segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pudor demasiado e desfocado...


Foto tirada pela fotógrafa Helen Carmina


Foto mostra cicatriz do parto, causa polêmica e faz mulheres contarem histórias

A fotógrafa Helen Aller postou a foto no Facebook mostrando como é difícil passar por uma cesária.

Uma imagem em preto e branco compartilhada pela fotógrafa Helen Aller que mostra ao mesmo tempo a brutalidade e a beleza de um parto por cesariana chamou a atenção da internet e fez com que muitas mães compartilhassem suas histórias. A cicatriz da operação realizada apenas três dias antes da foto ser feita é de uma mãe que estava com medo de ter de passar por uma cesariana, mas que na hora do parto não teve outra escolha.

"Fotografei a gravidez dessa mãe há um tempo atrás e ela me disse como estava aterrorizada de ter de fazer uma cesariana. Na semana passada, ela entrou em trabalho de parto e, após complicações, foi obrigada a passar por uma cesária emergencial. Ela me pediu para fotografar particularmente essa imagem e mostrar como o seu pior pesadelo provavelmente salvou sua vida e de seu filho", escreveu Helen em seu post.

A história voltou a ganhar a força recentemente, ao ser publicada pela imprensa europeia e ganhar destaque em revistas britânicas.

Hellen compartilhou a imagem com a intenção de mostrar que uma boa mãe não se define pela forma como ela dá à luz ou se amamenta ou não seu filho, mas sim como ela se dedica e dá amor a criança.

Muitas vezes, passar por uma cesariana pode ser traumático para a mulher, e as centenas de histórias compartilhadas nos comentários na rede social mostraram que, no final, o que realmente importa é a saúde da mãe e da criança.

Ser obrigada a fazer cesariana pode ser um problema para muitas mulheres.

"Tentei incessantemente ter parto normal, e após mais de 14 horas de fortes contrações, me disseram que teria de fazer cesariana. Meu coração se quebrou, me senti péssima em saber que não saberia o que era dar à luz. Só via vários médicos ao meu redor e meu marido do lado", contou uma internauta.

"E aí escutei um choro. Eu tive um bebê! Nada poderia me roubar isso. Eu tive uma filha. Depois me contaram que o cordão umbilical estava enrolado no pescoço da bebê e a cesária havia salvado a vida dela. Eu ganhei uma cicatriz, mas ela sempre me lembra do amor que tenho pela minha filha", completou.

"Já passei por três cesarianas. No meu primeiro filho, esperava dar à luz de forma natural, mas a cirurgia foi de emergência. O segundo seguiu pelo mesmo caminho. O terceiro nasceu seis semanas antes. Nunca imaginei que seria desse jeito, mas se não fosse, meus filhos não estariam aqui hoje. Agora eu olho para as minhas cicatrizes e penso como sou uma pessoa de sorte", compartilhou outra.

A cesariana já salvou a vida de mães e filhos.

Após a grande repercussão da imagem, que teve 233 mil likes, 67 mil compartilhamentos e 31 mil comentários, Hellen disse que ela deixou de ser apenas uma fotografia e passou a ajudar milhares de mulheres ao redor do mundo a partir do momento que elas começaram a compartilhar suas experiências. Mesmo assim a publicação foi denunciada várias vezes e o Facebook acabou excluindo a imagem sem dar explicações.

"Isso não é mais sobre a imagem, é sobre viver em um mundo onde pessoas se apoiam, não se sentem sozinhas e são capazes de ver beleza em algo simples, natural e inocente. Mesmo que algumas pessoas se sintam incomodadas com a imagem, quero que abracem as diferenças e se orgulhem, porque somos nós que fazemos esse mundo bonito", escreveu a fotografa ao compartilhar a imagem novamente.

Com a marcação "#fbstopcensoringmotherhood", que traduzindo ficaria "Facebook, pare de censurar a maternidade", a imagem também foi compartilhada e apoiada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...