sábado, 31 de agosto de 2013

Melhor amigo...

Como calcular a "idade humana" dos cães?
Quem nunca ouviu alguém dizer que para saber a idade humana de um cão basta multiplicar sua idade canina por sete? Porém este cálculo não é muito correto. Cada cão tem o seu próprio tempo de envelhecimento.

Tendo isso em mente, a BBC criou uma calculadora que vai ajudar os donos de cães a descobrirem uma idade mais aproximada do seu animal de estimação.

E para desvendar alguns mitos acerca da idade canina e dos hábitos de cada fase, conversamos com a consultora comportamental e adestradora do Cão Cidadão, Malu Araújo:

- Cada ano canino deve ser multiplicado por 7 para termos sua idade humana.
MITO: Como a diversidade de raças e tamanhos dos cachorros é grande, esse cálculo varia de acordo com o porte do animal. Inclusive outra informação que deve ser levada em consideração é que os cães envelhecem mais nos dois primeiros anos de vida, então para a maioria das raças um cachorro de 1 ano de vida, na idade humana terá mais ou menos 15 anos, aos 2 anos terá em torno de 23, 24 anos, a partir dos 3 anos é que esse cálculo muda, e ai cada um envelhece de acordo com o seu porte e tamanho.

- Quanto maior o porte do cão, mais rápido ele envelhece.
VERDADE: Para chegarmos a um cálculo mais preciso, a média (a partir dos 3 anos caninos) é: para cães de pequeno porte devemos multiplicar sua idade por 5, cães de porte médio por 6 e cães grandes em torno de 7 a 8 vezes.

- Não há diferenças na composição da ração. O que muda apenas é o tamanho dos grãos (menores para filhotes e maiores para adultos).
MITO: É muito importante que o filhote se alimente com ração específica, pois ela contém ingredientes para o desenvolvimento saudável do cãozinho. Ao atingir um ano a ração deve ser de adulto e a troca de uma pela outra deve ser feita gradualmente. Finalmente, na fase que o cão está mais velho, deve-se usar uma ração sênior  pois eles podem ter mais dificuldade em morder grãos grandes ou mais duros. Em cada fase da vida, o cão têm necessidades especiais que devem ser supridas para garantir que ele continuará saudável.

- Cães adultos e idosos devem fazer atividades físicas.
VERDADE: Todos os cães devem fazer atividade física, independente do porte ou idade eles precisam se exercitar. Os filhotes tem mais disposição e aguentam atividades mais intensas, um cão adulto deve-se levar em consideração a rotina diária de exercícios e não é recomendado apenas um dia de exercício intenso enquanto nos outros dias da semana o cachorro tem uma vida sedentária. Já os idosos também podem praticar exercícios  caminhar e brincar, mas de uma maneira adequada a sua idade, pois eles podem começar a apresentar dores nas articulações e músculos. Por isso é sempre importante conversar com o veterinário. Independente da idade fazer uma massagem no cão é indicado pois assim você aprenderá a conhecê-lo melhor e sentirá alguma alteração.
- Filhotes devem beber leite
MITO: Somente o leite da mãe, o leite de vaca tem muita lactose - substância que pode causar diarréia.

- Filhotes em desmame ou cães idosos devem ter suas rações amolecidas.
MITO: A ração é o alimento completo e balanceado para os cães, inclusive o atrito dos grãos nos dentes é necessário para auxiliar na limpeza. Filhotes na fase de desmame tem a necessidade de comer um alimento mais pastoso mas não é a ração amolecida, é um alimento específico para a fase. Os cães idosos podem apresentar um pouco de problema dentário que dificulta o triturar do grão, por isso a ração deve acompanhar a idade; rações sênior costumam ser mais macias e com grãos menores, para facilitar a mastigação. Logo, não devemos molhar a ração, muito menos com leite.

