quarta-feira, 13 de março de 2013

Idiotice aceita e tolerada...


Aluna pode ter visão comprometida por causa de trote na escola
Estudante de 14 anos foi acertada por um ovo no olho direito, enquanto deixava o colégio, em Porto Alegre
Caso ganhou visibilidade na internet após desabafo da mãe da adolescente no Facebook

RIO - A estudante Isabela Hartmann Rost, de 14 anos, corre o risco de ter a visão comprometida após ter sido atingida por um ovo no olho direito, durante um trote na porta do Colégio Anchieta, escola tradicional de Porto Alegre (RS), onde estuda. Ela se preparava para entrar no carro do pai quando foi alvo da ação de um aluno do terceiro ano do ensino médio da mesma instituição. Atividade mais frequente nas turmas de primeiro período do ensino superior, o “trote” é uma ação comum entre os estudantes da região no início do ano letivo, de acordo com a Anchieta.
O episódio ganhou visibilidade na internet desde que a mãe de Isabela, Claudia Hartmann, passou a publicar desabafos no Facebook. Em um dos textos, ela conta que a garota tem agora uma nova rotina, nada agradável, na qual precisar ir, diariamente, ao banco de olhos da cidade ou ao oftalmologista para medir a pressão ocular. Além disso, a menina apresenta quadros de ansiedade por temer não voltar a enxergar como antes. Tanto que, logo ao acordar, pela manhã, procura logo um espelho para verificar se houve melhora no olho machucado, que permanece com sangue coagulado.
Os posts da mãe são compartilhados por colegas e internautas e já receberam comentários que ironizam ou minimizam a situação. Em resposta, na tarde desta quarta-feira (13), Isabela pediu à mãe para digitar um texto seu, já que ela não pode ficar diante do computador:
“Eu não acho esses trotes uma atitude legal, e sei que por ter essa opinião muitos poderão vir me chamar de chata, careta. Mas é que notei os riscos dessa brincadeira (...). A minha visão piorou, porque estou com o olho bem inflamado. (...) os anti-inflamatórios aumentaram, ainda tem o risco de descolamento de retina tardio”, diz a garota, em um trecho do post.
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), Osvino Toillier, adiantou que o assunto será debatido com as escolas na próxima segunda-feira, durante uma reunião. Segundo ele, o objetivo será buscar maneiras de evitar episódios semelhantes, por meio de uma atuação compartilhada entre pais, professores e alunos.
— Sabemos que os adolescentes têm, muitas vezes, atitudes inconsequentes. Então, precisamos encontrar maneiras para evitar que cheguem até incidentes como este — disse, pontuando que o episódio é visto como um caso isolado pela entidade.
A direção do Colégio Anchieta ainda não localizou o aluno responsável pelo “trote” e informou, em nota, que ainda avalia as providências que serão tomadas.
Leia a íntegra do comunicado da escola:
“Diante do ocorrido entre um aluno do terceiro ano do ensino médio e uma aluna de série inferior, o Colégio Anchieta está tomando as providências cabíveis preconizadas pelo seu Regimento Interno. O fato, sem dúvida, é profundamente lamentável e inaceitável. As avaliações que estão sendo feitas pela Direção e o Serviços terão como balizamento os princípios e valores da instituição, em geral, e a proposta da Convivência Escolar, em particular, que se pauta por um adequado convívio social. Agredir um colega sempre é um desrespeito aos princípios da convivência humana em qualquer lugar, sendo merecedor dos procedimentos cabíveis que se aplica”.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/aluna-pode-ter-visao-comprometida-por-causa-de-trote-na-escola-7828097#ixzz2NSgfdncM
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Olho vivo antes de...


