo antigo.

Halicarnasso era a capital da Cária - região que englobava cidades gregas ao longo do mar Egeu e das montanhas do interior e hoje faz parte da Turquia.

O romano Plínio descreveu o mausoléu como um suntuoso monumento sustentado por 36 colunas. Com quase 50 metros de altura, ocupava uma área superior a 1200 metros quadrados. Acima da base quadrada, erguia-se uma pirâmide de 24 degraus que tinha no topo uma carruagem de mármore puxada por quatro cavalos.

Dentro ficavam as estátuas de Artemísia e Mausolo, além de trabalhos de Escopas, considerado um dos maiores escultores da Grécia do século IV. Algumas dessas esculturas, como uma estátua de 4,5 metros, provavelmente de Mausolo, encontram-se no Museu Britânico. O túmulo foi destruído, provavelmente por um terremoto, em algum momento entre os séculos XI e XV. As pedras que sobraram da destruição acabaram sendo aproveitadas na construção de edifícios locais.

Hoje, os fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia. A palavra mausoléu é derivada de Mausolo.

 
 O Colosso de Rodes

Um pé em cada margem

O Colosso de Rodes, sétima maravilha do mundo antigo,  era uma gigantesca estátua do deus grego Hélios colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Ela foi finalizada em 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos, tendo 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que adentrasse a ilha passaria entre suas pernas, que possuía um pé em cada margem do canal que levava ao porto. Na sua mão direita havia um farol que guiava as embarcações à noite. Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguia abraçar o seu polegar. Foi construída para comemorar a retirada das tropas macedônias que tentavam conquistar a ilha, e o material utilizado para sua confecção foram armas abandonadas pelos macedônios no lugar. Apesar de imponente, ficou em pé durante apenas 55 anos, sendo abalada por um terremoto que a jogou no fundo da baía. Ptolomeu III se ofereceu para reconstruí-la, mas os habitantes da ilha recusaram por achar que haviam ofendido Hélios. E no fundo do mar ainda era tão impressionante que muitos viajaram para vê-la lá em baixo, onde foi esquecida até a chegada dos árabes, que a venderam como sucata.

Mais uma etapa superada...