- Cães idosos não devem brincar para não se esforçarem muito.
MITO: O que você deve levar em consideração é como anda a saúde do seu cão. Se ele apresentar alguma alteração como displasia, não o faça correr atrás de uma bolinha (principalmente em um piso liso) pois, pode prejudicar esta condição ainda mais. No entanto, se ele está acostumado a uma rotina de passeio diário e não apresenta nenhuma alteração no retorno para casa, você pode sim continuar com os passeios e brincadeiras.

- Cães possuem comportamentos diferentes dependendo da sua faixa etária.
VERDADE: Filhotes de uma forma geral são mais ansiosos e por isso tem a tendência a fazer mais bagunça, destruir móveis e objetos; muitos também ainda não aprenderam o local correto de fazer as necessidades. Quanto aos adultos, as reclamações mais comuns são: cães que puxam para passear e cães reativos com pessoas ou outros animais. Já os idosos, estes podem apresentar algumas mudanças comportamentais.

- Não se pode ensinar truques a um cão adulto ou idoso.
MITO: Os cães aprendem em qualquer fase da vida. Filhotes aprendem com um pouco mais de facilidade, por isso ensinando o que se espera desde pequeno, evitamos que comportamentos errados apareçam. Ressalto que para entendê-los e fazer com que eles nos entendam, sempre vale a pena procurar um profissional especialista em comportamento para auxiliar a lidar com determinadas situações.

Sem rumo...

Mais Médicos
"Nossa medicina é quase de curandeirismo", diz doutor cubano.

Gilberto Velazco Serrano, de 32 anos, conta por que, em 2006, desertou de uma missão de seu país na Bolívia - na qual os médicos eram vigiados por paramilitares

Aretha Yarak
O cubano Gilberto Velazco Serrano, de 32 anos, é médico. Na ilha dos irmãos Castro ele aprendeu seu ofício em meio a livros desatualizados e à falta crônica de medicamentos e de equipamentos. Os sonhos de ajudar os desamparados bateu de frente, ainda durante sua formação universitária, com a dura realidade de seu país: falta de infraestrutura, doutrinação política e arbitrariedade por parte do governo. "É triste, mas eu diria que o que se pratica em Cuba é uma medicina quase de curandeirismo”, diz  Velazco.

Ao ser enviado à Bolívia em 2006, para o que seria uma ação humanitária, o médico se viu em meio a uma manobra política, que visava pregar a ideologia comunista. “A brigada tinha cerca de 10 paramilitares, que estavam ali para nos dizer o que fazer”. Velazco não suportou a servidão forçada e fugiu. Sua primeira parada foi pedir abrigo político no Brasil, que permitiu sua estada apenas de maneira provisória. Hoje, ele mora com a família em Miami, nos Estados Unidos, onde tem asilo político e estuda para revalidar seu diploma. De lá, ele concedeu a seguinte entrevista ao site de VEJA:

Como os médicos são selecionados para as missões?
Eles são obrigados a participar. Em Cuba, se é obrigado a tudo, o governo diz até o que você deve comer e o que estudar. As brigadas médicas são apenas uma extensão disso. Se eles precisam de 100 médicos para uma missão, você precisa estar disponível. Normalmente, eles faziam uma filtragem ideológica, selecionavam pessoas alinhadas ao regime. Mas com tantas colaborações internacionais, acredito que essa filtragem esteja menos rígida ou tenha até acabado.

Como foi sua missão?
Fomos enviados 140 médicos para a Bolívia em 2006. Disseram que íamos ficar no país por três meses para ajudar a população após uma enchente. Quando cheguei lá, fiquei sabendo que não chovia há meses. Era tudo mentira. Os três meses iniciais viraram dois anos. O pior de tudo é que o grupo de 140 pessoas não era formado apenas por médicos - havia pelo menos 10 paramilitares. A chefe da brigada, por exemplo, não era médica. Os paramilitares estavam infiltrados para impedir que a gente fugisse.