Itaú é a empresa mais reclamada no Procon-SP
Entidade divulgou a lista com os 50 fornecedores que mais geraram queixas em 2012
Depois do banco, vêm Claro e Bradesco
Itaú também foi o banco mais reclamado junto aos Procons em 2012 
RIO — O Procon-SP divulgou nesta manhã de terça-feira o ranking das empresas mais reclamadas no órgão em 2012. O Itaú Unibanco está no topo da lista, seguido pela Claro e Grupo Bradesco. No ano anterior, o Itaú era a terceira empresa mais reclamada. A lista completa, que pode ser acessada clicando aqui, contém os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento. Neste caso, é aberto processo administrativo para que o Procon-SP trabalhe a reclamação junto ao fornecedor.
O total de atendimentos, orientações e queixas, somou 602.611, redução de 17% em relação ao número registrado em 2011. Deste total, 1.104 foram para o Itaú, que não atendeu nem respondeu a 644.
— Os bancos reduziram o número de reclamações. Não fosse a cobrança de tarifas de maneira excessiva e abusiva, que variaram de R$ 30 a R$ 5 mil reais, o setor estaria melhor em 2012 — disse Paulo Góes, diretor-executivo do Procon, que concedeu a entrevista à imprensa.
Segundo Góes, o Procon fez 4,5 mil autuações, totalizando R$ 200 milhões. Apenas 40% desse valor foram pagos pelas empresas. Embora pouco, Góes disse que esse índice é melhor que o das agências reguladoras, que recebem efetivamente apenas 4% das multas aplicadas.
— Não estamos satisfeitos com esses 40%. Multa é importante, assim como a fiscalização, mas ela faz parte de uma cesta de procedimentos — disse.
Setores
Em 2012, novamente, a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (33%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 25,7% e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com 16,5%.
Um dos destaques foram os atendimentos em relação aos sites de compras coletivas, que em 2011 não apareciam na lista dos 50 mais reclamados. É o caso do site Groupon, que figurava em 228º na classificação geral e este ano aparece em 21º.
O que dizem as empresas
O Itaú Unibanco informou que, em 2012, o volume de reclamações fundamentadas do banco foi impactado por um motivo em específico: a tarifa de cadastro cobrada pelo financiamento de veículos. Segundo a empresa, essa tarifa é regulamentada pelo Bacen e teve sua legalidade confirmada em recente julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por isso, a instituição financeira entende que essas demandas, dada a comprovada legalidade pelo Conselho Monetário Nacional e Judiciário, “não deveriam compor o cadastro de reclamações fundamentadas, o que alteraria de forma importante a relação das empresas mais reclamadas”. e ressaltou que, mesmo estas queixas sendo consideradas, o volume de reclamações fundamentadas do Itaú Unibanco apresentou redução de 20% em relação ao cadastro anterior.
A Claro informa que tem trabalhado para a “melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos consumidores, e continua realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas plataformas para proporcionar um melhor atendimento ao consumidor”. A empresa informa, ainda, que foram implementadas novos canais para o atendimento e autosserviço dos clientes.
O Bradesco ressaltou que a melhora em seu desempenho no ranking do Procon-SP, que caiu de 1º em 2011 para 3º este ano, reflete o “expressivo investimento que o banco tem feito em treinamento, gestão dos relacionamentos e em tecnologia”. A instituição ainda ressaltou que realiza “intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções e que, desta forma, conseguiu reduzir o volume de reclamações e melhorar o índice de solutividade”.
A Vivo disse que a queda de 11% no volume de reclamações fundamentadas ao Procon-SP em 2012, na comparação com 2011, “é resultado dos investimentos e esforços contínuos da companhia em aprimorar a qualidade dos serviços e do atendimento prestados aos clientes”. Ainda ressaltou que o “total de reclamações fundamentadas divulgado representa apenas 0,00009% dos 9,9 milhões de acessos da companhia na cidade de São Paulo, ou seja, menos de uma reclamação para a cada grupo de 10 mil clientes”. A empresa ainda destacou que a Vivo, com 83,6%, teve o melhor índice de resolução das reclamações entre as teles.
B2W não irá comentar sua performance no ranking.
A Oi afirma ter investido R$ 6,6 bilhões com foco total na expansão da rede e na qualidade dos serviços prestados a seus clientes. Para esse ano, a companhia prevê mais R$ 6 bilhões de investimentos em todo o país, que serão destinados à expansão e melhoria da infraestrutura, novas tecnologias e melhorias de processos.
A Eletropaulo informou que, em abril de 2012, aderiu espontaneamente ao programa de metas do Procon-SP para reduzir o recebimento de demandas e aumentar o índice de casos solucionados. “Esse compromisso, aliado aos investimentos da empresa e foco na satisfação dos clientes, resultou na queda para a 9ª colocação”, disse em nota. A distribuidora garante ter reduzido em 28% o número total de reclamações, em comparação ao último ranking divulgado.
