terça-feira, 19 de março de 2013

Lìngua afiada...


PAGADINHA GRAMATICAL
"Se o governo manter as medidas..."
"Se o governo manter as medidas..." está ERRADO.

Isso porque, quando se iniciar oração por se ou quando, o verbo deve estar no futuro do subjuntivo, e todos os verbos derivados de ter, nesse tempo, têm a estrutura ...tiver....

O pretérito imperfeito do subjuntivo (iniciado por se ou caso) desses verbos é ...tivesse..., e não...tesse...

A maneira de se descobrir se um verbo é derivado de outro é conjugando-o, portanto um verbo será derivado de ter, quando for conjugado como ele. Por exemplo:

A primeira pessoa do singular (eu) do presente do indicativo (todos os dias) do verbo ter é tenho (todos os dias eu tenho), portanto serão derivados de ter todos os verbos que apresentarem essa terminação.
Veja quadro:
Por exemplo
Presente do indicativo
Futuro do subjuntivo
Pretérito imperfeito do subjuntivo
manter
Eu mantenho
Se eu mantiver
Se eu mantivesse
entreter
Eu entretenho
Se eu entretiver
Se eu entretivesse
reter
Eu retenho
Se eu retiver
Se eu retivesse


"Se o governo mantiver as medidas..." é o CORRETO.
Outros exemplos:
Quando os alunos se ativerem à aula, entenderão a matéria.
Se os policiais detivessem todos os automóveis, prenderiam muitos bandidos.
Se o governo contiver os gastos, economizará milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...