Para fixar aprendizado, faça exercício quatro horas
depois, sugere estudo
Atividade física nesse intervalo ajudou voluntários
a reter conhecimento.
Estratégia não funciona quando exercício ocorre logo depois do aprendizado.
Exercícios podem ajudar no aprendizado, segundo estudo.
Cientistas
europeus concluíram que uma boa estratégia para reter melhor um conteúdo
aprendido é fazer atividades físicas. Mas não adianta se exercitar logo depois
da sessão de aprendizado; é preciso dar um intervalo de precisamente quatro
horas.
Pesquisadores
da Universidade Radboud, na Holanda, e da Universidade de Edimburgo, no Reino
Unido, submeteram 72 voluntários a uma sessão em que tiveram que
memorizar 90 associações entre imagens e lugares durante 40 minutos. Eles foram
divididos em três grupos: o primeiro fez exercício logo após a sessão, o
segundo fez exercícios quatro horas depois e o terceiro não fez nenhuma
atividade física.
Dois dias
depois, os voluntários foram testados para verificar quanto lembravam do que
memorizaram na primeira sessão. Os que fizeram exercícios quatro horas depois
foram os que tiveram o melhor desempenho.
"Isso
mostra que podemos melhorar a consolidação da memória ao fazer esporte depois
do aprendizado", diz Guillén Fernández, um dos autores do estudo e
pesquisador do centro médico da Universidade Radboud.
O estudo foi
publicado na revista "Current Biology" nesta quinta-feira (16).
Apesar de
existir uma compreensão de que os exercícios físicos atuam de forma positiva na
consolidação do aprendizado, ainda não é possível precisar de que maneira isso
ocorre. É provável, segundo os pesquisadores, que o resultado tem a ver com a
produção de dopamina e noradrenalina durante a atividade física.