Atitudes que podem ser consideradas assédio
moral no trabalho
Muitas atitudes
do empreendedor podem constranger os funcionários e gerar problemas sérios para
a empresa. Não vacile, veja o que pode ser assédio moral:
Quero Matar Meu
Chefe
Assédio moral:
cuidado para não tornar o clima na sua empresa um inferno.
Atitudes que
podem ser consideradas assédio moral no ambiente de trabalho.
Há uma grande
quantidade de atitudes de um gestor que causam constrangimentos ao funcionário.
E, resumidamente, o assédio moral ocorre ao se colocar um indivíduo em uma
situação constrangedora repetidamente. Duas vezes já caracterizam repetição.
Compreender e
evitar essas situações são atitudes fundamentais para a retenção dos
funcionários, preservar o clima organizacional e atrair novos talentos para a
organização. Se não por isso, servem também para reduzir os riscos jurídicos da
empresa.
Entre as
atitudes mais comuns de assédio moral está o feedback negativo de maneira não
apropriada. Criticar alguém em voz alta na frente de seus colegas de profissão
é constrangedor. Além de desmotivar e desmoralizar a pessoa, causa medo em
todos os demais, de que o mesmo ocorra com eles. Feedback é a competência que
exige mais treinamento por parte dos líderes, e sua execução errada é motivo
recorrente de assédio moral.
Uma situação
mais sutil ocorre quando o líder estabelece metas inalcançáveis para o
subordinado. É o caso de, em plena crise econômica, o gerente definir que as
vendas devem aumentar 20%, por exemplo. Como alguém cumprirá isso? E, se o
fizer, qual o custo pessoal envolvido em horas sem dormir, ausência no ambiente
familiar e um grande estresse?
Outra situação
comum, mas também discreta, é a do líder que não oferece informações
necessárias para que o funcionário execute a tarefa de maneira apropriada, em
menor tempo ou com maior qualidade. Em casos extremos, o líder induz o
profissional ao erro.
Observe que isso
causa, propositalmente, um ciclo no qual o funcionário faz algo errado e recebe
um feedback negativo; na sequência, nova tarefa, também com os mesmos vícios de
comportamento da liderança, e o processo se repete.
A vítima, por
fim, acredita que não é capaz de fazer as tarefas sob sua responsabilidade, se
desmotiva e, ou pede demissão, ou transforma-se em alguém resignado. É tudo que
a empresa não precisa, principalmente se for um profissional com qualidade e
que necessite apenas de um ambiente saudável para desenvolver suas atividades.
Muitos gestores
se surpreenderiam com a resposta à seguinte pergunta: por quais doenças de meus
liderados eu sou responsável? A qualidade de vida de todos diminui quanto menos
consciente for um gerente de suas responsabilidades, não apenas com o
resultado, mas também com a maneira como ele é obtido.
Ele pode causar
um clima desanimador, estressante e empobrecedor, ou promover um ambiente
relevante, marcante e inspirador.
O assédio moral
é cada vez mais identificável e intolerável nas organizações. Um bom líder sabe
evitá-lo e reprimir aqueles que o fazem. Afinal, se queremos resultados
duradouros, devemos fomentar a permanência na empresa dos melhores talentos, de
maneira saudável e produtiva.
Vamos em frente!