Manuscritos provam que Da Vinci 'antecipou' lei do atrito
Um dos seres humanos mais emblemáticos de toda a história é Leonardo da Vinci. O italiano morreu séculos atrás, mas ainda continua tendo sua história revelada aos poucos por pesquisadores.
Agora, manuscritos encontrados na Itália podem provar que Da Vinci esboçou uma das leis fundamentais da física dois séculos antes delas serem redigidas. Trata-se da lei do atrito.
De acordo com professor IanHutchings, da Universidade de Cambridge, rabiscos feitos pelo próprio Da Vinci seriam a prova. Eles estão em um caderno que data de 1493. Antigamente, o item havia sido catalogado como “irrelevante”.
As anotações de Da Vinci traziam prioritariamente uma mulher desenhado com os escritos “cosabellamortal passa e non dura”, que significa “a beleza mortal passa e não dura”. Junto dela estão figuram geométricas puxadas por um peso que paira sobre uma roldana.
Esse modelo com roldanas é exatamente o mesmo utilizado para explicar atualmente as forças de atrito. Por conta disso, os pesquisadores concluíram esse avanço de Da Vinci, que em 1508 voltaria a descrever essa lei da Física, mas novamente sem detalhes.
“O esboço no caderno mostra que Leonardo compreendeu os fundamentos da fricção em 1493. Sabemos da força do atrito por premissas que normalmente creditamos a um cientista francês,GuillaumeAmonton, que as desenvolveu séculos mais tarde”, afirma o professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário