Japão. Janken Pon
As crianças brasileiras conhecem bem esta brincadeira. Depois de gritar
"jan", "ken" e "pon", se deve fazer um gesto
que represente papel, pedra ou tesoura. O papel embrulha a pedra, a tesoura
corta o papel e a pedra quebra a tesoura. Os coreanos, porém, vão além. O
vencedor deve gritar "atchi muite hoi", que quer dizer "olhe
para este lado". Se o oponente virar o rosto para o mesmo lugar
apontado, ele perde definitivamente o jogo. Senão, é determinado empate.
O senhor Daruma caiu
O pegador, de costas para o resto dos participantes, começa o jogo gritando
"o senhor Daruma caiu!". Neste momento, todas as outras crianças
devem correr e se esconder até ouvirem o pegador dizer a frase outra vez. Ele
sai, então, à procura das pessoas, que só são apanhadas se se moverem. Uma
vez aprisionado, o único jeito de se safar é com a ajuda do resto dos
participantes, que tem de bater nas costas do pegador. Mas eles podem se
aproximar apenas enquanto este não estiver olhando. Caso isto aconteça, devem
ficar parados ou também serão apanhados.
Coréia do Sul. Pump it up
Este fliperama, criado pela empresa coreana Andamiro, se tornou bastante
popular entre os brasileiros. O jogador deve escolher uma música e reproduzir
os passos indicados na tela.
Gangorra Coreana.
O sistema é o mesmo das gangorras nacionais: uma tábua apoiada, no centro, em
um toco de madeira. A diferença está no modo de utilizá-las. Na Coréia, as
pessoas ficam de pé e impulsionam umas às outras. Reza a lenda, que o
brinquedo era usado antigamente pelas mulheres para espionarem seus maridos
por cima do muro.
Coréia e Japão. Go ou Baduk
É o jogo de estratégia mais conhecido na Ásia. Foi inventado na China, apesar
de ter evoluído durante o período imperial japonês. Nesta época, havia um
órgão militar dedicado exclusivamente a estudar suas estratégias. Simulando
uma batalha por território, o baduk (Coréia) ou Go (Japão) compõe-se de um
tabuleiro quadriculado e pedras brancas e pretas. Os jogadores têm como
objetivo formar o maior território e evitar o avanço do adversário.
Yut
Consiste em um jogo de tabuleiro, onde a direção para a qual devem caminhar
as peças é determinado ao se lançar para o alto um pedaço de madeira.
Dependendo do local o toco cair, calcula-se a quantidade de casas que se deve
avançar.
Alemanha. Sardinhas
Um dos participantes deve se esconder dos demais. Quando alguém encontrá-lo,
se esconde no mesmo lugar e assim sucessivamente. O último que sobrar passa a
ser a pessoa que se esconderá na rodada seguinte.
Suíça. Eu espio algo
Esta brincadeira é bastante apreciada pelas crianças mais novas. O líder
escolhe um objeto na sala e diz a frase: "eu espio algo",
fornecendo algum detalhe, como cor ou forma. Os outros participantes tentam
então adivinhar o que é fazendo perguntas. Pistas indicando se as suposições
estão ou não corretas são dadas por meio da resposta do líder (quente, muito
quente, frio, muito frio e morno).
Itália. Mora
O significado do nome deste jogo é
justamente dedos. Duas pessoas, uma de frente para a outra, escondem as mãos
atrás das costas. Ambos pensam qual a quantidade de dedos que o oponente vai
mostrar. Depois chutam, no momento em que apresentam as mãos, quanto vai ser
a somatória destes com o próprio número que irá se indicar. Quem acertar é o
ganhador.
Egito. Silêncio é ouro
Forma-se uma grande roda. Em seguida, é escolhido o líder, que deve começar a
fazer cosquinhas ou careta para o companheiro do lado. Este faz o mesmo para
o seguinte, e assim sucessivamente. Quem der risada ou fizer algum barulho,
perde o jogo.
Paquistão. Oonch Neech
É um jogo de pega-pega com algumas peculiaridades. O pegador tenta apanhar os
outros participantes, mas estes podem fugir subindo em algum lugar mais alto.
Valem árvores, cadeiras e muros, entre outros. Detalhe: a tradução do nome da
brincadeira é "em cima e embaixo".
Colômbia. Pare
Uma das crianças lança uma bola para o alto e grita o nome de outra que
estiver na brincadeira. Esta tem de tentar apanhar a bola antes que ela toque
no chão. Se conseguir, repete-se o processo. Senão, assim que a pessoa a
pegar, deve gritar "pare", o que obriga todos a pararem de correr,
dar três longos passos em direção ao mais próximo e atirar a bola nele.
Taiwan. Apanhe os pintinhos
Trata-se de um popular jogo de pega-pega de Taiwan. Primeiro, determina-se
quem será a águia, a galinha e os pintinhos. A águia tem de se esforçar para
apanhar os pintinhos, que são defendidos a todo custo pela galinha. Aquele
que for apanhado, perde e será a ave na próxima rodada.
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