Escola de
Chicago - empirismo: Abordagem biográfica e criminalidade
A sociologia urbana elaborada no âmbito da Escola
de Chicago foi responsável pela introdução de métodos de pesquisas originais
para a obtenção de dados, todos baseados no empirismo, o que conduziu à
catalogação de variadas formas de patologias sociais.
Destacam-se, nesse aspecto, os métodos descritivos,
que deram base para os estudos biográficos feitos a partir de histórias ou
relatos de vida - individuais ou de grupos similares.
Assim, ao invés de trabalharem com dados e
informações secundários, ou seja, que já foram agrupados e sistematizados, os
cientistas sociais e os estudantes foram estimulados a produzir e trabalhar com
dados e informações primários.
A abordagem biográfica interpreta narrativas que
são sustentadas pelos testemunhos e depoimentos dos sujeitos que são objetos de
pesquisa. O emprego do método biográfico foi enriquecedor para a sociologia da
época, pois valorizou a voz do sujeito que está sendo pesquisado, dando
importância às representações e interpretações elaboradas por ele diante de sua
condição social e de sua forma de viver.
Em segundo lugar, por meio dos estudos biográficos
foi possível conhecer, em detalhes, as origens sociais dos sujeitos
investigados, chegando ao cotidiano e às interações sociais que ocorrem no
interior de grupos fechados, tais como gangues de rua, guetos, grupos de
marginais e criminosos.
O conhecimento da trajetória de vida de um
indivíduo delinquente ou criminoso forneceu, assim, bases empíricas para se
estudar o comportamento desviante.
Criminalidade
e imigração
O estudo da grande metrópole norte-americana, por
parte dos pesquisadores da Escola de Chicago, privilegiou algumas temáticas. As
variadas formas de criminalidade e o fenômeno da imigração foram os temas mais
bem estudados.
Sem dúvida alguma, essa tendência se deve ao fato
de que os problemas sociais que mais dramaticamente afetavam a cidade estavam
relacionados com a criminalidade, a marginalidade e a chegada de grandes
contingentes de imigrantes.
Sobre a criminalidade em suas variadas formas, os
estudos mais importantes chegaram à conclusão de que as zonas ou regiões
urbanas que se encontravam em estado de deterioração, desorganizadas e carentes
de serviços públicos básicos (os chamados cinturões de pobreza) eram os
habitats propícios para o surgimento e ação das gangues de rua e bandos de
delinquentes juvenis. Consequentemente, eram as regiões que apresentavam as
maiores taxas de criminalidade.
Desse modo, os pesquisadores demonstraram que a
cidade tinha áreas sociais que geravam o crime: o espaço urbano degradado
condicionava a quebra das regras e instituições sociais (escola, família) e, de
certa forma, determinava os comportamentos desviantes.
Sobre a imigração, os pesquisadores procuraram
compreender as interações que ocorrem quando da chegada do imigrante na grande
metrópole. Basicamente, identificaram quatro tipos básicos de interação social:
competição, conflito, acomodação e assimilação.
Legado
A orientação dos estudos sociológicos elaborados no
âmbito da Escola de Chicago dominou a sociologia norte-americana até por volta
da metade da década de 1930, mas sua influência se estendeu nas décadas
seguintes.
A Escola de Chicago desempenhou papel relevante na
institucionalização da sociologia como ciência acadêmica nos Estados Unidos.
Ao centrar seus estudos nos problemas sociais,
porém, ela foi criticada por negligenciar a elaboração de teorias sociológicas
a partir da reflexão intelectual dissociada da sociologia aplicada. Até certo
ponto, essa afirmação é verdadeira, mas as contribuições que a Escola de
Chicago forneceu à sociologia são inegáveis.
O confronto com o real, a partir da imersão do
cientista social no meio urbano e na vida das comunidades, tendo a pesquisa de
campo como método privilegiado de proceder à observação e à coleta de dados,
foi um instrumento pedagógico inovador, tornando-se a marca distintiva da
sociologia produzida no âmbito da Escola de Chicago. "Sujem suas mãos e
suas calças" era a metáfora empregada por Park para incentivar os
estudantes do programa de sociologia a irem a campo.
Outras contribuições importantes da Escola de
Chicago foram, certamente, os estudos de criminologia (sociologia criminal) e
os métodos biográficos, que, depois de muitas décadas em desuso, voltaram a ser
valorizados e empregados de forma recorrente pelas ciências sociais em geral.
Além disso, a principal publicação da Escola
Sociológica de Chicago é, até os dias de hoje, uma fonte de pesquisa
inestimável: o American Journal of Sociology.
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