Igrejas ocupam um quinto da TV aberta; campeã é RedeTV, diz
Ancine
Pastor Valdemiro Santiago ocupa grade
de emissora UHF em regime de 'subconcessão'
Um mapa do tipo de conteúdo que ocupou as emissoras abertas em
2015, realizado pela Ancine, mostra que uma a cada cinco horas de programação
da TV aberta é ocupado por programação religiosa.
Segundo o estudo, antecipado nesta quinta pelo jornal "O
Globo", igrejas ocuparam 21,1% da programação, que envolve canais VHF e
UHF.
Entre os canais VHF, os principais, a campeã de vendas de
horários para igrejas é a Rede TV com 43,4% de sua grade vendida para a igreja
Universal; é seguida pela Record, que há anos vende suas madrugadas também para
a Universal (21,7%).
Entre os canais UHF, o campeão foi a CNT, com quase 90% de grade
vendida.
O único canal aberto que não tem nenhum minuto vendido ou cedido
a igrejas é o SBT. Mesmo a Globo cede semanalmente cerca de uma hora para a Igreja
Católica com a "Missa em seu Lar".
No caso da Rede TV, além dos quase 45% de horários vendidos para
religiões, ainda há, no mínimo, outros 25% destinados à publicidade, o que faz
que haja menos de 30% de conteúdo propriamente dito.
Há várias suspeitas de irregularidades nessa venda de horários,
como a chamada "subconcessão" (quando o concessionário cede a
terceiros a programação, caso da CNT e da ex-MTV UHF, mas, por falta de
legislação específica (e clara), isso não tem sido coibido.
Existem e já existiram vários projetos no Congresso que tentaram
brecar esse "mercado da fé", mas o lobby da chamada "bancada
evangélica", tanto na Câmara como no Senado, nunca deixou as propostas
seguirem adiante.
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