Para o Santander, o resultado do ranking reflete os “esforços em atender cada vez melhor nossos clientes, mas ainda há muito a ser feito”. O banco garantiu que irá “continuar com trabalho intenso de aperfeiçoamento e capacitação de nossas equipes para ser o melhor banco em satisfação de nossos clientes.”
O Grupo Pão de Açúcar (que responde por Pão de Açúcar, Extra, Pontofrio.com e Casasbahia.com) disse que tem um departamento responsável por dar andamento às reclamações e sugestões encaminhadas à empresa e garante a prestação de atendimento ao público, o que pôde ser comprovado na pesquisa do Procon.
A TIM ressalta que encerrou 2012 como a operadora de telefonia móvel com o menor número de reclamações fundamentadas no Procon-SP, melhorando seis colocações em relação a lista divulgada pelo órgão em 2011 e não figurando entre as dez mais demandadas. “Esses dados mostram que a empresa foi uma das que mais empenhou esforços para a redução do total de reclamações fundamentadas, com um trabalho direcionado e fortes investimentos para a melhoria da qualidade dos serviços e do atendimento ao cliente”.
A Microcamp informa que aguarda a relação com a identificação dos 469 reclamantes apontados pelo Procon, para atendê-los e resolver a situação. Entretanto, a empresa entende que, considerando o número de alunos que possui, o número de reclamações é “ínfimo”. Se dividido entre as mais 150 empresas do grupo, dá em média 3,1 reclamação por unidade no período de um ano.
O Banco do Brasil ressalta que, pelo terceiro ano consecutivo não figurou entre as dez empresas mais reclamadas que integram o ranking, ocupando em 2012 apenas 14ª colocação. Quando considerados apenas os "Assuntos Financeiros", o BB apareceu apenas na 5ª posição do Ranking Procon SP, mas com volume total de reclamações muito inferior (-146%) ao do 1º colocado", ressaltaram em nota.
O Banco Pan-americano informa a nova diretoria está atuando na revisão e melhoria de todos os seus processos internos (SAC, CAC e Ouvidoria foram aprimorados).
O Magazine Luiza está trabalhando na implantação de “todas as ferramentas necessárias para a melhoria e o pleno atendimento ao cliente”.
A Caixa afirma que em seu Plano Estratégico 2012/2022 o banco se propôs o desafio de “ser referencial de excelência no atendimento” e, como um dos resultados da busca da empresa na melhoria do atendimento, “está fora do ranking de reclamações do BACEN há 22 meses”. Banco ainda informou que tem investido na modernização de equipamentos, em sistemas de tecnologia da informação, na racionalização de processos, na contratação de pessoal e numa significativa expansão de sua rede de atendimento.
A NET garante que tem melhorado “substancialmente os indicadores de atendimento, sendo a operadora que apresenta os melhores índices junto à Anatel”. A empresa de TV paga ainda informa que “investe constantemente no treinamento de funcionários, atualização tecnológica, infraestrutura de rede e inovação”.
A Motorola ressalta que por dez vezes conquistou o título do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, sendo o último recebido em 2012. A empresa acredita que este reconhecimento é resultado do sucesso das estratégias em procurar sempre o melhor do atendimento aos seus clientes, bem como proporcionar aos consumidores as melhores experiências em seus aparelhos.
Com relação aos números apresentados, a Viavarejo (holding que abriga as marcas Casas Bahia e Pontofrio) informa que “preza pelo atendimento de qualidade aos seus consumidores e, por meio de ações de melhoria, busca reduzir o número de reclamações e aumentar a resolutividade de possíveis problemas registrados no Procon. Para isso, a companhia conta com uma Central de Relacionamento própria que atende, inclusive, manifestações em redes sociais, em tempo real (além do canais convencionais - telefone, email, etc); possui um núcleo de atendimento exclusivo aos Procons; investe em treinamento contínuo de seus colaboradores, além de participar ativamente do projeto Indicadores Públicos”.
O Carrefour ressaltou que, em 2012, a empresa reforçou diversas frentes de trabalho, que incluiu o treinamento constante dos profissionais que atuam na área de relacionamento com clientes, tanto em lojas como no SAC, e o aumento no controle de prazos para finalização dos casos. A rede conta ainda com uma célula exclusiva para tratamento das manifestações que chegam por meio do Procon, que presta importante suporte na condução e orientação das manifestações. Os resultados divulgados pelo Procon-SP comprovam os bons resultados do trabalho promovido pelo Grupo Carrefour, que finalizou o ano de 2012 com 77% de soluções dos casos.
O Banco Votorantim foi procurado para comentar desempenho no ranking, mas não retornou o contato da reportagem.
As demais empresas ainda não se manifestaram.
As mais reclamadas
1° Itaú Unibanco
2° Claro
3° Bradesco
4° Vivo
5° B2W
6° Banco Votorantim
7° Carrefour
8° Oi
9° Eletropaulo
10° Santander
11° TIM
12° Pão de Açúcar
13° Microcamp
14° Banco do Brasil
15° Panamericano
16° Magazine Luiza
17° Caixa
18° NET
19° Motorola
20° Casas Bahia


