Banco Imobiliário
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Charles
Darrow era um simples vendedor de aquecedores quando, em 1929, a crise
econômica fez com que ele perdesse o emprego.
Ao ver alguns de seus vizinhos se divertirem com um jogo de tabuleiro, feito em casa, que consistia em comprar e vender propriedades fictícias, Darrow decidiu fazer algo parecido. Para isso, contou com a ajuda de Ester, sua esposa, e William, seu filho mais velho. A primeira versão de "Monopoly" — que ficou conhecido no Brasil como "Banco Imobiliário" — ficou pronta em 1932. Assim que terminou de fazer o tabuleiro, Charles Darrow tentou vendê-lo para duas companhias de brinquedos, a Milton Bradley e a Parker Brothers. Nenhuma das duas quis comprar "Monopoly": segundo as empresas, o jogo era muito complicado e demorado. Com o sucesso de "Monopoly" na região da Filadélfia, onde Charles morava, a Parker Brothers mudou de ideia. Em 1935, a companhia comprou os direitos sobre o jogo e, desde então, tem o direito de vendê-lo em todo o mundo. Apesar de todo o crédito pela invenção ter ficado com Charles Darrow, as raízes de "Monopoly" estão no jogo "The Landlord’s Game", criado em 1903 por Elizabeth Magie. O objetivo de Elizabeth com o jogo era facilitar o entendimento das ideias do economista Henry George sobre aluguel. A diferença básica entre "Monopoly" e "The Landlord’s Game" é que, no primeiro, o jogador compra o terreno ou rua (casinha do tabuleiro), enquanto no segundo ele apenas aluga. |
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
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