quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Só rindo...


Viva a sabedoria...


O ESTUDO DA FILOSOFIA
«A Filosofia é (...) a atividade mais natural do homem e o inquérito filosófico o mais caracteristicamente humano».
Rafael Gambra
Ao longo do estudo da Filosofia, aperceber-se-á que esta disciplina deverá ser vivida, isto é, deverá ser estudada, e não memorizada ou «cabulada». A vivência da Filosofia faz-se em contato com os textos dos filósofos – do professor da disciplina, os textos que integram os manuais e as obras recomendadas.

Pouco vale memorizar meia dúzia de conceitos para impressionar o seu interlocutor – professor, amigo, colega ou familiar – para mostrar que já sabe!

O saber constrói-se passo-a-passo, ouvindo, lendo, refletindo, experienciando, debatendo, explicando, pondo à prova. Porquanto, para sedimentar e aprofundar os seus conhecimentos, nesta disciplina, leia os textos e as obras recomendadas pelo seu professor, indicadas nos manuais ou em outras obras.

Com efeito, Todo o Homem enquanto homem filosofa.
Mas a coerência conceptual do que esta afirmação implica não se alcança de modo algum num rápido relance. O pensamento filosófico sistemático requer estudo. (Karl Jaspers, Iniciação filosófica, Lisboa, Guimarães & C.ª Editores, 1976).

Como estudar Filosofia?
Como deverá, então, iniciar-se o estudo da Filosofia? Deverá o aluno estudar as ideias e concepções filosóficas dos grandes fi­lósofos e considerá-las como suas? Deverá, antes, aprender (memorizar) concei­tos e mostrar que os sabe quando solicitado? Ou, pelo contrário, deverá o iniciado no estudo desta disciplina tentar compreender e apreender os grandes temas que preocuparam e preocupam os filósofos, refletindo sobre eles, a fim de lhe apreender o sentido?

Ao aprendiz de filósofo [ao jovem aprendiz, pretendo eu dizer, e na mi­nha qualidade de aprendiz mais velho rogo que se não apresse a adoptar solu­ções, que não leia obras de uma só escola ou tendência, que procure conhecer as argumentações de todas, e que queira tomar como primário escopo a singela façanha de compreender os problemas: de compreendê-los bem, de compreendê-los a fundo, habituando-se a ver as dificuldades reais que se deparam nas coisas que se afiguram fáceis ao simplismo e à superficialidade do que se chama senso-comum [a filosofia é, em não pequena parte, a luta do bom-senso contra o «senso-comum.

(...) Deverá, pois a iniciação filosófica assumir um carácter essencialmente crítico, e consistir num debate dos problemas básicos que não seja dominado pelo intuito dogmático de cerrar as portas às discussões ulteriores; e um bom professor do lidar filosófico é como um indivíduo que nos leciona ginástica procedendo ele próprio como um bom ginasta, e obrigando-nos a nós a fazer ginástica; é quem nos ministra um trabalho crítico, um modelo da faina de elucidação dos problemas (...). Repito: seja a filosofia para o aprendiz de filósofo, não uma pilha de conclusões adop­tadas, e sim uma atividade de elucidação dos problemas. É esta atividade o que realmente importa, e não o aceitar e propagandear conclusões. (…) Pode ser muito útil para a vida prática o simples co­nhecimento do enunciado de uns tantos teoremas de matemática: porém, não há nisso sombra de valor cultural: só possui de facto valor cultural o perfeito en­tendimento dos raciocínios que nos dão as provas dos enunciados.

Por isso mesmo, ao lermos um filósofo de genuíno mérito de dois erros opostos nos cumprirá guardar-nos: o primeiro, o de nos mantermos aí eterna­mente passivos e de tudo aceitarmos como se fossem dogmas, de que depois tentaremos convencer o próximo; o segundo, o de criticarmos demasiado cedo, antes de chegarmos à compreensão do texto. Para evitar o escolho do segundo erro, a atitude inicial do aprendiz de filósofo deverá ser receptiva e de todo humilde. Se achar uma ideia no texto de um Mestre que lhe pareça de fácil refu­tação, – conclua (...) que o pensar do autor deverá ser mais fino, mais meandros o, mais facetado, mais verrumante, do que ao primeiro relance se lhe afigu­rou: e que se lhe impõe, portanto uma atenção maior [nada há no mundo de ta­manha rúpia como o tom com que julga refutar um Mestre um pedaço de asno que o não entende; e o melhor processo, nessa primeira fase, é talvez o de refa­zermos por iniciativa nossa, com exemplos familiares da nossa própria expe­riência, a doutrina exposta pelo autor que estudamos, até que a tenhamos como coisa nossa, porque feita de matéria verdadeiramente nossa, e reconstruída pelo nosso espírito. Quem sabe reproduzir uma teoria genérica, em elocução abs­trata, mas não sabe reconstruí-la com a familiar experiência, não percebe real­mente o que está dizendo. (António Sérgio, in Problemas da Filosofia de Bertrand Russell, Coimbra, Arménio Amado-Editor, 1974, pp. 7-10).
Em linhas gerais, como poderemos resumir a lição de António Sérgio? Compare as suas conclusões, se as tirou com os quatro tópicos seguintes, e discuta-os:
Tema dominante: Conselhos ao aprendiz de filósofo. Igual à aprendizagem da Filosofia, dizendo que:
A Filosofia é uma atividade crítica:
A Filosofia centra-se na discussão e elucidação de problemas [não é um conjunto de respostas dadas].
Definição e valor da Filosofia [2.º parágrafo]: Começa por introduzir uma definição de Filosofia e o valor que ela assume para a cultura do espírito, explicitando deste modo o sentido e a importância dos conselhos dados no 1.º parágrafo.
Atitude crítica e atitude natural
A definição de Filosofia, no final do 1.º parágrafo [dada entre parênteses], estabelece uma diferença entre atitude crítica [Filosofia] e atitude natural [senso comum].
O significado de dois erros que é preciso evitar [3.º parágrafo], a saber, o dogmatismo [aceitar tudo como dogmas] e o cepticismo [rejeitar tudo antes de tentar a sua compreensão]. 