Paramilitares?
Vi armas dentro das casas onde eles moravam. Eles andavam com dinheiro e viviam em mansões, enquanto nós éramos obrigados a morar nos hospitais com os pacientes internados. Quando chegamos a Havana para embarcar para a Bolívia, assinamos uma lista para registro. Eram 14 listas com 10 nomes cada. Em uma delas, nenhum dos médicos pode assinar. Essa era a lista que tinha os nomes dos paramilitares.

Como era o trabalho dos paramilitares?
Não me esqueço do que a chefe da brigada disse: “Vocês são guerrilheiros, não médicos. Não viemos à Bolívia tratar doenças parasitárias, vocês são guerrilheiros que vieram ganhar a luta que Che Guevara não pode terminar”. Eles nos diziam o que fazer, como nos comportar e eram os responsáveis por evitar deserções e impedir que fugíssemos. Na Bolívia, ela nos disse que deveríamos estudar a catarata. Estávamos lá, a priori, para a atenção básica – não para operações como catarata. Mas tratar a catarata, uma cirurgia muito simples, tinha um efeito psicológico no paciente e também na família. Todos ficariam agradecidos à brigada cubana.

Você foi obrigado a fazer algo que não quisesse?
Certa vez, eu fui para Santa Cruz para uma reunião, lá me disseram que eu teria de ficar no telefone, para atender informações dos médicos e fazer estatísticas. O objetivo era cadastrar o número de atendimentos feitos naquele dia. Alguns médicos ligavam para passar informações, outros não. Eu precisava falar com todos, do contrário os líderes saíam à caça daquele com quem eu não havia conversado. Quando terminei o relatório, 603 pacientes tinham sido atendidos. Na teoria, estávamos em 140 médicos na Bolívia, mas foi divulgado oficialmente que o grupo seria de 680. Então como poderiam ter sido feitas apenas 603 consultas? Acabei tendo que alterar os dados, já que o estabelecido era um mínimo de 72 atendimentos por médico ao dia. Os dados foram falsificados.

Como é a formação de um médico em Cuba?
Muito ruim. É uma graduação extremamente ideologizada, as aulas são teóricas, os livros são velhos e desatualizados. Alguns tinham até páginas perdidas. Aprendi sobre as doenças na literatura médica, porque não tinha reativo de glicemia para fazer um exame, por exemplo. Não dava para fazer hemograma. A máquina de raio-X só podia ser usada em casos extremos. Os hospitais tinham barata, ratos e, às vezes, faltava até água. Vi diversos pacientes que só foram medicados porque os parentes mandavam remédios dos Estados Unidos. Aspirina, por exemplo, era artigo raro. É triste, mas eu diria que é uma medicina quase de curandeiro. Você fala para o paciente que ele deveria tomar tal remédio. Mas não tem. Aí você acaba tendo que indicar um chá, um suco.

Como era feita essa "graduação extremamente ideologizada" que o senhor menciona?
Tínhamos uma disciplina chamada preparação militar. Ficávamos duas semanas por ano fora da universidade para atender a essa demanda. Segundo o governo cubano, o imperialismo iria atacar a ilha e tínhamos que nos defender. Assim, estudávamos tudo sobre bombas químicas, aprendíamos a atirar com rifle, a fazer maquiagem de guerra e a nos arrastar no chão. Mas isso não é algo exclusivo na faculdade de medicina, são ensinamentos dados até a crianças.

Como é o sistema de saúde de Cuba?
O país está vivendo uma epidemia de cólera. Nas últimas décadas não havia registro dessa doença. Agora, até a capital Havana está em crise. A cólera é uma doença típica da pobreza extrema, ela não é facilmente transmissível. Isso acontece porque o sistema público de saúde está deteriorado. Quase não existem mais médicos em Cuba, em função das missões.

