Anaximandro (Pré-socrático)
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Como Tales, também Anaximandro se preocupou com a origem das
coisas, discípulo e sucessor daquele, dá continuidade e desenvolve, a seu
modo, as doutrinas do mestre. Natural de Mileto, filho de Praxíades de
Mileto, Anaximandro terá vivido por volta de 610 a 547 a. C. Da sua vida
nada é conhecido.
Para Anaximandro, o princípio (ou arqué) de todas as coisas
é o apeiron (indefinido ou infinito). Ao contrário de Tales que
dizia que o princípio era a água. A sua doutrina acerca da Natureza
(physis) diverge, portanto, da do seu mestre. Não aceita o filósofo que a origem do real provenha
de um elemento particular. Isto porque o particular é limitado, como tal,
não pode ser origem das “coisas”. Portanto, deverá haver algo anterior à
água ou a qualquer outro elemento e que permita compreender todo o
limitado; algo gerador de todas as coisas mas não gerado; algo imortal e
indissolúvel; algo eterno. Seguindo o raciocínio da Anaximandro, só o ilimitado
é imortal, indissolúvel e eterno.
Segundo a tradição, parece ter sido o primeiro pensador a
escrever e a publicar escritos de natureza filosófica. O seu livro ter-se-á
chamado “Acerca da Natureza”. Esta Obra, ao que se diz, escrita em prosa,
constitui algo de original para uma época em que o saber era, normalmente,
transmitido em verso.
Chegou até nós apenas um fragmento. Aristóteles e Teofrasto
tiveram oportunidade de ler «Acerca da Natureza» na sua totalidade, segundo
dizem alguns autores.
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http://www.eurosophia.com/filosofos/filosofos/anaximandro.htm
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