Conclusão: O ensino da Filosofia não deverá ser a «pura transmissão de respostas precisas» e a aprendizagem não deverá ser a pura assimilação daquelas respostas.

Para uma boa aprendizagem da Filosofia, os conselhos dos filósofos António Sérgio e Karl Jaspers deverão ser considerados. Se seguir estas orientações, verificará que, ao contrário do que é vulgarmente dito, a Filosofia não é uma disciplina difícil de estudar.

Todas as disciplinas têm as suas dificuldades próprias, e nenhuma se aprende se não for estudada. O que dizemos é que a Filosofia não se memoriza como se faz com um número de telefone, uma fórmula química, um poema de Camões ou uma receita de culinária. A Filosofia estuda-se refletindo sobre as ideias, as concepções, os princípios propostos pelos filósofos, pelos professores, pelas circunstâncias da vida, compreendendo e elucidando o seu sentido e amplitude.

Por isso, “Deve destruir-se o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo de muito difícil pelo facto de ser a atividade intelectual própria de uma deter­minada categoria de especialistas ou de filósofos profissionais e sistemáticos. Por conseguinte, deve começar-se por demonstrar que todos os homens são «filósofos», definindo-se os limites e as características desta «filosofia espontâ­nea», própria de «toda a gente», ou seja, da filosofia contida: a) na própria lin­guagem, que é um conjunto de noções e de conceitos determinados e não só de palavras gramaticalmente vazias de conteúdo; b) no senso comum e no bom senso; c) na religião popular e, portanto, em todo o sistema de crenças, superstições, opiniões, formas de ver e de atuar que se incluam no que em geral se chama «folclore.»” (A. Gramsci, Introdução à Filosofia da Praxis, Lisboa, Edições Antídoto, 1978, p. 8).

Quem são os filósofos?

Todos somos filósofos, diz Gramsci. No entanto, temos que distinguir o «filósofo» que todos somos que ocasionalmente filosofa espontaneamente, do filósofo que sabe do ofício, o filósofo intencional, que concebe uma visão do mundo e da vida, que incessantemente está no encalce da verdade e na busca de fundamentos para as suas ideias, princípios e concepções.

O filósofo também se distingue do sábio. Este é o que melhor responde aquele o que mais pergunta [ver texto de Romeu de Melo, a seguir]. Enfim, o filósofo é aquele profissional que luta contra os preconceitos, o que está estabelecido, os dogmatismos e cepticismos, o laxismo e o facilitismo, e procura elucidar, por meio da reflexão, não só aqueles estados de espírito, como o conhecimento e o ser.

«Talvez possa dizer-se, esquematicamente, que o filósofo é aquele que mais pergunta, enquanto o sábio é o que mais e melhor sabe responder. Trata-se de dois perfis, não raramente coincidentes, mas que demarcam duas posturas ou posições que não devem confundir-se. Nos seus respectivos limites, o pri­meiro levar-nos-á ao ponto Ómega e aos confins do universo, enquanto o segun­do nos conduzirá à supermecanização e automatização da vida e da sociedade.» (Romeu de Melo, In Diário de Notícias, de 26/12/87).

Pelo que está dito, e como observaremos adiante, a Filosofia não é uma amálgama de teses sem relação, um conjunto de ideias desarticuladas. A Filosofia é um estado de alma, um produto da inteligência humana. Se a Filosofia é um estado da alma humana, o filósofo é aquele que se bate contra os preconceitos, pela autonomia da razão; é aquele que, pela reflexão crítica, esclarece o seu pensamento e toma posição perante o mundo e a vida, procurando incessantemente o caminho da verdade.

António Pinela, Apontamentos de Filosofia dos 10.º e 11.º Anos       (1990)

Curioso...

Pintando o sete
O Museu de Arte de São Paulo (MASP) recebeu em 2004 um quadro que valia 1 milhão de dólares. "A Crucificação de Cristo", do pintor flamengo Jan van Dornicke, foi doado pela Colnaghi Gallery, de Londres, na Inglaterra.
No ano de 1508, o pintor italiano Rafael Sanzio foi nomeado arquiteto oficial do Vaticano.
 Em 1923, o pintor espanhol Salvador Dalí foi expulso da universidade porque ele contestava de forma violenta a capacidade de seus professores. 
A Semana de Arte Moderna de 1922 aconteceu de 13 a 17 de fevereiro.
 
Depois de cursar as melhores academias de arte alemãs, o pintor lituano Lasar Segall tomou um navio para o Brasil. Ele já tinha conhecido o país quando veio apresentar seus trabalhos. Naturalizou-se brasileiro e aqui tornou-se um dos mais finos pintores modernistas.
 
Hector Julio Paride Bernabó adotou o nome Carybé, marca de um mingau que adorava. Fez 5 mil trabalhos, entre pinturas, desenhos, esculturas e esboços e desenhou para livros de Jorge Amado. Tinha um título de obá de Xangô, posto mais alto do candomblé. Morreu do coração durante uma sessão no terreiro de candomblé, em Salvador, aos 86 anos.
 
Artista precoce, Pedro Américo tinha apenas 9 anos quando foi contratado como desenhista da expedição científica do naturalista francês Louis Jacques Brunet, que percorreu 5 estados do Nordeste, durante um ano.
 