Por que você resolveu fugir da missão na Bolívia?
Nasci em Cuba, estudei em Cuba, passei minha vida na ilha. Minha realidade era: ao me formar médico eu teria um salário de 25 dólares, sem permissão para sair do país, tendo que fazer o que o governo me obrigasse a fazer. Em Cuba, o paramédico é uma propriedade do governo. A Bolívia era um país um pouco mais livre, mas, supostamente, eu tinha sido enviado para trabalhar por apenas três meses. Lá, me avisaram que eu teria de ficar por dois anos. Eu não tinha opção. Eram pagos 5.000 dólares por médico, mas eu recebia apenas 100 dólares: 80 em alimentos que eles me davam e os 20 em dinheiro. A verdade é que eu nunca fui pago corretamente, já que médico cubano não pode ter dinheiro em mãos, se não compra a fuga. Todas essas condições eram insustentáveis.

Você pediu asilo no Brasil?
Pedi que o Brasil me ajudasse no refúgio. Aleguei que faria o Revalida e iria para o Nordeste trabalhar em regiões pobres, mas a Polícia Federal disse que não poderia regularizar minha situação. Consegui um refúgio temporário, válido de 1 de novembro de 2006 a 4 de fevereiro de 2007. Nesse meio tempo, fui à embaixada dos Estados Unidos e fui aprovado.

Após a sua deserção, sua família sofreu algum tipo de punição?
Eles foram penalizados e tiveram de ficar três anos sem poder sair de Cuba. Meus pais nunca receberam um centavo do governo cubano enquanto estive na Bolívia, mas sofreram represálias depois que eu decidi fugir.

Quando você foi enviado à Bolívia era um recém-formado. A primeira leva de cubanos no Brasil é composta por médicos mais experientes...
Pelo o que vivi, sei que isso é tudo uma montagem de doutrinação. Essas pessoas são mais velhas porque os jovens como eu não querem a ditadura. Eu saí de Cuba e não voltei mais. No caso das pessoas mais velhas, talvez eles tenham família, marido, filhos em Cuba. É mais improvável que optem pela fuga e deixem seus familiares para trás. Geralmente, são pessoas que vivem aterrorizadas, que só podem falar com a imprensa quando autorizadas.

Os médicos cubanos que estão no Brasil deveriam fazer o Revalida?
Sim. Em Cuba, os médicos têm de passar por uma revalidação para praticar a medicina dentro do país. Sou favorável que os médicos estrangeiros trabalhem no Brasil, mas eles precisam se adequar à legislação local. Além do mais, a formação médica em Cuba está muito crítica. Eu passei o fim da minha graduação dentro de um programa especial de emergência. A ideia era que eles reduzissem em um ano minha formação, para que eu pudesse ser enviado à Bolívia. O governo cubano está fazendo isso: acelerando a graduação para poder enviar os médicos em missões ao exterior.

Em busca de diproma...

As faculdades brasileiras estão na UTI

O Brasil tem mais cursos de medicina que os Estados Unidos. Com problemas de gestão, equipamento e professores, eles falham na formação dos nossos médicos.

Durante dois anos e meio, a mineira Izabela Carvalhal, de 22 anos, frequentou um cursinho pré-vestibular para garantir uma vaga no curso de medicina da Universidade Gama Filho, então uma das mais conceituadas instituições privadas de ensino no Rio de Janeiro. Aprovada no vestibular de julho de 2011, Izabela fez as malas e desembarcou no campus do bairro de Piedade, onde a Gama Filho forma médicos desde 1965. Na manhã da última quinta-feira, Izabela assistia a uma aula de cardiologia de forma improvisada, no pátio da universidade. A derrocada do sonho de Izabela começou no final de 2011, quando o grupo Galileo Educacional assumiu a administração da Gama Filho. Com a promessa de reerguer uma universidade endividada, os novos gestores demitiram 600 funcionários e aumentaram o valor das mensalidades – a de medicina subiu de R$ 2.700 para R$ 3.500 mensais.