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/itau-a-empresa-mais-reclamada-no-procon-sp-7813845#ixzz2NS4pEnAx
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segunda-feira, 11 de março de 2013

Rumo ao fim de semana...


Só rindo...






Refletir...


 
'' ... Volte seu rosto sempre em direção ao sol e então as sombras ficarão para trás ... '' (Provérbio Chinês)
http://pensador.uol.com.br/autor/proverbio_chines/3/

Língua afiada...


PEGADINHA GRAMATICAL
"Já são uma hora, e ele não chegou ainda?!"
"Já são uma hora, e ele não chegou ainda?!"

O fato de ele estar atrasado não justifica o erro de concordância. O verbo ser, quando indicar horas concordará com o numeral a que se refere. Claro está, então, que ficará no singular, ao indicar "uma hora", "meio-dia", meia-noite" ou "zero hora" e no plural nas demais horas do dia. Por exemplo, deveremos dizer "Já são 19h, mas o professor ainda não enviou o texto" e "Era meio-dia, quando Abiduílson chegou".

Essa regra também serve para o verbo ser, quando indicar distância: Por exemplo, "É um quilômetro daqui até a sua casa"; "São mais de quinhentos quilômetros de Londrina a São Paulo".

Já na indicação de datas, o verbo ser tanto poderá ficar no singular, quanto no plural, a não ser no primeiro dia do mês; neste caso, o verbo ficará no singular. Por exemplo: "É dezoito de abril" (= É dia dezoito de abril) ou "São dezoito de abril" (= São dezoito dias de abril); "É primeiro de maio" (= É dia primeiro de maio ou é o primeiro dia de maio).

A frase apresentada, portanto, está errada. Corrigindo-a, teremos o seguinte:

"Já é uma hora, e ele não chegou ainda?!"

História...


