terça-feira, 5 de junho de 2012

Curioso...


Por que a pipoca estoura?
O grão de pipoca contém 12% de água em seu interior. A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. O amido existente no milho se transforma no floquinho branco que chamamos de pipoca. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente já comiam pipoca. Eles começaram a fazê-la com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a jogar o grãos soltos diretamente em fogo baixo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.

Por que alguns grãos de milho não estouram quando fazemos pipoca?
Os estudiosos do Centro de Pesquisa em Carboidrato da universidade norte-americana Purdue descobriram que o estouro do milho depende da resistência da parte externa do grão. Essa parte, chamada pericarpo, funciona como uma panela de pressão. Ela impede a saída da água, que com o calor se transforma em vapor. Quando sua resistência atinge o limite, o interior do grão rompe a camada e salta para fora. No caso dos grãos que não estouram, o pericarpo é menos resistente. Ou seja, não se forma pressão suficiente para que o grão de milho ?pipoque?.

Por que existe o lado certo para colocar o saco de pipocas no microondas?
Os fabricantes do produto dizem que o milho e a gordura são depositados em uma das faces da embalagem, em cima de um dispositivo chamado susceptor. Trata-se de um quadrado que tem laminação de alumínio e poliéster. Essa parte da embalagem deve ficar para baixo, para que os grãos de milho fiquem sobre ela. Assim, quando o forno emite as microondas, elas se deparam com o susceptor, são refletidas pelo alumínio e voltam para dentro do pacote, promovendo uma concentração de valor que faz com que a pipoca estoure.

Os grãos de milho usados para fazer pipoca de microondas são os mesmos da pipoca preparada no fogão?
Sim. A única diferença é que os grãos da pipoca de microondas são um pouco maiores e vem embalados em um pacote especial, que garante um melhor aproveitamento dos grãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...