Bebidas
geladas acabam com arrependimentos
Bateu aquela vergonha que chega a arder?
Pegue um refri na geladeira que passa.
Não é só coisa da sua cabeça: existe uma área
toda da ciência que se dedica a entender como nossas emoções refletem sensações
corporais, a chamada "cognição incorporada". Ser rejeitado, por
exemplo, não deixa só seu coração gelado, mas gera sensação de frio no corpo
todo.
E nem precisa ir muito longe: quem fica muito
corado sabe que o corpo não deixa disfarçar a vergonha que a mente está
sentindo. Foi investigando essas relações que os pesquisadores da Western
University, no Canadá, descobriram que dá para diminuir a sensação de vergonha
e arrependimento tomando uma bebida gelada.
No estudo, eles pediram para que 157 pessoas
se lembrassem de um momento do qual se arrependessem profundamente. Depois de
escrever sobre essa lembrança ruim, eles deveriam descrever suas emoções -
humilhação, vergonha e culpa eram as mais frequentes. Depois dessa etapa, os
participantes tinham a chance de escolher entre 10 opções de bebida. Metade
delas era gelada, a outra, quente. Quando mais constrangidos estavam os
participantes, mais eles tinham a tendência de escolher drinks frios.
A teoria dos pesquisadores é que sentimentos
como vergonha, culpa e arrependimento fazem a nossa sensação de calor aumentar.
Para testar essa ideia, eles colocaram outras 57 pessoas em uma sala. Depois de
refletir sobre remorsos passados, eles tinham que chutar a temperatura da sala
(que estava entre 20°C e 20,5°C). Os envergonhados chegaram a chutar 23,8°C,
quatro graus acima do real.
Depois de concluir que remorso dá calor e
vontade de beber aquela Coca gelada, os pesquisadores fizeram ainda um terceiro
teste. Os participantes receberam uma grana para investir em duas empresas
farmacêuticas e acompanhar as ações da "bolsa". Uma delas estava
programada para ir muito bem e a outra muito mal.
Só que depois de ver o resultado, todos os
participantes assistiram a um comercial de TV. Uma das opções era o anúncio de
uma viagem para o Caribe, outra para o Alasca. Os participantes que jogaram
dinheiro fora, mas assistiram ao comercial congelado do Alasca sentiram menos
arrependimento, culpa e vergonha do que aqueles que viram o Caribe depois de
errar no investimento.
A pesquisa foi publicada em um periódico de
psicologia do consumidor, então a ideia é usar a descoberta para fazer você
comprar mais. Por isso fique atento: se você sentir o ar condicionado mais
potente em uma loja cara, é capaz de ser uma tentativa de te estimular a
esbanjar sem culpa.
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