Alfredo Volpi nasceu na Itália, mas se mudou para São Paulo com apenas 2 anos. Começou a pintar murais decorativos quando fez 11 anos.
http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/617/1/arte.html

Piada...


Compressa
A garota toda gostosinha chega na farmácia e diz ao farmacêutico:
- Por favor, me dê uma compressa.
E o farmacêutico, com aquele ar de safado:
- Agora estou ocupado! Volte daqui a uma hora que eu te dou duas bem devagar!
http://www.mundodaspiadas.net/

Pensamentos...


"Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas". Luís Fernando Veríssimo, escritor e jornalista, RS

Quarta-feira 26 de setembro de 2012

Anjo do dia: Sealiah.
Dia do Santo Isaac Jogues.
Dia do Deficiente auditivo – Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.
Dia Mundial de Relações Públicas – Lei nº 5.377, de 11/12/1967.
Dia Mundial da(o) Secretária(o).

1965 Beatles são condecorados pela Rainha Elizabeth II como membros do Império Britânico. Posteiormente Lennon devolveria a honraria em protesto pelo envolvimento da Inglaterra no conflito entre Nigéria e Biafra e pelo apoio à guerra do Vietnã.
1969 Beatles lançam o álbum Abbey Road, 12º e penúltimo disco do grupo.
2011 Occupy Wall Street: usuários do correio eletrônico Yahoo não puderam enviar mensagens que mencionassem a palavra "protesto" relacionada com o movimento em Wall Street, caracterizando a censura da nação que se julga modelo de democracia.

1934 Nascimento: Winnie Madikizela, a Winnie Mandela, em Pondoland, África do Sul.
1936 Nascimento: Luís Fernando Veríssimo, escritor e jornalista gaúcho.

Refletir...


“Aqueles que não conseguem se lembrar dos erros do passado estão condenados a repeti-los.” (George Santayana)

Devanear...


Soneto em Amargura - Virgílius

Quem dera, o amor, que ela agora sente
Por alguém... Devotado e comprometido,
Fosse a mim, e apenas a mim, oferecido
Eu seria feliz... ... - E pela vida contente -

Quem dera, os seus lábios, docemente
Balbuciassem, mentindo, que me amava.
Dessa doce mentira eu me alimentava...,
Pra viver me enganando..., Eternamente.

Mas ela não sabe desse amor sentido.
- Devotado amor que eu trago comigo -
Até quando, não sei..., Só o tempo dirá.

E mesmo amanhã, ela lendo esses versos,
Há de ficar, por instantes, se perguntando:
- Que mulher será esta? E não saberá...!!!

Sociedade sem rumo...


Após 14 anos de agressões à mulher, pai esfaqueia menino que tentava defender a mãe no RS
Um menino de seis anos foi esfaqueado nas costas pelo próprio pai ao tentar proteger sua mãe. A agressão ocorreu no início da madrugada desta quarta-feira (26), na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul (150 km de Porto Alegre), no Vale do Rio Pardo. O agressor, um homem de 38 anos, ameaçava a mulher de morte quando acabou atingindo o filho, que foi hospitalizado. O casal tem um histórico de agressões desde 1998, quando a primeira das 18 ocorrências do tipo foi registrada na Polícia Civil.
Durante uma discussão na frente dos filhos - um de seis e outro de 12 anos - em uma casa humilde na zona sul da cidade, o homem ameaçou a mulher de morte. Ele foi à cozinha, pegou uma faca de churrasco e partiu para cima dela. Nesse momento, o filho menor colocou seu corpo entre os dois e acabou atingido. A faca perfurou o tórax da criança, mas não atingiu nenhum órgão vital. Ele foi internado no Hospital Santa Cruz e deve receber alta na quinta-feira (27).
Ao receber, no início da madrugada, a criança ferida, a instituição informou a Brigada Militar sobre o caso. Os pais foram encaminhados à Polícia Civil, que, ao confrontar os dois sobre o ocorrido, descobriu a verdade sobre a agressão. Até então, o homem afirmava que havia ocorrido um acidente.
No sistema informatizado das polícias há o registro de 18 ocorrências desde 1998, todas por ameaças e agressões. "Em um dos episódios, o marido agrediu outro filho, adolescente na época, por ele ter tentado defender a mãe durante uma briga do casal", afirma a titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Santa Cruz do Sul, Lisandra de Castro de Carvalho.
O homem que esfaqueou o filho, um mecânico com problemas de alcoolismo, foi detido e deve ter sua prisão preventiva expedida pela Justiça nas próximas horas. Ele deve ser indiciado por tentativa de homicídio. O menino ainda não foi ouvido pela polícia. Ele será recebido pela delegada depois que receber alta, para reconstituir a cena da agressão.
Por se tratar de um caso envolvendo menores de idade, os nomes dos envolvidos não foram divulgados para proteger a integridade das crianças.
Ciclo de violência
A última ocorrência foi registrada em 2007. Na época, a mulher solicitou medidas protetivas, que foram encaminhadas à Justiça e resultaram em uma audiência, na qual ela não aceitou as propostas de acordo.
"Mais tarde, ela voltou a conviver com o agressor", conta a delegada. Segundo ela, é comum esse tipo de reconciliação sem o amparo das instituições e que acaba colocando a mulher e os filhos novamente em uma situação de risco.
"É o que chamamos de ciclo da violência. Existe a primeira fase, que é a da discussão, a segunda, que é a da agressão, e a última, a da lua de mel, quando o agressor pede perdão, diz que vai mudar e acaba sendo aceito." Mas, em grande parte dos casos, ressalta Lisandra, se o agressor não for tratado e acompanhado, ele voltará a cometer a violência.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/09/26/apos-14-anos-de-agressoes-a-mulher-pai-esfaqueia-menino-que-tentava-defender-a-mae-no-rs.htm

Respeito e bom senso acima de tudo...