O efeito das medidas foi desastroso. Cresceram a inadimplência e a evasão de alunos.  Professores e funcionários entraram em greve por atraso nos salários. 

No início de agosto, os alunos encontraram um aviso no portão: a Gama Filho estava fechada e as provas adiadas. O Ministério da Educação suspendeu os vestibulares. Desde então, 30 estudantes ocupam a sala da reitoria. Izabela não sabe se conseguirá o diploma. Nem ela nem nenhum dos cerca de 2.100 alunos do curso.

Por 40 anos, os alunos da Gama Filho tiveram aulas práticas na Santa Casa do Rio de Janeiro, hospital com mais de 500 leitos. No final de 2011, a direção da universidade demitiu 140 professores que também eram médicos do hospital. Seria o fim do ensino prático, se 40 professores não tivessem decidido trabalhar de graça para socorrer os alunos. 

A Gama Filho ofereceu como alternativa um pequeno hospital de 40 leitos, na Barra da Tijuca. Havia mais alunos de medicina que pacientes, e o projeto foi abandonado. Hoje, os alunos têm aulas práticas no hospital municipal de Piedade. “Nessa crise, por dó, a prefeitura ainda deixa os alunos estudar no hospital”, diz a estudante Fernanda Lopes Moreira. 

Até 2010, antes da crise, o curso de medicina da Gama Filho tinha nota 3, numa escala que vai de 1 a 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação. Chegou a ser um dos mais concorridos entre as faculdades privadas do Rio. Se fosse realizada uma nova avaliação neste ano, o conceito da Gama Filho certamente despencaria. A direção da faculdade diz que resolverá os problemas de caixa até setembro, quando pretende retomar as aulas.

O caso da Gama Filho é um exemplo extremo e dramático dos problemas sérios que envolvem a formação dos médicos no Brasil. Nas últimas semanas, o país debate a chegada de profissionais estrangeiros, a maioria cubanos, para trabalhar em locais distantes, onde não há profissionais. 

A solução, já adotada pelo Brasil no passado e por países como o Canadá, pode resolver um problema emergencial de falta de profissionais. Mas escamoteia um problema maior, estrutural, que se reflete na saúde pública nacional: a qualidade da formação dos médicos. 

“O país não tem uma formação sólida na graduação médica”, afirma Mário Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). “Cada vez mais, as escolas não formam adequadamente”, afirma Florentino Cardozo, da Associação Brasileira de Médicos (AMB). “Os médicos mais novos dominam muito conteúdo, mas de maneira trivial. Têm dificuldades em se aprofundar.”

Este é o Brasil de todos...

Homem que deveria ter sido solto em 1989, continua preso em hospital psiquiátrico (Foto: Juiz Paulo Irion/Aquivo pessoal) (Foto: Juiz Paulo Irion/CNJ)
Mutirão carcerário descobre preso no CE que devia estar solto desde 1989

Homem foi preso na década de 60 e recebeu alvará de soltura em 1989.

Com cerca de 80 anos, ele pode ser o detento mais antigo do país, diz juiz.

Um homem de aproximadamente 80 anos está preso irregularmente no Ceará. Ele foi preso na década de 1960, recebeu alvará de soltura em 1989, após ter a pena extinta pela Justiça, embora permaneça em uma unidade prisional, o Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), em Itaitinga, na Grande Fortaleza (RMF). O homem foi identificado durante o Mutirão Carcerário que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza no Ceará desde 7 de agosto.

“Acho que este ser humano, em uma cadeira de rodas, usando fraldas, deve ser o preso mais antigo do Brasil, pois a informação é de que ingressou no sistema prisional na década de 60 do século passado”, afirmou o juiz Paulo Augusto Irion, um dos coordenadores do Mutirão Carcerário do CNJ. Segundo ele, outras cinco pessoas estão na mesma situação.

