segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Atenção e alerta com os pimpolhos...

Confira sete dicas para desconfiar se o seu filho possui diabetes

Endocrinologista afirma que se a criança bebe muita água, reclama constantemente de cãimbras, come bastante e mesmo assim emagrece é sinal de que ela pode ter diabetes

Crianças também podem ter diabetes e os pais devem ficar atentos aos primeiros sintomas. Os casos da doença entre crianças não podem ser considerados comuns, mas a incidência vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, nos últimos anos, houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos.

Outro tipo que vem aumentando junto com a obesidade infantil é o diabetes por resistência insulínica, causada por alimentação desequilibrada e aumento de peso. ”Este tipo de diabetes vem aumentando nas populações mais jovens se compararmos com os dados de décadas atrás por causa do sedentarismo e alimentação menos saudável”, diz a endocrinologista Rosita Fontes.

A médica indica sete passos para os pais para ficarem atentos sobre possíveis sintomas do diabetes:

Beber água é bom, mas nada em excesso é um bom sinal. Fique atento à quantidade de água que o filho bebe pode ser sinal de diabetes. 

1 – Eu quero água!
A regra número é observar se a criança sente sede intensa. Isto pode ser um sintoma e deve estar relacionado com o fato de ele ir muito ao banheiro.

2 – Vai várias vezes ao banheiro
Observe se a criança vai ao banheiro com frequência, inclusive à noite, e também se ele urina em grande quantidade. Rosita explica que a glicose em excesso no sangue, provocada pelo diabetes, ao passar pelo rim, transporta água junto com ela. "O organismo responde desencadeando o processo de sede para que a pessoa não fique desidratada. Assim ela urina muito e, consequentemente toma muita água", diz.

3 – Comilão que perde peso
Outro sintoma é a criança comer muito, mas mesmo assim perder peso. “Apesar dela ingerir os alimentos, eles não são aproveitados no organismo devido á falta de insulina que é o hormônio que, entre outras ações, permite que a glicose entre nas células para gerar energia”, diz.

4 – Sempre cansado
Veja também se a criança reclama de cansaço, se sente desanimada e sonolenta. "A deficiência de geração de energia, faz com que o organismo todo se ressinta e isto se manifesta com cansaço e fraqueza", diz.

5 – Vista embaçada
Se a criança se queixa de visão embaçada é bom levar ao oftalmologista e levar em conta que pode não ser apenas uma questão de usar óculos. Vale a pena atentar para possíveis outros sintomas de diabetes e comentar com o especialista. A médica explica que o excesso de glicose provoca o inchaço do cristalino, fazendo com que a criança tenha dificuldade de focar as imagens.

6 – Tá formigando o meu pé!
É bom ligar o radar caso a criança faça queixas constantes de câimbras e formigamentos pelo corpo.

7– Faça o cálculo
Se a criança tem, pelo menos, três queixas relatadas anteriormente, procure um médico para investigação. O diagnóstico e o tratamento precoce da diabetes evitam as possíveis complicações características da doença.” A doença progride e a criança pode fazer um processo de cetoacidose diabética, que é a descompensação do diabetes, necessitando atendimento de urgência”, alerta.
http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-02-10/confira-sete-dicas-para-desconfiar-se-o-seu-filho-possui-diabetes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...