Alunas são impedidas de entrar em escola pública de Olinda por usar saia
As estudantes são ligadas à Assembleia de Deus.
Secretaria de Educação disse que vai apurar o caso.
Alunas do segundo e terceiro ano de uma escola pública em Olinda foram barradas, nesta quarta-feira (26), na porta do colégio porque estavam usando saia. As estudantes são ligadas à Assembleia de Deus. As regras de vestimenta dos evangélicos, embora tenham algumas variações, dependendo da igreja, vetam calças, decotes e transparências.

O caso ocorreu na Escola Estadual Padre Francisco Carneiro, no bairro de São Benedito, durante a tarde. "Eu cheguei para o diretor e disse 'nós podemos usar saia, somos evangélicas'. Ele disse que não ia interferir na religião de ninguém, que podíamos usar saia, mas que queria ver o tamanho da saia da gente. Nossas saias estão bem decentes, estão em um tamanho ótimo", contou a estudante Taylene Batista.

Aos prantos, a estudante Thallita Cunha lamentou a atitude da direção da escola. "A gente foi barrada, logo hoje que tenho cinco provas, trabalhos, estudos. Isso aqui é uma escola do governo. Ele devia chamar a gente para dentro, não colocar a gente para fora. Vocês viram que ele fechou o portão na nossa cara", falou a garota.

A mãe de uma das alunas, Maria José Ferreira, ficou surpresa com a decisão da direção. "Desde quando ela estuda aqui, que virou evangélica, usou saia, nunca tinha sido proibida de entrar", reclamou.

No final da tarde, as alunas barradas foram chamadas para uma reunião com o diretor da escola. "Ele disse que foi um mal entendido, que ele tinha passado para o porteiro que não podia entrar no colégio com saia acima do joelho. Foi criado um Comitê de Fardamento, formado por nós mesmos, e, a partir de amanhã [quinta, 27], nós vamos poder entrar de saia. Acreditamos que foi um mal entendido, por isso não estamos com raiva do diretor", disse a estudante Raiane Trindade.

A reportagem do NETV 2ª Edição tentou entrar em contato com a direção da escola, mas ninguém quis se pronunciar sobre o caso. A Secretaria Estadual de Educação informou que vai encaminhar, ainda esta semana, a Comissão de Direito do Aluno para apurar o caso e tomar as medidas cabíveis. A secretaria disse também que todas as provas das alunas que não entraram hoje na unidade de ensino foram remarcadas e que o diretor da escola será notificado com uma medida administrativa.

O fardamento entregue pela Secretaria de Educação consiste em camisa e mochila. A recomendação é que a camisa seja usada com calça jeans e tênis, mas essa sugestão não é obrigatória.
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/09/alunas-sao-impedidas-de-entrar-em-escola-publica-de-olinda-por-usar-saia.html

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Só rindo...





Viva a sabedoria...

