sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Viva a sabedoria...

Galileu Galilei
Homem do Renascimento (15.02.1564-1642), Galileu estuda medicina, enquanto aprofunda o conhecimento dos textos antigos e se dedica à observação dos fenômenos naturais. A cultura matemática proporcionou-lhe a estima e simpatia de muitos matemáticos da época, sendo-lhe concedida, em 1589, a cadeira de matemática na Universidade de Pisa.
De entre as invenções, destaca-se a do telescópio (1609). Esta invenção é o ponto de partida  para uma série de descobertas astronómicas.
Rejeita as teorias aristotélicas sobre a física e a cosmologia, e constata que a Via Láctea é um conjunto de estrelas; descobre os anéis de Saturno; observa as fases de Vénus em torno do Sol e reconhece as manchas solares, as quais foram, como se disse, o funeral da ciência aristotélica, porque desmentiam a pretensa incorruptibilidade dos céus. Defende a teoria de Copérnico, quando esta começa a atrair a atenção da Inquisição de Roma, a qual move um processo contra Galileu. E, assim, a afirmação da estabilidade do Sol e do movimento da Terra é condenada.
Galileu é considerado o pai da ciência moderna.
Algumas obras: Il Saggiatore: «O Ensaísta»; Diálogos sobre os dois Grandes Sistemas do Mundo; Considerações e Demonstrações Matemáticas sobre duas Novas Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...