terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Viva a sabedoria...

Karl Marx

Filósofo e economista alemão (1818-1883), nasceu de uma família liberal de origem israelita; estudou em Trèves e nas universidades de Bona e de Berlim. Nesta última cidade, sofreu a influência da doutrina de Hegel e relacionou-se com Ludwig  Feuerbach. Depois de apresentar a sua tese sobre a filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro, colaborou na revista A Gazeta Renana, fundada pelos radicais da oposição.
Com objectivo de tomar contato com os socialistas franceses, fixou residência em Paris de 1843 a 1845: colaborou no primeiro e único número dos Anais franco-alemães e escreveu, de colaboração com Engels, A Sagrada Família. Expulso de França, retirou-se para Bruxelas, opondo o seu livro Miséria da Filosofia ao de  Proudhon intitulado Filosofia da Miséria.
Foi encarregado por um congresso da Liga dos comunistas de redigir juntamente com Engels o Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1848. Depois de ter tomado parte ativa na revolução de 1848 na Renânia, Marx refugiou-se em Londres, onde iria passar a maior parte da sua vida. Escreveu a Contribuição para a crítica da economia política (1859) e especialmente O Capital (1867).
Marx desempenhou um papel decisivo na formação da Primeira Internacional (Associação internacional dos trabalhadores), em 1864. Aí combateu as tendências dos partidários de Proudhon e de Bakunine. Marx morreu em Londres a 14 de Março de 1883.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...