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Anaximandro (Pré-socrático) | 
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Como Tales, também Anaximandro se preocupou com a origem das
    coisas, discípulo e sucessor daquele, dá continuidade e desenvolve, a seu
    modo, as doutrinas do mestre. Natural de Mileto, filho de Praxíades de
    Mileto, Anaximandro terá vivido por volta de 610 a 547 a. C. Da sua vida
    nada é conhecido.   
Para Anaximandro, o princípio (ou arqué) de todas as coisas
    é o apeiron (indefinido ou infinito). Ao contrário de Tales que
    dizia que o princípio era a água. A sua doutrina acerca da Natureza
    (physis) diverge, portanto, da do seu mestre. Não aceita o filósofo que a origem do real provenha
    de um elemento particular. Isto porque o particular é limitado, como tal,
    não pode ser origem das “coisas”. Portanto, deverá haver algo anterior à
    água ou a qualquer outro elemento e que permita compreender todo o
    limitado; algo gerador de todas as coisas mas não gerado; algo imortal e
    indissolúvel; algo eterno. Seguindo o raciocínio da Anaximandro, só o ilimitado
    é imortal, indissolúvel e eterno. 
Segundo a tradição, parece ter sido o primeiro pensador a
    escrever e a publicar escritos de natureza filosófica. O seu livro ter-se-á
    chamado “Acerca da Natureza”. Esta Obra, ao que se diz, escrita em prosa,
    constitui algo de original para uma época em que o saber era, normalmente,
    transmitido em verso. 
Chegou até nós apenas um fragmento. Aristóteles e Teofrasto
    tiveram oportunidade de ler «Acerca da Natureza» na sua totalidade, segundo
    dizem alguns autores. |  | 
http://www.eurosophia.com/filosofos/filosofos/anaximandro.htm
 
 
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