terça-feira, 12 de junho de 2012

Curioso...


Afinal, da onde vem o nome “habeas-corpus”?
A palavra vem do latim e significa “que tenhas teu corpo”. É um recurso judiciário usado para garantir que um cidadão preso ilegalmente possa ser libertado. Segundo historiadores, o “habeas-corpus” surgiu na Inglaterra após a ocupação romana de 43 d.c. Em 1679, o Rei Carlos II assinou o “Act of Habeas Corpus”, que garantiu a liberdade a todo inglês preso de forma irregular.
O que é coma?
É a completa falta de consciência, a perda de reações nervosas ao estímulo interno. O coma pode ser mais ou menos profundo e ser provocado por diversas causas. Os casos mais profundos podem durar prazos indefinidos e são causados pela pouca ou nenhuma oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis.

O que é o medo?
O medo está ligado à preservação da vida e se manifesta diante de situações de ameaça. Ele é decorrente de uma reação física e mental que acontece quando o equilíbrio do organismo fica abalado. O cérebro manda sinais para todo o corpo quando sentimos medo. Acontece uma descarga de adrenalina -  hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. Ela entra diretamente na corrente sangüínea e provoca a aceleração dos batimentos cardíacos. O corpo fica frio e os olhos arregalados. O sangue se concentra nos músculos, preparando o corpo para a fuga.

O que é o soluço?
É uma contração involuntária do diafragma, principal músculo responsável pela respiração. A causa mais comum são os distúrbios gastrointestinais passageiros, que podem ser provocados pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos ou de substâncias que irritem o aparelho digestivo, onde existem receptores que informam o sistema nervoso sobre a qualidade do que foi ingerido. O sistema nervoso manda um reflexo para o diafragma, provocando uma inspiração abrupta que termina com o fechamento repentino da glote, região que liga a faringe com a laringe.

O que é ressaca e como se deve trata-la?
A ressaca é um mal-estar generalizado provocado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Alguns de seus sintomas são dor de cabeça, olhos sensíveis à luz, enjôo e gosto amargo na boca. Depois de uma bebedeira, o organismo está estressado e não se deve exigir muito dele. O ideal é a pessoa ficar em um ambiente silencioso, com pouca luz e descansar bastante. Beber bastante líquido, como água, chás e sucos de frutas, é importante para repor as vitaminas e sais minerais perdidos. A alimentação deve ser bem leve, de preferência sopas.

Por que as pessoas sentem cócegas?
A pele possui inúmeras terminações nervosas que conforme, são tocadas, enviam diferentes mensagens ao cérebro. Assim como a sensibilidade ao frio, ao calor e até à dor, as pessoas respondem de maneiras diferentes a estes toques. As áreas sujeitas a estas sensações costumam ser protegidas do toque alheio. Quando a pele recebe algum tipo de estímulo, os nervos passam a informação para o cérebro, que, dependendo da intensidade, responde "mandando" a pessoa se contrair e dar risadas. O nervosismo também aumenta a sensibilidade às cócegas.

O cabelo de uma pessoa continua crescendo depois que ela morre?
De acordo com o cirurgião plástico Sandro Salanitri, depois da morte, o cabelo de uma pessoa cresce por mais algumas horas. "Isto ocorre porque as células dos folículos pilosos apresentam uma reserva nutricional, inclusive de oxigênio, que mantém seu crescimento por determinado tempo", diz. É por causa desta propriedade que são feitos os transplantes de cabelo. Os fios são retirados de parte do couro cabeludo e, como sobrevivem algumas horas fora do corpo, são enxertados em seguida no local desejado.

O que cada ser humano deve ingerir para ter mente e corpo em perfeita harmonia?
A nutricionista Heloísa Guarita, da RG Nutri, explica que o ser humano tem um gasto calórico chamado de basal para manter todas as funções fisiológicas ativas. A única fonte energia do corpo é o alimento. "Para deixá-lo saudável, precisamos manter uma dieta com a proporção de 55 a 60% de carboidratos, de 10 a 12% de proteínas e de 20 a 25% de gorduras", detalha. Segundo ela, as fontes de carboidratos são os pães, massas, cereais, batatas e grãos em geral. As proteínas estão nas carnes, ovos, leite e derivados. As gorduras, enfim, podem ser encontradas nos óleos vegetais e na própria gordura dos alimentos. Ainda para manter o metabolismo funcionando, existem os alimentos chamados de reguladores do corpo, que são as vitaminas, minerais e frutas. Para este grupo, o consumo deve ser de 8 a 11 porções por dia, o que pode variar entre saladas (folhas e vegetais), verduras, sucos e frutas.

É possível fazer implante de pelos pubianos?
Sim. O procedimento pode não ser comum, mas já é feito há mais de 20 anos. "A procura é maior entre os orientais, que têm pouco pelo no púbis", afirma o dermatologista Ival Peres Rosa, de São Paulo. O método é o mesmo usado do implante de cabelos. Os folículos, que são as raízes do pelo, são retirados de outro local do corpo do paciente, como as axilas ou o couro cabeludo e, então, reimplantados no púbis, em poros abertos com incisões. "Os pelos começam a crescer normalmente cerca de três meses após o implante, com a revascularização da área implantada", explica Rosa. Nesse prazo, os vasos sanguíneos chegam à região para levarem nutrientes aos pelos que irão crescer. De acordo com o dermatologista, é possível raspar os pelos ou fazer depilação normalmente. O implante também pode ser feito nas sobrancelhas.

Existe uma região da cabeça onde o cabelo cresce mais rápido?
Na verdade, o cabelo do ser humano cresce "em mosaico". O cirurgião plástico Sandro Salanitri, da Clínica Sandro, especializada em questões capilares explica que o couro cabeludo tem uma fase de crescimento, de descanso e de queda. "Temos milhares de folículos pilosos e, simultaneamente, 80% deles costumam estar crescendo, 15% ’descansando’ e outros 5% caindo", comenta. O crescimento mais rápido ocorre na parte de trás da cabeça.

O que tira o bafo, além de escovar os dentes?
Além de escovar os dentes, é preciso escovar também a língua. É que a grande responsável pelo mau hálito é a chamada "saburra lingual" - uma secreção esbranquiçada produzida pela fermentação dos restos de comida e células descamadas da mucosa bucal -  e, assim, é preciso remover essa camada com a escova mesmo ou com um limpador de língua especial.Para garantir um hálito fresco, outra boa dica é beber ao menos dois litros de água por dia, para manter a mucosa bucal sempre lubrificada - assim, a língua fica menos viscosa e não segura os restos de comida e células mortas que causam o mau hálito. Por fim, também é importante manter o bom funcionamento do intestino: quando as fezes ficam alojadas lá por mais tempo, esse órgão absorve substâncias formadas por gases malcheirosos, que entram na corrente sanguínea e chegam à boca por meio da expiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...