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Japão. Janken PonAs crianças brasileiras conhecem bem esta brincadeira. Depois de gritar
  "jan", "ken" e "pon", se deve fazer um gesto
  que represente papel, pedra ou tesoura. O papel embrulha a pedra, a tesoura
  corta o papel e a pedra quebra a tesoura. Os coreanos, porém, vão além. O
  vencedor deve gritar "atchi muite hoi", que quer dizer "olhe
  para este lado". Se o oponente virar o rosto para o mesmo lugar
  apontado, ele perde definitivamente o jogo. Senão, é determinado empate.
 
 O senhor Daruma caiu
 O pegador, de costas para o resto dos participantes, começa o jogo gritando
  "o senhor Daruma caiu!". Neste momento, todas as outras crianças
  devem correr e se esconder até ouvirem o pegador dizer a frase outra vez. Ele
  sai, então, à procura das pessoas, que só são apanhadas se se moverem. Uma
  vez aprisionado, o único jeito de se safar é com a ajuda do resto dos
  participantes, que tem de bater nas costas do pegador. Mas eles podem se
  aproximar apenas enquanto este não estiver olhando. Caso isto aconteça, devem
  ficar parados ou também serão apanhados.
 
 Coréia do Sul. Pump it up
 Este fliperama, criado pela empresa coreana Andamiro, se tornou bastante
  popular entre os brasileiros. O jogador deve escolher uma música e reproduzir
  os passos indicados na tela.
 
 Gangorra Coreana.
 O sistema é o mesmo das gangorras nacionais: uma tábua apoiada, no centro, em
  um toco de madeira. A diferença está no modo de utilizá-las. Na Coréia, as
  pessoas ficam de pé e impulsionam umas às outras. Reza a lenda, que o
  brinquedo era usado antigamente pelas mulheres para espionarem seus maridos
  por cima do muro.
 
 Coréia e Japão. Go ou Baduk
 É o jogo de estratégia mais conhecido na Ásia. Foi inventado na China, apesar
  de ter evoluído durante o período imperial japonês. Nesta época, havia um
  órgão militar dedicado exclusivamente a estudar suas estratégias. Simulando
  uma batalha por território, o baduk (Coréia) ou Go (Japão) compõe-se de um
  tabuleiro quadriculado e pedras brancas e pretas. Os jogadores têm como
  objetivo formar o maior território e evitar o avanço do adversário.
 
 Yut
 Consiste em um jogo de tabuleiro, onde a direção para a qual devem caminhar
  as peças é determinado ao se lançar para o alto um pedaço de madeira.
  Dependendo do local o toco cair, calcula-se a quantidade de casas que se deve
  avançar.
 
 Alemanha. Sardinhas
 Um dos participantes deve se esconder dos demais. Quando alguém encontrá-lo,
  se esconde no mesmo lugar e assim sucessivamente. O último que sobrar passa a
  ser a pessoa que se esconderá na rodada seguinte.
 
 Suíça. Eu espio algo
 Esta brincadeira é bastante apreciada pelas crianças mais novas. O líder
  escolhe um objeto na sala e diz a frase: "eu espio algo",
  fornecendo algum detalhe, como cor ou forma. Os outros participantes tentam
  então adivinhar o que é fazendo perguntas. Pistas indicando se as suposições
  estão ou não corretas são dadas por meio da resposta do líder (quente, muito
  quente, frio, muito frio e morno).
 
 Itália. Mora
 
O significado do nome deste jogo é
  justamente dedos. Duas pessoas, uma de frente para a outra, escondem as mãos
  atrás das costas. Ambos pensam qual a quantidade de dedos que o oponente vai
  mostrar. Depois chutam, no momento em que apresentam as mãos, quanto vai ser
  a somatória destes com o próprio número que irá se indicar. Quem acertar é o
  ganhador.
 Egito. Silêncio é ouro
 Forma-se uma grande roda. Em seguida, é escolhido o líder, que deve começar a
  fazer cosquinhas ou careta para o companheiro do lado. Este faz o mesmo para
  o seguinte, e assim sucessivamente. Quem der risada ou fizer algum barulho,
  perde o jogo.
 
 Paquistão. Oonch Neech
 É um jogo de pega-pega com algumas peculiaridades. O pegador tenta apanhar os
  outros participantes, mas estes podem fugir subindo em algum lugar mais alto.
  Valem árvores, cadeiras e muros, entre outros. Detalhe: a tradução do nome da
  brincadeira é "em cima e embaixo".
 
 Colômbia. Pare
 Uma das crianças lança uma bola para o alto e grita o nome de outra que
  estiver na brincadeira. Esta tem de tentar apanhar a bola antes que ela toque
  no chão. Se conseguir, repete-se o processo. Senão, assim que a pessoa a
  pegar, deve gritar "pare", o que obriga todos a pararem de correr,
  dar três longos passos em direção ao mais próximo e atirar a bola nele.
 
 Taiwan. Apanhe os pintinhos
 Trata-se de um popular jogo de pega-pega de Taiwan. Primeiro, determina-se
  quem será a águia, a galinha e os pintinhos. A águia tem de se esforçar para
  apanhar os pintinhos, que são defendidos a todo custo pela galinha. Aquele
  que for apanhado, perde e será a ave na próxima rodada.
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