Objetivos da educação
em nossa sociedade
SOCIOLOGIA
Um dos objetivos da educação em nossa sociedade é a construção
do sujeito apto para agir de acordo com os preceitos estabelecidos como
aceitáveis dentro um contexto social.
A sociologia compreende que toda sociedade é formada por
indivíduos que possuem uma gama enorme de “ferramentas” (linguagens, normas,
valores etc) que são utilizadas em seus esforços diários em seus diferentes
meios e contextos sociais. Essas ferramentas servem para que o indivíduo consiga
se guiar e navegar pelo mar de informações e significados diferentes com os
quais entra em contato a todo momento.
É interessante pensar que realizamos constantemente um
complicado malabarismo com as possíveis interpretações de nossas experiências e
ainda levamos em conta a forma como o outro, aquele com o qual interagimos,
receberá as diferentes mensagens que enviamos por via de nossas inúmeras formas
de comunicação.
Não apenas isso! Ainda sabemos como nos portar, quais palavras
utilizar em um momento ou em outro, qual camisa posso usar no trabalho e qual
uso em casa, se devo parar na faixa de pedestre ou se ainda posso jogar lixo no
chão. Sabemos, como dizemos por aí, que “ninguém nasce sabendo”, então de onde
tiramos todas essas habilidades?
Educação e Sociedade
Todo o aparato que possuímos não está diretamente atrelado à
nossa constituição biológica. Muito embora essa exerça influência, não nascemos
sabendo uma língua ou o que a luz vermelha de um sinal de trânsito significa.
Essas são habilidades adquiridas através dos muitos processos de educação pelos
quais passamos no decorrer de nossas vidas. O processo educacional é uma das
várias maneiras de uma sociedade manter sua estrutura e seu fundamento. O
indivíduo que a integra deve entendê-la e, para isso, deve possuir os meios
para tanto.
A educação que integra o centro do processo de nossa formação
social é determinada pelas regras, normas morais, éticas, costumes e língua,
comuns aos demais integrantes que anteriormente receberam esse mesmo conjunto
de aparatos para que pudessem se guiar por sua realidade.
Dois importantes autores da sociologia, Pierre Bourdieu e Jean
Claude Passeron, dedicaram-se a estudar as instituições e as diferentes formas
da educação em sociedade. Esses autores observam que a educação é uma
instituição de reprodução social, ou seja, a educação serve para passar adiante
as formas normalizadas de uma construção social. Para simplificar, a educação é
o órgão do sistema de uma sociedade responsável por manter a constante
reinstauração da ordem estabelecida.
Devemos nos lembrar que ao falarmos de instituições educadoras
não estamos nos referindo apenas à escola, é importante entendermos que o
processo educacional não começa e não ocorre apenas na escola. Como lembram
Bourdieu e Passeron, a primeira instituição educadora é a nossa família e é
dela que herdamos parte de nossas “ferramentas sociais”. Apenas mais
tardiamente, salvo as óbvias exceções, é que seremos introduzidos ao mundo da
escola.
A educação e o
indivíduo
Apesar de termos muito em comum graças aos processos
educacionais, ainda somos indivíduos diferentes quão é correto presumir que
nascemos sabendo de tudo, mas também não é correto presumir que o processo de
formação do indivíduo na educação é algo completamente passivo. Nossa
individualidade toma parte de nossa formação, uma vez que não nos tornamos
pessoas com a mesma forma de pensar, não tomamos sempre as mesmas decisões e
não temos exatamente as mesmas concepções de certo e de errado. A situação
econômica, as tradições herdadas e as diferenças de oportunidades diferenciam
nossa forma de enxergar e interpretar eventos, de tal forma que mesmo dividindo
o mesmo espaço social nos tornamos essencialmente diferentes. Grande parte de
nossa formação como indivíduos está sujeita a nossas experiências de vida e as
interpretações que tiramos delas.
É exatamente por isso que a educação escolar deve ser flexível e
inclusiva diante das diferenças que todos nós temos. A convivência harmônica
dos indivíduos diferentes deve ser sempre o objetivo último de nosso processo
educacional.
http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/objetivos-educacao.htm