segunda-feira, 16 de julho de 2012

Curioso...


 
Quem inventou o relógio de pulso?
O inventor do relógio de pulso foi o mesmo do avião: o brasileiro Santos Dumont. O "pai da aviação" pretendia cronometrar o tempo de vôo de seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos a uma corrente. Como Santos Dumont não podia tirar as mãos do manche para pegar o relógio, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas.

Quem inventou a escova de dentes?
A escova mais antiga de que se tem notícia foi encontrada em uma tumba egípcia, de cerca de cinco mil anos atrás. Rudimentar, a escova era um pequeno ramo com ponta desfiada até as fibras, que eram esfregadas contra os dentes. A primeira escova de cerdas só foi aparecer no século XV, na China: elas eram feitas de pêlos de porco, amarradas a varas de bambu ou pedaços de osso. Os pêlos atraíam umidade e causavam mofo, o que não é nada recomendável para a higiene bucal. Além disso, as extremidades das cerdas machucavam as gengivas. O problema só foi resolvido em 1938, quando as escovas de dentes com cerdas de náilon foram criadas nos Estados Unidos.

Quem inventou o aparelho dentário?
O primeiro aparelho mecânico para corrigir o alinhamento dos dentes foi desenvolvido pelo cientista francês Pierre Fauchard, em 1728. O aparelho do século XVIII servia para corrigir dentes proeminentes. No entanto, os fundamentos da ortodontia moderna foram criados pelo norte-americano Edward Angle, que idealizou aparelhos fixos feitos de ouro no início do século XX. 


Como funciona um balão?
O balão utiliza o ar quente para voar - uma vez aquecido, o ar dentro do balão torna-se mais leve do que o ar presente na atmosfera. Inicialmente, o balão é inflado com ar frio. Somente quando ele está quase cheio é que um maçarico aquece o ar e coloca o balão na posição vertical. Um superventilador é o responsável por "encher" o balão, que precisa ser colocado na posição horizontal.
 
http://www.guiadoscuriosos.com.br/perguntas/179/4/invencoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...