A Resistência à Mudança
1. A vida está em constante mudança, mas, não raro, ignoramos que assim é. No entanto, se nos dermos um pouco à reflexão, verificaremos que a mudança começa em nós, tanto física como psicologicamente. Todavia, não queremos acreditar na verdade que vivemos. É mentira, nós não mudamos. Só os outros mudam. Mas nós, mesmo a contra-gosto, lá vamos mudando! Que chatice termos que constatar que afinal não somos eternos. Dizia Parménides que «o que é, é», «o que não é, não é». E que «só o que é, é eterno». Com efeito, o ser humano não é, porque está sendo, logo está sujeito ao devir universal.
O ser humano, as coisas, os ambientes estão em permanente devir. Queiramos ou não, é assim. Todavia, somos muito resistente à mudança. Aliás, o ser humano, por mais que diga o contrário, é muito conservador. Desde logo, porque não quer aceitar a sua própria mudança: a custo, vai dizendo que já nota algumas mudanças físicas ou biológicas, mas a nível psicológico, lá isso é que não! Está tudo na mesma! E ao nível da mentalidade, também mudamos? É óbvio. E até, por vezes, o admitimos. Mas atenção, admitimos esta mudança quando ela nos convém! Admitimo-la quando, por exemplo, queremos dar uma de moderno, de actualizado, a par dos tempos que correm, etc., não vão os outros pensar que parámos no tempo, isso pode trazer-nos uma imagem de parolo, de provinciano que não acompanha as modernices mundanas das Revistas e da Televisão. O Homem do nosso tempo tem muito medo disso. Não se assume. Por isso, para mostrar que acompanha a escalada da era da globalização (sim, porque também, nesta área da praxis humana, se faz sentir a globalização), faz muitas vezes figuras tristes!
2. E na política, admitimos a mudança? Canta-se em coro a dizer que sim. Mas neste sector ainda somos mais resistentes. E aplica-se o mesmo princípio, de que já falámos nos parágrafos anteriores. Dizemos que sim para agradar, para mostrarmos que somos democratas, porque senão ainda nos consideram conservadores, ou até mesmo reaccionários.
Mas é, talvez, no campo da política que a resistência à mudança causa mais estragos e cria dificuldades. Fala-se muito em alternância de poder, princípio vital da democracia. Todavia, fala-se pouco de alternância quando se está no poder, e muito quando se está fora dele. E quem se habituou a estar, por muito tempo, dez, quinze, vinte ou mais anos no poder, foge da palavra alternância, como o diabo da cruz, não vá este tecer os pauzinhos e provocar a dita.
Esta resistência à mudança fervilha por aí, sente-se a todo o momento, tropeçamos com ela a cada passo que damos. Mas não é só nos políticos que ela é notada. A resistência ao devir político está nos políticos sim, mas também está em toda a hierarquia, nos quadros, até chegar ao porteiro; está no exterior da política assumida. Não acreditam?
Ao longo dos tempos vão-se instalando interesses, cumplicidades, algumas amizades, simpatias... E quando se está muito tempo num sítio acabamos por considerar que o sítio é nosso; ou que podemos fazer o que queremos daquele sítio, ou que podemos utilizar aquele sítio sem que para isso tenhamos que o requerer, etc., etc., porque nos habituámos mal.
E então utilizam-se as mais estúpidas artimanhas para tentar contornar a democracia, a legalidade, o legítimo poder. É confrangedor observar como alguns simplórios pretendem ignorar a mudança efectiva, e o legítimo poder, aquele que é outorgado pelo povo. Esquecem-se alguns auto-democratas que, com a sua atitude, caiem no pior dos ridículos, marginalizam-se, auto-flagelam-se, enfiando-se no campo da 'empatocracia' e da obscuridade.
3. Pensava eu que 28 anos de vivência democrática era o suficiente para que toda a gente soubesse o que é a democracia. Mas estou enganado! Felizmente que a maioria há muito que conhece a democracia e sabe o que é viver democraticamente. E são poucos, uma minoria, que persiste em não aprender o que o tempo ensina. Olham para o passado, para o seu passado, alegram-se com ele, e sonham, sonham, sonham... e deleitam-se sonhando, pensando que um dia voltarão os cantares dos hinos adormecidos nos baús da ignorância; sonham pensando que um dia a sua «democracia» será reposta; que o seu poder, não o do povo, vingará; que, então, logo que tudo esteja conforme a sua vontade, serão ajustadas as contas... São os Velhos do Restelo, que de tão velhos que são já tocam com os narizes nos joelhos, por isso não vislumbram um palmo à sua frente, e vergam-se perante quem os engana, convencidos de que lhes estão a indicar o caminho. E, de facto, estão. Mas o caminho do passado, turbulento, cheio de espécies daninhas, que só conta para os arquivos, os anais da história. Mas isso basta-lhes, porque, como disse supra, aquelas criaturas vivem do sonho, mas não do sonho que comanda a vida, porque este é saudável, útil, necessário e reformador.
Como estão convencidos de que aquela é a forma mais correcta de estar vida, vão cometendo pequenos erros, porque também não se lhes dá possibilidades para que conjecturem erros maiores; vão cometendo atropelos propositados; depois, angelicamente, voltam atrás, admirados, porque alegam desconhecer os procedimentos. São obrigados a desfazer os erros, para irem vivendo socialmente. Mas sabe Deus, a que custo!
4. Não há mal nenhum em pertencer a uma minoria. Devemos aceitar as contingências da vida e, no caso concreto da política, tentar, por via democrática, alterar a situação. Todo nós, num determinado momento, fizemos, e faremos, parte de uma qualquer minoria, seja política, religiosa, estética, filosófica ou outra. E, às vezes, vale bem mais pertencer às minorias. Quem disse que as maiorias têm sempre razão?
O conhecimento, as doutrinas, a arte, o pensamento, a ciência, enquanto produtos da praxis humana, são fruto de trabalho árduo, da persistência, da reflexão, da solidão. Os trabalhadores do pensamento pertencem a múltiplas minorias. Eles não se sentem marginalizados, porque têm consciência do seu fazer, da sua atitude perante o mundo e a vida. Emite-os. Sinta-se solidário com a vida, como eles, e será feliz (António Pinela, Reflexões, Agosto de 2002).


Curioso...

Tipões que estiveram na mídia
Araken
De 1983 a 1986, Araken, o Showman!
Era o personagem da Rede Globo que anunciava os programas da emissora. Interpretado pelo publicitário José Antônio de Barros Freire, mais conhecido como Barrinhos, Araken representava o brasileiro que não perde o otimismo por nada nesse mundo. Em encenações rápidas e divertidas, o baixinho de cabelos escuros tentava de mil maneiras vender suas ideias para os empresários, que o ignoravam. Sua última aparição foi na Copa do Mundo de 94, em uma propaganda de sapatos e em outra de imóveis.

Baixinho da Kaiser
Um copo de cerveja na mão e uma boina na cabeça. Essa era a imagem dos comerciais da Kaiser desde 1986. Até então um motorista desconhecido, o catalão José Valien Royo trabalhava para a produtora de comerciais Nova Filmes, em São Paulo. Com 1,60 de altura, estava longe do estereótipo procurado pelas agências de publicidade. Mas o bigodudo espontâneo e brincalhão soube cativar a agência de publicidade DPZ. Ele permaneceu 16 anos na telinha da TV, passando credibilidade aos consumidores da cerveja.

Ferrugem
Com pintinhas no rosto e cabelos ruivos, Luiz Alves Pereira Neto recebeu o apelido em 1976, quando atuava no  Gente Inocente, da extinta TV Tupi. Participou de Os Trapalhões, da Globo, e dos programas Mini Júri e Boa Noite, Cinderela, do SBT, durante os anos 1970 e 1980. Mas a fama veio mesmo graças ao trabalho como garoto-propaganda dos calçados infantis Ortopé. Aos 21 anos, media 1,30 metros de altura. É que ao nascer, foi retirado do útero de sua mãe pelas costas, afetando sua glândula de crescimento. Durante 5 anos, fez tratamento nos EUA. Aos 35 anos, com cara de moleque, Ferrugem virou assistente do João Gordo nos Piores Clipes do Mundo, da MTV.

