A
diversidade cultural brasileira em sala de aula
A
pluralidade cultural do Brasil
A cultura de um povo é formada por
vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas
populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica
muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em
geração e demonstra aspectos locais de uma população.
O Brasil, por conter uma grande
dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande
quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios,
apresenta uma vasta diversidade cultural no povo.
Esse é um tema de extrema importância
e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da
diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas,
culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo
ainda mais o processo de valorização dos costumes locais, contrapondo a
tentativa de unificação de uma cultura de massa imposta pelos meios de
comunicação.
Ao abordar a pluralidade cultural do
Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural
do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando
que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
Deve-se esclarecer o conceito de
cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um
determinado local. Questione os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e
os principais povos responsáveis pela disseminação cultural.
Feito isso, divida a turma em cinco
grupos, sendo cada um responsável por uma Região do Brasil (Norte, Nordeste,
Centro-Oeste, Sudeste, Sul), onde aspectos culturais de cada Região deverão ser
pesquisados. Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica,
danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de
cada grupo seja explorado ao máximo.
Posteriormente, promova apresentações
dos grupos, abordando as principais manifestações culturais e os povos
responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada. Se possível
apresente vídeos das atividades realizadas.
Após as apresentações reúna os
trabalhos de cada grupo e monte uma revista, de forma que os alunos tenham
material sobre a cultura brasileira, e o que é mais importante, produzido por
eles mesmos.
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