quarta-feira, 13 de março de 2013

Olho vivo antes de...


Itaú é a empresa mais reclamada no Procon-SP
Entidade divulgou a lista com os 50 fornecedores que mais geraram queixas em 2012
Depois do banco, vêm Claro e Bradesco
Itaú também foi o banco mais reclamado junto aos Procons em 2012 
RIO — O Procon-SP divulgou nesta manhã de terça-feira o ranking das empresas mais reclamadas no órgão em 2012. O Itaú Unibanco está no topo da lista, seguido pela Claro e Grupo Bradesco. No ano anterior, o Itaú era a terceira empresa mais reclamada. A lista completa, que pode ser acessada clicando aqui, contém os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento. Neste caso, é aberto processo administrativo para que o Procon-SP trabalhe a reclamação junto ao fornecedor.
O total de atendimentos, orientações e queixas, somou 602.611, redução de 17% em relação ao número registrado em 2011. Deste total, 1.104 foram para o Itaú, que não atendeu nem respondeu a 644.
— Os bancos reduziram o número de reclamações. Não fosse a cobrança de tarifas de maneira excessiva e abusiva, que variaram de R$ 30 a R$ 5 mil reais, o setor estaria melhor em 2012 — disse Paulo Góes, diretor-executivo do Procon, que concedeu a entrevista à imprensa.
Segundo Góes, o Procon fez 4,5 mil autuações, totalizando R$ 200 milhões. Apenas 40% desse valor foram pagos pelas empresas. Embora pouco, Góes disse que esse índice é melhor que o das agências reguladoras, que recebem efetivamente apenas 4% das multas aplicadas.
— Não estamos satisfeitos com esses 40%. Multa é importante, assim como a fiscalização, mas ela faz parte de uma cesta de procedimentos — disse.
Setores
Em 2012, novamente, a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (33%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 25,7% e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com 16,5%.
Um dos destaques foram os atendimentos em relação aos sites de compras coletivas, que em 2011 não apareciam na lista dos 50 mais reclamados. É o caso do site Groupon, que figurava em 228º na classificação geral e este ano aparece em 21º.
O que dizem as empresas
O Itaú Unibanco informou que, em 2012, o volume de reclamações fundamentadas do banco foi impactado por um motivo em específico: a tarifa de cadastro cobrada pelo financiamento de veículos. Segundo a empresa, essa tarifa é regulamentada pelo Bacen e teve sua legalidade confirmada em recente julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por isso, a instituição financeira entende que essas demandas, dada a comprovada legalidade pelo Conselho Monetário Nacional e Judiciário, “não deveriam compor o cadastro de reclamações fundamentadas, o que alteraria de forma importante a relação das empresas mais reclamadas”. e ressaltou que, mesmo estas queixas sendo consideradas, o volume de reclamações fundamentadas do Itaú Unibanco apresentou redução de 20% em relação ao cadastro anterior.
A Claro informa que tem trabalhado para a “melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos consumidores, e continua realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas plataformas para proporcionar um melhor atendimento ao consumidor”. A empresa informa, ainda, que foram implementadas novos canais para o atendimento e autosserviço dos clientes.
O Bradesco ressaltou que a melhora em seu desempenho no ranking do Procon-SP, que caiu de 1º em 2011 para 3º este ano, reflete o “expressivo investimento que o banco tem feito em treinamento, gestão dos relacionamentos e em tecnologia”. A instituição ainda ressaltou que realiza “intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções e que, desta forma, conseguiu reduzir o volume de reclamações e melhorar o índice de solutividade”.
A Vivo disse que a queda de 11% no volume de reclamações fundamentadas ao Procon-SP em 2012, na comparação com 2011, “é resultado dos investimentos e esforços contínuos da companhia em aprimorar a qualidade dos serviços e do atendimento prestados aos clientes”. Ainda ressaltou que o “total de reclamações fundamentadas divulgado representa apenas 0,00009% dos 9,9 milhões de acessos da companhia na cidade de São Paulo, ou seja, menos de uma reclamação para a cada grupo de 10 mil clientes”. A empresa ainda destacou que a Vivo, com 83,6%, teve o melhor índice de resolução das reclamações entre as teles.
B2W não irá comentar sua performance no ranking.
A Oi afirma ter investido R$ 6,6 bilhões com foco total na expansão da rede e na qualidade dos serviços prestados a seus clientes. Para esse ano, a companhia prevê mais R$ 6 bilhões de investimentos em todo o país, que serão destinados à expansão e melhoria da infraestrutura, novas tecnologias e melhorias de processos.
A Eletropaulo informou que, em abril de 2012, aderiu espontaneamente ao programa de metas do Procon-SP para reduzir o recebimento de demandas e aumentar o índice de casos solucionados. “Esse compromisso, aliado aos investimentos da empresa e foco na satisfação dos clientes, resultou na queda para a 9ª colocação”, disse em nota. A distribuidora garante ter reduzido em 28% o número total de reclamações, em comparação ao último ranking divulgado.