Juruna
Foi o primeiro deputado federal indígena. Já durante os anos 1970, o cacique Mário Juruna percorria os gabinetes da Fundação Nacional do Índio para reivindicar a demarcação das terras dos xavantes. Sempre com o gravador a tiracolo para registrar os discursos dos políticos, Juruna ganhou fama, e Leonel Brizola o lançou como candidato a deputado pelo PDT. Foi eleito em 1982, pelo estado do Rio de Janeiro. Criou a Comissão Permanente do Índio na Câmara dos Deputados e idealizou o I Encontro de lideranças dos Povos Indígenas do Brasil, reunindo 644 caciques de todo país. Tentou ser reeleito, mas não conseguiu. Chegou a pedir intervenção da FUNAI e da Polícia Federal no conflito que dividia sua gente, que vivia a 800 quilômetros de Brasília. Nascido em 1943, na Reserva Indígena São Marcos, em Barra do Garça (MT), o xavante faleceu a 17 de julho de 2002 de diabete crônica, em Brasília.

Walter Mercado
Quem não lembra do famoso "Ligue djá", pronunciado pelo guru dos astrólogos Walter Mercado? O porto-riquenho conquistou fãs e gerou polêmica entre os brasileiros durante os anos 1990. Foi o criador do 0900, a linha telefônica dedicada aos interessados em receber conselhos místicos. Cada ligação durava cerca de 6 minutos, que custavam R$ 4,94 cada. Ele recebia cerca de 4 mil chamadas por dia. O serviço teria acabado com a proibição de linhas pagas para esses fins. Mercado deixou o Brasil em 1998 e desde então tem entre seus clientes grandes personalidades, como Bill Clinton, Meryl Streep, Madonna, Robert De Niro e Isabella Rosselini. Fez sucesso como ator e bailarino e chegou a cursar Farmácia e Psicologia. Também assumiu o comando do programa Mundo Infinito, em um canal espanhol, e fez uma página na internet que permite aos membros do Clube do Walter descobrir o que as estrelas lhe reservam por meio da interpretação dos "místicos do Walter".
http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/3466/1/celebridades.html

Piada...


PAPANDO
O sujeito está passando por um terreno baldio, quando vê outro faturando uma anã atrás de uma pilha de tijolos.
- Comendo, hein? – comenta, ele.
- Não! Só estou fazendo um lanchinho!
http://www.mundodaspiadas.net/

Devanear...


Os Versos Que Te Fiz - Florbela Espanca
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros.
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!

Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!
http://osmaisbelossonetos.blogspot.com.br/2012/08/os-versos-que-te-fiz.html

Pensamentos...


"Falar de um assunto não é fazer apologia dele. Calar pode ser". Glória Perez, escritora, AC

Terça-feira, 25 de setembro de 2012

Anjo do dia: Iealaiah.
Dia de São Sérgio, russo, (1315-1392).
Dia Nacional da Radiodifusão.
Dia Nacional do Trânsito.

1956 Estreia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro da peça de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, "Orfeu da Conceição".
1996 Menino de 6 anos é suspenso da escola sob a ridícula acusação de assédio sexual, por ter beijado uma amiguinha na bochecha, na Carolina do Norte - EUA.
2006 Criação da banda musical que daria origem à banda irlandesa U2.
2008 Judiciário britânico determina o bloqueio de cerca US$ 46 milhões pertencentes a Daniel Dantas, a pedido do Ministério Público brasileiro para evitar que o fundador do Opportunity se desfaça dos recursos antes da conclusão do processo.

1948 Nascimento: Glória Maria Ferrante Perez, a Glória Perez, novelista, em Rio Branco, no Acre.
1949 Nascimento: William Faulkner, escritor norte-americano, ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1949.
www.farmaciadepensamentos.com

Refletir...


“O amor é a força de maior intensidade que move o coração. Todas as dores humanas tiveram por origem o amor, simbolicamente representado pelo erro paradisíaco.” (Austregésilo de Athayde)
www.bilibio.com.br

Sequência de erros....


Integrantes da banda baiana New Hit são indiciados por estupro e formação de quadrilha
Os nove integrantes da banda de pagode baiana New Hit, acusados de estupro por duas adolescentes, foram indiciados pelos crimes de estupro e formação de quadrilha. A polícia divulgou nesta terça-feira (25) o resultado do inquérito. Além dos integrantes da banda, um policial militar que fazia a segurança do grupo e é acusado de dar apoio ao grupo durante o crime também foi indiciado.

De acordo com o titular da delegacia de Rui Barbosa, cidade baiana onde ocorreu o caso, Marcelo Cavalcanti, o inquérito de 23 páginas contendo as conclusões sobre o estupro das adolescentes foi protocolado no final da tarde desta segunda-feira (24), na Vara Criminal da Comarca de Rui Barbosa.
Ainda segundo a polícia, através do laudo fornecido pelo Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana, “foi possível evidenciar a existência de provas materiais, como a quantidade de sêmen encontrada nas roupas das meninas e de um dos músicos”. “O volume identificado é bastante superior à quantidade que seria possível atribuir a uma, duas ou até três pessoas”, destacou Cavalvanti.
O delegado solicitou também a realização de exames de DNA para identificar a quem pertence o sêmen presente nas roupas periciadas. A previsão é que o resultado seja obtido em até 60 dias.
Prisão
Os nove integrantes da banda de pagode estão detidos no presídio Regional de Feira de Santana, a 108 km de Salvador. Já o soldado da Polícia Militar Carlos Frederico Santos de Aragão, 28, está custodiado no Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas, região metropolitana da capital baiana.
O advogado da banda, Kléber Andrade, foi procurado pelo UOL, mas não foi localizado.
Entenda o caso
Segundo relato das adolescentes, que foram incluídas no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, o abuso sexual ocorreu dentro do ônibus da banda de pagode, após um show realizado na madrugada do dia 26 de agosto em Ruy Barbosa (cidade a 321 km de Salvador).
Ainda de acordo com a polícia, as meninas relataram que foram estupradas dentro do veículo, onde teriam entrado para tirar fotos com os jovens músicos. As adolescentes disseram também que foram levadas ao banheiro e abusadas sexualmente pelos rapazes, que entravam em dupla no local.
No último dia 3 de setembro, o delegado Marcelo Cavalcanti divulgou que o laudo do Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana referente aos exames periciais das duas jovens, que são da cidade de Itaberaba (280 km de Salvador), confirmava as acusações de estupro.
O caso teve grande repercussão na Bahia e chegou a gerar manifestação de fãs e de pessoas contrárias à banda de pagode, que faz sucesso com músicas de duplo sentido e apelo sexual.

