terça-feira, 5 de julho de 2016

Convivendo com as desigualdades...

Resultado de imagem para intolerância gif

Os tolerantes de araque

Estava pensando aqui, o gesto de denunciar a intolerância no mundo é tão comum hoje em dia quanto esvaziar a bexiga numa festa open bar. O sujeito todo consciente e pimpão sobe num banquinho e joga a real na testa da gente, gritando na nossa cara sobre a falta de diversidade, de pluralidade, em determinado meio. De onde vem esse pessoal? Eles falam de diversidade a sério? Eles praticam de verdade a tal tolerância?

Digo, é difícil acreditar. Considere, por exemplo, essas mesas de debate do momento. Elas impressionam principalmente pela capacidade de reunir pessoas com ideias muito parecidas, com um vocabulário todo próprio; são microcosmos sociais com suas regras e dinâmicas próprias, piadas internas, etc. Como vem falar de diversidade quando se mantém fechado nesses mundinhos, onde nenhuma luz de fora pode entrar?

As mesas de debate do momento são um caso curioso. A internet também. De vez em quando até acontece de bater de frente com alguém de fora da bolha algorítmica, é verdade, mas daí é só chiadeira, gritaria e relinchos. Neguinho cultiva na internet um ecossistema tão limitado que, claro, fica de cara com a vasta diversidade de opiniões, crenças e ideologias políticas do lado de fora. A indignação causada por essa descoberta e o desprezo em simplesmente pensar na existência de alguém que defende o exato oposto o deixa incapaz, durante algumas horas, de voltar a si.

Convenhamos, a gente sabe que a maioria da internet é uns bichos intolerantes e nada mais, com seus dedos gordos e rápidos bloqueando meio mundo que discorda deles. Todo mundo sabe disso, eles sabem disso, todos estão cansados de saber. E nenhum problema até aí. Cada um anda com quem quiser, ué. Mas depois não vem querer subir no banquinho para reclamar de falta de diversidade, né? Depois não vem insinuar intolerância na fuça dos outros.

Ainda me surpreende esse tipo de descaramento. Ainda me arregalam os olhos o papo de tolerância vindo de gente que sai bloqueando meio mundo que discorda de suas opiniões.

Eu tenho interesse considerável pelo tema, por isso me incomoda um pouco a redefinição que anda dando a essas palavras do momento. O povo todo falando de pluralidade, diversidade, estou-aberto-ao-diálogo e os comentários intolerantes lá se desmontando na nossa frente, é isso que eu estou querendo dizer.

Vendo coisas assim, me espanto de verdade com a sofisticação que se desenvolve tão descaradamente em volta desses termos desgastados, esvaziados de sentido. Diversidade, pluralidade, tolerância, termos absurdamente vazios hoje em dia; democracia, debate, diálogo, tudo termo vazio. Palavras-chave vazias se interligando para chegar ao nada e defender coisa nenhuma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...