Pesquisa
revela hábitos culturais dos brasileiros
Cinema e teatro são as opções de lazer com maiores aumentos de
frequência em oito anos.
A Pesquisa Nacional sobre Hábitos Culturais, realizada em
dezembro de 2015 pela Fecomércio RJ, em parceria com a Ipsos, mostra que apesar
de uma parcela dos brasileiros não realizar nenhum programa de lazer cultural
(47%, contra 53% que realizaram pelo menos um programa no ano), nos últimos
oito anos, cresceu em 100% o número de pessoas que disseram ter ido ao cinema
(35%) e ao teatro (12%). Em 2007, primeiro ano do levantamento, os programas
tinham a adesão de 17% e 6% da população, respectivamente.
Nesses oito anos a parcela de brasileiros que realizou pelo
menos um programa cultural aumentou 10 pontos percentuais: de 43% para 53%. Cresceu também o quanto o
brasileiro considera justo pagar por programas culturais: R$ 37 em um show
musical, R$ 34 em um livro, R$ 30 em uma peça teatral e R$ 16 em cinema,
valores acima dos apurados no ano anterior por conta da percepção do consumidor
em relação ao avanço médio dos preços na economia – inflação.
Entre os brasileiros que não fizeram nenhum programa cultural
nos momentos de lazer, assistir TV foi a principal atividade citada (77%),
seguida por frequentar igreja ou algum outro centro religioso (24%), almoçar
com amigos ou parentes (21%), ouvir música (15%) e ir a barzinhos (12%).
Entre os motivos para o não consumo de bens culturais, a razão
mais mencionada foi a falta de hábito. A leitura (88%) é o programa cultural
para o qual a falta de hábito é mais frequente, seguida por espetáculo de dança
(69%), museu e exposição de arte (67% cada), cinema e show de música (65% cada)
e teatro (63%) – considerando que todos os
percentuais incidem sobre a base de brasileiros que não realizaram nenhuma das atividades listadas pela pesquisa.
A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos entre os dias
2 e 14 de dezembro e contou com a opinião de 1.200 consumidores em 72
municípios brasileiros.
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