Muito cuidado com as pessoas virtuais...


Suspeito diz que atualização em rede social levou a crime, no ES
Dançarina foi morta na última sexta-feira (21), em Cariacica. Homem está detido no Centro de Triagem de Viana, na Grande Vitória.
Dançarina também trabalhava como modelo fotográfica no Espírito Santo.
Em novo depoimento na Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), em Vitória, nesta terça-feira (25), o caminhoneiro David Correia, que confessou ter matado a tiros a dançarina Alini Gama, disse que resolveu procurar a vítima quando leu na página de uma rede social de Alini que ela havia começado a trabalhar como dançarina da banda de forró na vaga almejada pela namorada do criminoso, segundo a Polícia Civil. Além disso, ele novamente confirmou que agiu sozinho e que a namorada não tinha conhecimento sobre a situação. A jovem foi morta em Cariacica, na região Metropolitana do Espírito Santo, na última sexta-feira (21). O suspeito está preso no Centro de Triagem de Viana, na mesma região.
David disse que achou um abuso Alini ter declarado na rede social que havia conseguido o emprego, sendo que nada estava confirmado ainda, de acordo com o suspeito. Mesmo assim, ele alegou não ter procurado a vítima com a intenção de matá-la, mas apenas para dar um susto.
"É tipo um abuso. Era tudo um teste para todo mundo. Fiquei meio revoltado perante a situação. Mas eu não queria matar. Só queria assustar. Falei para ela desistir da viagem e ela riu da minha cara. Vou pagar pelo meu erro, porque eu estraguei a minha vida, a vida dessa moça", declarou. David ainda disse que a namorada, Adayane Matias, não sabia do ocorrido e nem da declaração de Alini na internet, mas confirmou que ela estava ansiosa pelo resultado da seleção e que não conseguia nem comer direito.
No final desta tarde, o rapaz que dançou com Adayane Matias na banda de forró também prestou depoimento. "Na sexta-feira, eles ligaram falando que não era possível e que iriam fazer testes com outros dançarinos. Se fosse o caso de eles nos chamarem novamente, eles fariam o contato", disse.
A polícia vai ouvir integrantes da banda, com depoimentos do vocalista e do empresário marcados para esta quarta-feira (26). "O depoimento de amanhã é que vai dar uma diretriz de quem tinha, realmente, autonomia para contratar. Se essa pessoa que tinha autonomia, que talvez seja o dono da banda, já havia descartado a possibilidade e se alguém, de forma indevida, alimentou essa esperança nela e acabou criando essa animosidade, que fez com que ele cometesse esse crime", explicou. Alini Gama foi morta a tiros na sexta-feira (21), em Cariacica.
O crime
De acordo com a polícia, Alini foi morta em uma emboscada, por volta das 9h de sexta-feira, no pátio de um hotel em Campo Grande Segundo testemunhas, a dançarina havia saído de casa para tratar de um contrato de trabalho. Um dias antes, ela foi procurada por telefone, por um homem que dizia querer contratá-la. Ele marcou um encontro com a jovem mas na verdade era uma emboscada para matá-la.
Ainda segundo Adroaldo Lopes, ao chegar no ponto marcado, Alini atendeu uma ligação e quatro minutos depois foi morta. O assassino estava em uma moto e atirou duas vezes contra a jovem, que foi atingida pelas costas. A dançarina foi levada para um hospital particular no mesmo município, mas não resistiu e morreu.
A família
Parentes da dançarina ficaram abalados com a morte da jovem. “Nunca imaginava que minha sobrinha tivesse morrido por um motivo tão banal. Não é possível que perder uma oportunidade de trabalho seja motivo para matar alguém. Se a moça não tinha competência para conseguir o contrato naquele momento, que se levantasse e buscasse a vitória. Minha sobrinha não estava tirando nada de ninguém, estava apenas conquistando o espaço dela”, desabafou a tia, Rosa Gama, de 51 anos.
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/09/suspeito-diz-que-atualizacao-em-rede-social-levou-crime-no-es.html

sábado, 22 de setembro de 2012

Só rindo...











Recordar...


