terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Viva a sabedoria...

Parménides de Eleia (Pré-socrático)

Filósofo grego, nascido em Eleia (540-450 a. C.), a sua importância filosófica é enorme. Fundou a escola eleática. Devesse-lhe o início da especulação metafísica ocidental. A sua obra é um marco histórico relevante na História da Filosofia. Ao ponto de dividir a filosofia pré-socrática em dois períodos bem definidos: o período anterior a ele, marcado pelos sistemas monistas e o dos sistemas pluralistas posteriores a ele. Historiadores do pensamento dizem que é provável que na juventude Parménides tenha sido pitagórico.
Escreveu um poema em verso Da Natureza, primeira teoria filosófica sobre o ser de que se reivindica a nossa cultura, unida de maneira misteriosa à eternidade, a imutabilidade e a unidade do ser, com a diversidade da opinião humana.
A doutrina parmenidiana do ser, que se opõe à doutrina do devir de Heráclito, inspirou o Parménides, de Platão, que tenta unir as duas teses da unidade do ser e da diversidade do saber.
A obra compreende o Proémio, de carácter alegórico-religioso, e mais duas partes distintas: O Caminho da Verdade, em que Parménides expõe a sua doutrina da realidade, do ser único e imóvel; a segunda, O Caminho da Opinião, que representa uma cosmologia de tipo tradicional, narrando a origem e constituição do universo.
http://www.eurosophia.com/filosofos/filosofos/parmenides.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...