Brincadeiras
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Japão. Janken Pon
As crianças brasileiras conhecem bem esta brincadeira. Depois de gritar "jan", "ken" e "pon", se deve fazer um gesto que represente papel, pedra ou tesoura. O papel embrulha a pedra, a tesoura corta o papel e a pedra quebra a tesoura. Os coreanos, porém, vão além. O vencedor deve gritar "atchi muite hoi", que quer dizer "olhe para este lado". Se o oponente virar o rosto para o mesmo lugar apontado, ele perde definitivamente o jogo. Senão, é determinado empate. O senhor Daruma caiu O pegador, de costas para o resto dos participantes, começa o jogo gritando "o senhor Daruma caiu!". Neste momento, todas as outras crianças devem correr e se esconder até ouvirem o pegador dizer a frase outra vez. Ele sai, então, à procura das pessoas, que só são apanhadas se se moverem. Uma vez aprisionado, o único jeito de se safar é com a ajuda do resto dos participantes, que tem de bater nas costas do pegador. Mas eles podem se aproximar apenas enquanto este não estiver olhando. Caso isto aconteça, devem ficar parados ou também serão apanhados. Coréia do Sul. Pump it up Este fliperama, criado pela empresa coreana Andamiro, se tornou bastante popular entre os brasileiros. O jogador deve escolher uma música e reproduzir os passos indicados na tela. Gangorra Coreana. O sistema é o mesmo das gangorras nacionais: uma tábua apoiada, no centro, em um toco de madeira. A diferença está no modo de utilizá-las. Na Coréia, as pessoas ficam de pé e impulsionam umas às outras. Reza a lenda, que o brinquedo era usado antigamente pelas mulheres para espionarem seus maridos por cima do muro. Coréia e Japão. Go ou Baduk É o jogo de estratégia mais conhecido na Ásia. Foi inventado na China, apesar de ter evoluído durante o período imperial japonês. Nesta época, havia um órgão militar dedicado exclusivamente a estudar suas estratégias. Simulando uma batalha por território, o baduk (Coréia) ou Go (Japão) compõe-se de um tabuleiro quadriculado e pedras brancas e pretas. Os jogadores têm como objetivo formar o maior território e evitar o avanço do adversário. Yut Consiste em um jogo de tabuleiro, onde a direção para a qual devem caminhar as peças é determinado ao se lançar para o alto um pedaço de madeira. Dependendo do local o toco cair, calcula-se a quantidade de casas que se deve avançar. Alemanha. Sardinhas Um dos participantes deve se esconder dos demais. Quando alguém encontrá-lo, se esconde no mesmo lugar e assim sucessivamente. O último que sobrar passa a ser a pessoa que se esconderá na rodada seguinte. Suíça. Eu espio algo Esta brincadeira é bastante apreciada pelas crianças mais novas. O líder escolhe um objeto na sala e diz a frase: "eu espio algo", fornecendo algum detalhe, como cor ou forma. Os outros participantes tentam então adivinhar o que é fazendo perguntas. Pistas indicando se as suposições estão ou não corretas são dadas por meio da resposta do líder (quente, muito quente, frio, muito frio e morno). Itália. Mora
O significado do nome deste jogo é
justamente dedos. Duas pessoas, uma de frente para a outra, escondem as mãos
atrás das costas. Ambos pensam qual a quantidade de dedos que o oponente vai
mostrar. Depois chutam, no momento em que apresentam as mãos, quanto vai ser
a somatória destes com o próprio número que irá se indicar. Quem acertar é o
ganhador.
Egito. Silêncio é ouro Forma-se uma grande roda. Em seguida, é escolhido o líder, que deve começar a fazer cosquinhas ou careta para o companheiro do lado. Este faz o mesmo para o seguinte, e assim sucessivamente. Quem der risada ou fizer algum barulho, perde o jogo. Paquistão. Oonch Neech É um jogo de pega-pega com algumas peculiaridades. O pegador tenta apanhar os outros participantes, mas estes podem fugir subindo em algum lugar mais alto. Valem árvores, cadeiras e muros, entre outros. Detalhe: a tradução do nome da brincadeira é "em cima e embaixo". Colômbia. Pare Uma das crianças lança uma bola para o alto e grita o nome de outra que estiver na brincadeira. Esta tem de tentar apanhar a bola antes que ela toque no chão. Se conseguir, repete-se o processo. Senão, assim que a pessoa a pegar, deve gritar "pare", o que obriga todos a pararem de correr, dar três longos passos em direção ao mais próximo e atirar a bola nele. Taiwan. Apanhe os pintinhos Trata-se de um popular jogo de pega-pega de Taiwan. Primeiro, determina-se quem será a águia, a galinha e os pintinhos. A águia tem de se esforçar para apanhar os pintinhos, que são defendidos a todo custo pela galinha. Aquele que for apanhado, perde e será a ave na próxima rodada. |
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Curioso...
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