22 de setembro (AO 1945: 22 de Setembro) é o 265° dia do ano no calendário gregoriano (266° em anos bissextos). Faltam 100 para acabar o ano. É o dia do equinócio de setembro, quando começa a primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério norte.
Eventos históricos
490 a.C. - Dário, o rei dos persas, é derrotado em Maratona pelo exército grego.
66 - O imperador Nero apresenta a Legião I Italica.
1762 - Coroamento de Catarina, a Grande.
1862 - Abraham Lincoln proclama liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América.
1890 - Fundação da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
1908 - Reconhecida a liberdade da Bulgária.
1932 - Abdel-Aziz se torna o primeiro rei da Arábia Saudita.
1959 - Santos Dumont recebe o posto honorífico de Marechal-do-Ar.
1960 - Independência do Mali.
1975 - O presidente Gerald Ford escapa de tentativa de assassinato por Sara Jane Moore.
1980 - Início da Guerra Irã-Iraque.
1988 - O Congresso Nacional aprova o texto definitivo da nova Constituição brasileira.
1992 - O nome de Filinto Ramalho passa a fazer parte da toponímia local de Fataúnços.
1999 - Soldados da ONU entram no Timor-Leste para apaziguar a região.
2000 - Formação da Euronext.
Nascimentos
1515 - Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII de Inglaterra (m. 1557)
1741 - Peter Simon Pallas, zoólogo alemão (m. 1811).
1752 - Teresa de Santo Agostinho, beata carmelita francesa (m. 1794).
1765 - Paolo Ruffini, médico e matemático italiano (m. 1822).
1767 - Padre José Maurício Nunes Garcia, compositor erudito brasileiro (m. 1830)
1791 - Michael Faraday, químico e estudioso de eletricidade britânico (m. 1867).
1816 - Charles Leickert, pintor belga (m. 1907).
1868 - Cairbar de Souza Schutel, farmacêutico, político, orador e escritor espírita brasileiro (m. 1938).
1875 - Mikalojus Konstantinas Čiurlionis, pintor e compositor lituano (m. 1911).
1901 - Charles Brenton Huggins, fisiologista do Canadá (m. 1997).
1916 - Dilermando Reis, violonista brasileiro (m. 1977).
1921 - Yara Côrtes, atriz brasileira (m. 2002).
1922 - Chen Ning Yang, físico chinês
1924 - Rosamunde Pilcher, escritora da Cornualha.
1930 - Antonio Saura, artista espanhol (m. 1998).
1932 - Algirdas Brazauskas, político lituano (m. 2010).
1934 - Carlos José, cantor e seresteiro brasileiro.
1940 - Mustafá Contursi, dirigente esportivo brasileiro.
1943 - Toni Basil, cantora, musicista e atriz norte-americana.
1944 - Richard Robarts, ex-automobilista britânico.
Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro (m. 1991).
Ilija Petković, treinador de futebol sérvio.
1947 - Mike Sexton, jogador de pôquer americano.
1948 - Theo Dutra, jornalista e poeta brasileiro (m. 1973).
1950 - Kirka, músico finlandês (m. 2007).
1951 - David Coverdale, vocalista da banda Whitesnake.
Zezé Polessa, atriz brasileira.
Ségolène Royal, política francesa.
Andrea Bocelli, tenor, escritor e compositor italiano.
Joan Jett, cantora e guitarrista americana de hard rock.
Franco Forini, ex-automobilista italiano.
Kim Pyung-Seok, treinador de futebol sul-coreano.
1960 - Davor Jozić, ex-futebolista bósnio.
1961 - Bonnie Hunt, atriz norte-americana.
1962 - Diogo Mainardi, escritor e colunista brasileiro.
1964 - Vladimír Weiss, ex-futebolista eslovaco.
1965 - Manfred Binz, ex-futebolista alemão.
1967 - Rickard Rydell, piloto sueco de corridas.
1968 - Velloso, ex-futebolista brasileiro.
1969 - Matt Sharp, músico norte-americano.
1970 - Emmanuel Petit, ex-futebolista francês.
Carolina Márquez, cantora, compositora e DJ colombiana.
Dana Vespoli, atriz norte-americana.
Matthew Rush, ator pornográfico norte-americano.
Gaúcho, futebolista brasileiro.
Paulo Costinha, ex-futebolista português.
Zhao Hongbo, patinador artístico chinês.
1974 - Jonas Torres, ator brasileiro.
1976 - Ronaldo Nazário, ex-futebolista brasileiro.
Fernanda Tavares, modelo brasileira.
James Black, patinador artístico britânico.
Liliana Santos, atriz e modelo portuguesa.
1981 - Válber, futebolista brasileiro.
Maarten Stekelenburg, futebolista holandês.
Billie Piper, atriz e cantora inglesa.
Kosuke Kitajima, nadador japonês, campeão olímpico.
Henok Goitom, futebolista eritreu.
Laura Vandervoort, atriz canadense.
Thiago Silva, futebolista brasileiro.
1987 - Tom Felton, ator inglês.
1988 - Ivan, futebolista português.
1989 - Sabine Lisicki, tenista alemã.
1990 - Leonardo Silva, futebolista brasileiro.
2001 - Gabriel Kaufmann, ator brasileiro.
Falecimentos
1607 - Alessandro Allori pintor italiano (n. 1535).
1828 - Shaka, chefe tribal Zulu e criador de estratégias militares (n. 1787).
1897 - Antônio Conselheiro, líder religioso brasileiro do Arraial de Canudos.
1956 - Frederick Soddy, químico inglês (n. 1877).
1960 - Melanie Klein, psicoterapeuta austríaca (n. 1882).
1996 - Dorothy Lamour, atriz norte-americana (n. 1914).
1997 - Manabu Mabe, pintor japonês, naturalizado brasileiro (n. 1924).
1999 - George C. Scott, ator americano (n. 1927).
2007 - Marcel Marceau, famoso mímico francês (n. 1923).
Andréa Maltarolli, autora da telenovela brasileira Beleza Pura.
Dirce Migliaccio, atriz brasileira (n. 1933).
Feriados e eventos cíclicos
Dia de São Maurício.
Equinócio de Setembro: Primavera no hemisfério sul e Outono no hemisfério norte geralmente ocorrem nesse dia.
Brasil
Aniversário da Cidade de São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro.
Feriado municipal em Sardoal.
Dia de Gauri, um dos aspectos da deusa Darga.
http://pt.wikipedia.org/wiki/22_de_setembro

Mais uma etapa superada...