Para o Santander, o resultado do ranking reflete os “esforços em atender cada vez melhor nossos clientes, mas ainda há muito a ser feito”. O banco garantiu que irá “continuar com trabalho intenso de aperfeiçoamento e capacitação de nossas equipes para ser o melhor banco em satisfação de nossos clientes.”
O Grupo Pão de Açúcar (que responde por Pão de Açúcar, Extra, Pontofrio.com e Casasbahia.com) disse que tem um departamento responsável por dar andamento às reclamações e sugestões encaminhadas à empresa e garante a prestação de atendimento ao público, o que pôde ser comprovado na pesquisa do Procon.
A TIM ressalta que encerrou 2012 como a operadora de telefonia móvel com o menor número de reclamações fundamentadas no Procon-SP, melhorando seis colocações em relação a lista divulgada pelo órgão em 2011 e não figurando entre as dez mais demandadas. “Esses dados mostram que a empresa foi uma das que mais empenhou esforços para a redução do total de reclamações fundamentadas, com um trabalho direcionado e fortes investimentos para a melhoria da qualidade dos serviços e do atendimento ao cliente”.
A Microcamp informa que aguarda a relação com a identificação dos 469 reclamantes apontados pelo Procon, para atendê-los e resolver a situação. Entretanto, a empresa entende que, considerando o número de alunos que possui, o número de reclamações é “ínfimo”. Se dividido entre as mais 150 empresas do grupo, dá em média 3,1 reclamação por unidade no período de um ano.
O Banco do Brasil ressalta que, pelo terceiro ano consecutivo não figurou entre as dez empresas mais reclamadas que integram o ranking, ocupando em 2012 apenas 14ª colocação. Quando considerados apenas os "Assuntos Financeiros", o BB apareceu apenas na 5ª posição do Ranking Procon SP, mas com volume total de reclamações muito inferior (-146%) ao do 1º colocado", ressaltaram em nota.
O Banco Pan-americano informa a nova diretoria está atuando na revisão e melhoria de todos os seus processos internos (SAC, CAC e Ouvidoria foram aprimorados).
O Magazine Luiza está trabalhando na implantação de “todas as ferramentas necessárias para a melhoria e o pleno atendimento ao cliente”.
A Caixa afirma que em seu Plano Estratégico 2012/2022 o banco se propôs o desafio de “ser referencial de excelência no atendimento” e, como um dos resultados da busca da empresa na melhoria do atendimento, “está fora do ranking de reclamações do BACEN há 22 meses”. Banco ainda informou que tem investido na modernização de equipamentos, em sistemas de tecnologia da informação, na racionalização de processos, na contratação de pessoal e numa significativa expansão de sua rede de atendimento.
A NET garante que tem melhorado “substancialmente os indicadores de atendimento, sendo a operadora que apresenta os melhores índices junto à Anatel”. A empresa de TV paga ainda informa que “investe constantemente no treinamento de funcionários, atualização tecnológica, infraestrutura de rede e inovação”.
A Motorola ressalta que por dez vezes conquistou o título do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, sendo o último recebido em 2012. A empresa acredita que este reconhecimento é resultado do sucesso das estratégias em procurar sempre o melhor do atendimento aos seus clientes, bem como proporcionar aos consumidores as melhores experiências em seus aparelhos.
Com relação aos números apresentados, a Viavarejo (holding que abriga as marcas Casas Bahia e Pontofrio) informa que “preza pelo atendimento de qualidade aos seus consumidores e, por meio de ações de melhoria, busca reduzir o número de reclamações e aumentar a resolutividade de possíveis problemas registrados no Procon. Para isso, a companhia conta com uma Central de Relacionamento própria que atende, inclusive, manifestações em redes sociais, em tempo real (além do canais convencionais - telefone, email, etc); possui um núcleo de atendimento exclusivo aos Procons; investe em treinamento contínuo de seus colaboradores, além de participar ativamente do projeto Indicadores Públicos”.
O Carrefour ressaltou que, em 2012, a empresa reforçou diversas frentes de trabalho, que incluiu o treinamento constante dos profissionais que atuam na área de relacionamento com clientes, tanto em lojas como no SAC, e o aumento no controle de prazos para finalização dos casos. A rede conta ainda com uma célula exclusiva para tratamento das manifestações que chegam por meio do Procon, que presta importante suporte na condução e orientação das manifestações. Os resultados divulgados pelo Procon-SP comprovam os bons resultados do trabalho promovido pelo Grupo Carrefour, que finalizou o ano de 2012 com 77% de soluções dos casos.
O Banco Votorantim foi procurado para comentar desempenho no ranking, mas não retornou o contato da reportagem.
As demais empresas ainda não se manifestaram.
As mais reclamadas
1° Itaú Unibanco
2° Claro
3° Bradesco
4° Vivo
5° B2W
6° Banco Votorantim
7° Carrefour
8° Oi
9° Eletropaulo
10° Santander
11° TIM
12° Pão de Açúcar
13° Microcamp
14° Banco do Brasil
15° Panamericano
16° Magazine Luiza
17° Caixa
18° NET
19° Motorola
20° Casas Bahia


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/itau-a-empresa-mais-reclamada-no-procon-sp-7813845#ixzz2NS4pEnAx
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