Cruzadas Medievais
Os cruzados, guerreiros cristãos, deslocaram-se para a Palestina com o objetivo de conquistar a Terra Santa
Com a tomada da cidade de Roma, em 476 d.C., e a consequente queda do Império Romano do Ocidente, a Europa aos poucos perdeu seu contato com as rotas comerciais com o Oriente, isolando-se no mundo rural, em decorrência das várias invasões bárbaras que ocorreram. Outra perda foi a possibilidade de peregrinação para a Terra Santa, na região de Jerusalém, na Palestina, que passou a ser controlada pelos turcos seldjúcidas. Com sua conversão ao islamismo, no fim do século XI, eles passaram a impedir que os cristãos se dirigissem a Jerusalém. Para acabar com essa situação, os cristãos europeus decidiram organizar as Cruzadas  para ganhar terras, conquistar rotas comerciais e poderem peregrinar novamente à Terra Santa.
Mas não era apenas o fator religioso que incentivou os europeus a efetuarem as Cruzadas. Havia o interesse em ampliar o poder da Igreja católica, após a ocorrência do Cisma do Oriente, em 1054, dividindo a Igreja romana em duas. A Igreja bizantina, criada a partir do Cisma, estava ameaçada pelos vários povos islâmicos que habitavam ao redor do Império Bizantino e buscou um apoio dos cristãos ocidentais para conter a expansão dos turcos seljúcidas.
Por outro lado, a estabilidade do mundo feudal alcançada depois do fim das invasões bárbaras proporcionou um crescimento populacional após o século XI, que tornou necessária a conquista de novas terras para aumentar a produção de alimentos. Além disso, mais pessoas representavam famílias maiores, o que ocasionava um problema na distribuição das terras dos senhores a seus filhos. Frente a isso, apenas os primogênitos (os mais velhos) herdariam as terras, obrigando os demais filhos dos senhores a buscarem formas de sobrevivência, aventurando-se por estradas, saqueando caravanas, sequestrando pessoas ou buscando vantajosos casamentos.
Os senhores passaram ainda a intensificar a cobrança de impostos, o que levou vários servos a saírem das terras e a mendigarem nas estradas e cidades ou, ainda, tornarem-se bandidos.
Para tentar resolver toda essa situação o papa Urbano II, em 1905, durante o Concílio de Clermont, inaugurou o movimento das Cruzadas, discursando que o objetivo principal era “arrancar aquela terra [santa] da raça malvada [mulçumanos] para que fique em vosso poder”. Dessa forma, ele conclamava os cristãos europeus a lutarem pela conquista da Terra Santa. Mas havia ainda o interesse das cidades italianas no comércio no Mar Mediterrâneo, que foi fechado depois do fim do Império Romano. Frente a todas essas situações, surgiram as Cruzadas, sendo que oficialmente foram organizadas oito expedições. Abaixo segue a apresentação de algumas delas.
Primeira Cruzada (1096-1099) – A Cruzada dos Nobres, formada por vários exércitos de cavalaria de origem nobre, mas sem nenhum rei, conseguiu a conquista de vários locais, inclusive Jerusalém;
Terceira Cruzada (1189-1192) – Cruzada dos Reis, assim nomeada pela participação do rei da França, Felipe Augusto; do rei da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão e do rei do Sacro Império Romano-Germânico. Foi organizada depois da perda da cidade de Jerusalém, mas não conquistou seus objetivos, apenas alguns acordos diplomáticos, como a paz com o sultão Saladino, reconquistando a liberdade de peregrinação à Terra Santa.
Quarta Cruzada (1202-1204) – A Cruzada Comercial. Foi liderada pelos comerciantes de Veneza, que se encontravam em ascensão com o desenvolvimento comercial no Mediterrâneo. Desviaram-se de Jerusalém e deslocaram-se a Constantinopla, saqueando esta cidade.
Houve ainda duas outras Cruzadas que reafirmaram o caráter místico das expedições. Uma delas foi a Cruzada dos Mendigos (1096), que contou com a presença de um exército de mendigos, camponeses pobres e também ladrões, liderados por Pedro, o Eremita. Saquearam Constantinopla, mas foram derrotados após atravessarem o estreito de Bósforo. A outra foi a Cruzada das Crianças (1212), assim chamada por ser composta por crianças, que devido à sua “pureza” e “inocência” poderiam libertar Jerusalém. As crianças foram dizimadas, sendo algumas vendidas como escravas.
http://www.escolakids.com/cruzadas-medievais.htm

Mais uma etapa superada...