A CNJ faz o mutirão iniciou em Fortaleza em 7 de agosto com o objetivo de avaliar as condições de encarceramento no estado e verificar se há prisões ilegais. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O nome, idade e motivo pelo qual o detento foi preso não foram revelados. A CNJ afirma que vai procurar regularizar a situação dele.


Outros casos
“Nesse instituto, me deparei com seis pessoas internadas que já tiveram declaradas extintas as suas punibilidades, porém permanecem recolhidas devido ao abandono dos familiares, acrescido ainda ao fato da ausência de uma instituição hospitalar própria para abrigá-los. Essas pessoas não mais poderiam permanecer no local, entre as que estão internadas em decorrência da intervenção do Direito Penal. A situação dessas pessoas é meramente de saúde, não mais de Direito Penal”, criticou o magistrado.

O juiz disse ainda que o Instituto Psiquiátrico funciona em um prédio antigo, que precisa de “urgentíssimas reformas estruturais”, como muitas unidades do sistema carcerário do Ceará, inspecionadas pelo mutirão. 

As inspeções de unidades prisionais em todo o estado seguirão até o dia 6 de setembro, com o reexame de cerca de 18,6 mil processos de presos condenados e provisórios. O objetivo é avaliar as condições de encarceramento e garantir o atendimento aos direitos dos detentos.

Essa será a terceira vez que o Ceará recebe o Mutirão Carcerário. A primeira aconteceu em 2009 e a segunda em 2011. Na última visita, foram examinados 6.500 processos e cerca de 1.200 presos foram soltos. Segundo dados da Secretaria de Justiça do Estado, existem no Ceará, 19.665 presos.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Só rindo...




Refletir...

“Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo apenas de ficar parado.” (Provérbio Chinês)

http://pensador.uol.com.br/autor/proverbio_chines/5/

Língua afiada...

PEGADINHA GRAMATICAL
Figuras de palavra ou semânticas
Figuras de palavra ou semânticas representam os recursos estilísticos dos quais o emissor se utiliza, materializados pelo emprego de uma palavra pela outra.
   
Figuras de palavra ou figuras semânticas se caracterizam pelo emprego de uma palavra pela outra, por haver nelas uma relação de semelhança.
  
Por ora falaremos um pouco mais sobre as figuras de palavra. Dessa forma, por que não contemplarmos alguns fragmentos de um conhecido poema de Mário Quintana, abaixo descrito?

Os poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
[...]
                                   Mário Quintana

Surge a pergunta: que relação existe entre os pássaros e os poemas? É justamente na tentativa de esclarecer tal questão que se encontra a razão de as figuras de palavras existirem. Sim, pois elas representam os recursos estilísticos utilizados pelo emissor, os quais consistem no emprego de um termo diferente daquele tido como convencional (materializado por uma espécie de substituição), a fim de conferir uma maior expressividade junto à mensagem por ele retratada. Assim, resta-nos concluir que os pássaros, munidos de toda sua liberdade de atingir grandes alturas, indo um pouco mais além, assemelham-se à capacidade imaginativa, ao poder de criação do próprio poeta frente ao trabalho que realiza com a linguagem.

Assim sendo, passemos a estabelecer familiaridade com os principais casos que integram as chamadas figuras de palavra ou figuras semânticas, assim subdivididas:

Metáfora

A título de melhor compreendermos as características inerentes a esta figura, observemos as palavras de Mattoso Câmara, assim expressas:

“Não há, aparentemente, uma relação real entre as duas palavras, isto é, não se fundamenta numa relação objetiva, mas sim, numa relação toda subjetiva [...]”.

O referido autor apenas confirma o que antes dissemos, ou seja, a metáfora se define pelo emprego de uma palavra por outra, em virtude de haver entre elas (mesmo não sendo real) certa semelhança. Assim, podemos perfeitamente aproveitar as palavras de Quintana para exemplificá-la, ou seja:

“Os poemas são pássaros que chegam”...

