segunda-feira, 11 de junho de 2012

Curioso...


Como funciona uma usina hidrelétrica e que aparelhos são usados para gerar energia?
A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Para isso acontecer, é necessário existir um desnível hidráulico natural ou criado por uma barragem, para captação e condução da água à turbina, situada sempre em nível tão baixo quanto possível em relação a captação. Uma usina hidrelétrica é composta de reservatório, da casa de força e da subestação elevadora. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem. Na barragem é construído o vertedor da usina, por onde sai o excesso de água do reservatório na época das chuvas. A casa de força é o local onde são instalados os equipamentos que vão produzir a energia. Na subestação elevadora são instalados os transformadores elevadores onde a energia elétrica tem suas características transformadas para melhor transportá-la através das linhas de transmissão. A produção de energia elétrica ocorre em várias etapas. Primeiramente, capta-se água em um reservatório. Então, ela é conduzida sob pressão por tubulações forçadas até a casa de máquinas, onde estão instaladas as turbinas e os geradores. A turbina, sucessora das antigas rodas d?água, é formada por um rotor ligado a um eixo. A pressão da água sobre as pás do rotor da turbina produz um movimento giratório do eixo da turbina, transformando a energia hidráulica em um trabalho mecânico, que por sua vez aciona o gerador. O gerador é um equipamento composto por um eletroímã e por um fio bobinado. O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo, assim, a eletricidade, levada para o consumidor por meio das linhas de transmissão.

Como a cola cola?
A cola provoca um contato íntimo entre as moléculas do material de que ela é composta e aquelas das superfícies a serem coladas, fazendo com que elas fiquem presas por uma força de atração. Normalmente, as superfícies a serem coladas não são totalmente lisas, apresentando saliências. É nesses poros que a substância penetra e permite a adesão entra as moléculas. A cola, também, é formada de polímeros (moléculas grandes formadas pelo agrupamento de outras menores), que são levados aos poros dos objetos por um solvente, que quando evaporado, faz com que a cola seque.

Como a grafite é colocada no lápis?
Depois que a mistura de argila e grafite é comprimida e se torna bastões muito finos, ela é colocada na canaleta de uma ripa de madeira. Outra ripa, com o mesmo formato de canaleta, é encaixada em cima. A madeira de fora é desgastada para formar o lápis.

Como funciona a escala Richter?
A escala Richter, que mede a intensidade dos terremotos, foi desenvolvida pelo sismólogo americano Charles Francis Richter e começou a ser usada em 1935. Um pêndulo, com oscilação controlada, é fixado em uma base de concreto que registra tremores em três direções: duas horizontais e uma vertical. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos receberam valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.

Como funciona a caixa preta?
A caixa preta fica instalda na cauda ou o mais longe possível da cabine do avião, pois na frente normalmente o impacto é maior. O equipamento é composto por duas caixas que podem agüentar um peso de 2,25 toneladas e temperaturas de até 1000°C. Embaixo d’água, pode resistir a até 20 mil pés de profundidade. Dentro desta verdadeira armadura estão dois equipamentos, o Voice Recorder (gravador de voz) e o Fly Data recorder (gravador de dados de vôo). O primeiro grava o som de dentro da cabine. Isso inclui conversas e até o som do motor. O segundo armazena por até 25 horas todas as coordenadas e informações que podem ser usadas para recriar a situação de voo.
http://www.guiadoscuriosos.com.br/perguntas/159/2/como-funciona.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...