Comparação

Podemos afirmar que a comparação apenas se distingue da metáfora pelo fato de nela haver conectivos comparativos de forma explícita, retratados por “assim como, tal qual, tal como, que nem, feito”, bem como por alguns verbos, como é o caso de “parecer, assemelhar-se”, entre outros. Vejamos:

“Cabelos tão escuros como a asa da graúna”. (José de Alencar)

Metonímia

Figura que se caracteriza pela substituição de uma palavra por outra, em virtude de haver entre elas algum grau de semelhança, proximidade de sentido ou implicação mútua. Assim, tal substituição fundamenta-se numa relação objetiva, podendo se manifestar de distintos modos, entre eles:

a)  a causa pelo efeito:

Vivemos do nosso trabalho. (do produto do trabalho, fazendo referência ao alimento)

b) o efeito pela causa:

O poeta bebeu a morte. (referindo-se ao veneno)

c) o instrumento pela pessoa que o utiliza:

Aquele garoto é um bom garfo (comilão, guloso)

d) o autor pela obra:

Minha paixão é ler Castro Alves. (a obra de Castro Alves)

e) o continente pelo conteúdo:

Tomamos dois copos de suco. (o conteúdo que continha no recipiente)

f) o concreto pelo abstrato:

A verdade sempre vencerá. (os que dizem a verdade)

g) o inventor pelo invento:

Einstein possibilitou a teoria da relatividade. (a invenção de Einstein)

h) a parte pelo todo:

O bonde passa cheio de pernas...(Drummond)

i) a marca pelo produto:

Só tomamos Bohemia (a cerveja da marca Bohemia)

j) singular pelo plural:

Os direitos da mulher devem ser respeitados. (os direitos de todas as mulheres)

l) o material pelo objeto

O soar dos bronzes anuncia a procissão. (os sinos)

m) o nome próprio pelo nome comum (o indivíduo pela espécie):

Ele se revelou como um judas. (traidor)

Catacrese

Trata-se de uma figura que em virtude de seu contínuo se tornou cristalizada, perdendo assim seu caráter estilístico. É como afirma Othon M. Garcia "é uma espécie de metáfora desgastada, em que já não se sente nenhum vestígio de inovação, de criação individual e pitoresca. Dessa forma, afirmamos que o uso da catacrese se dá pela falta de não haver um termo específico para designar um conceito, tomando-se outro emprestado”. Para exemplificar, eis alguns fragmentos do poema de José Paulo Paes:

Inutilidades

“Ninguém coça as costas da cadeira.
Ninguém chupa a manga da camisa.
O piano jamais abandona a cauda.
Tem asa, porém não voa, a xícara.
De que serve o pé da mesa se não anda?
E a boca da calça, se não fala nunca?
Nem sempre o botão está na sua casa.
O dente de alho não morde coisa alguma.
Ah! Se trotassem os cavalos do motor…
Ah! Se fosse de circo o macaco do carro…
Então a menina dos olhos comeria
Até bolo esportivo e bala de revólver”.

Sinestesia

Caracteriza-se por mesclar em uma mesma expressão as sensações percebidas pelos diferentes órgãos do sentido. Exemplificando, observemos alguns fragmentos extraídos de uma criação simbolista:

Cristais
[...]

Como um perfume a tudo perfumava.
Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguida espiral que iluminava,
Brancas sonoridades de cascatas...
Tanta harmonia melancolizava.
[...] (grifos nossos)
                                     Cruz e Souza

Antonomásia

Define-se pela expressão que designa um ser por meio de uma qualidade ou atributo, e até mesmo por meio de um fato que o tornou célebre. Assim, constatemos alguns casos:

O Rei do futebol. (Pelé)
O Mestre dos Mestres (Jesus)
O Poeta da Vila (Noel Rosa)
http://www.brasilescola.com/gramatica/figuras-palavra-ou-semanticas.htm

Mais uma etapa superada...