A
HISTÓRIA DA CANÇÃO YESTERDAY
Numa manhã de 1965, na residência da
família de sua namorada Jane Asher, na 57 Wimpole Street (ver mapa abaixo),
Paul acordou em seu quarto situado no último andar da casa com uma melodia na
cabeça. Ele foi até um piano que havia perto da cama e começou a tocar. “Estava
tudo lá”, conta. “Ela veio completa. Eu não conseguia acreditar”.
Mesmo sem a letra, Paul estava
preocupado que a música já existisse e que tivesse sido plagiada
inconscientemente, tornando-se apenas a memória de uma melodia ouvida ao invés
de um arroubo de inspiração. “Por cerca de um mês fui atrás das pessoas no
mercado musical e perguntei se já tinham ouvido a música antes”, ele conta.
“Acabou sendo como entregar algo à polícia.
Achei que se ninguém desse falta em
algumas semanas eu poderia ficar com ela”. Então Paul criou o título provisório
“Scrambled Eggs” e começou a cantar “Scrambled eggs, oh you’ve got such lovely
legs”, só para sentir como seria o vocal. “Estávamos filmando Help! em estúdio
havia quatro semanas”, relembra Dick Lester. “Por algum tempo havia um piano em
um dos palcos, e eles ficava tocando ‘Scrambled Eggs’ o tempo todo.
Chegou ao
ponto em que falei: ‘Se você tocar essa maldita música mais um pouco, vou
mandar tirar o piano. Ou você termina, ou desiste’”. Em 2010, Paul McCartney
tocou a primeira versão da canção com o apresentador e comediante Jimmy Fallon.
A música foi concebida no começo de
1965, mas foi só em junho daquele ano, quando tirou duas semanas de férias com
Jane Asher em Portugal, na casa de verão do guitarrista do Shadows, Bruce
Welch, que completou a letra. Enquanto ia de carro do aeroporto de Lisboa para
Albufeira, Paul escreveu a letra de “Yesterday”.
Segundo Paul, “sempre detestei
perder tempo e a viagem era muito longa”. Ao chegar à casa de Welch, McCartney
pediu um violão emprestado com urgência. “Eu estava fazendo as malas para ir
embora quando Paul perguntou se eu tinha um violão”, conta Welch. Bruce pegou
seu Martin 0018, de 1959, e Paul dedilhou pela primeira vez, com o violão
virado ao contrário por ser canhoto, a versão final de “Yesterday”, que havia
terminado durante a viagem.
Apenas dois dias depois de voltar de
Portugal, Paul gravou a música em Abbey Road, que surpreendeu aos fãs por
trazer um quarteto de cordas e por McCartney ser o único Beatle na gravação.
Apesar de John afirmar que não gostaria de ter sido o autor dela, ele admitiu
que era uma “bela” música com uma “boa” letra, mas achava que a letra não era
bem resolvida. “Yesterday” se tornou um
clássico do pop rapidamente e foi regravada por inúmeros artistas, de Frank
Sinatra a Marianne Faithfull.
Em julho de 2003, o escritor de Liverpool,
Spencer Leigh, fez a descoberta de que havia semelhanças entre “Yesterday” e
“Answer Me”, de Nat King Cole (1953) tanto na melodia quanto na letra. A música
de Cole contém até mesmo os versos “yesterday I believed that love was here to
stay/ Won’t you tell me that I’ve gone astray?”. Quando a notícia chegou ao
escritório de Paul, a resposta foi que as músicas eram tão parecidas quanto
“Get Back” e “God Save The Queen”.
Iris Caldwell recorda um incidente
interessante relacionado à música. Ela terminou o namoro com Paul em março de
1963 depois de uma discussão boba sobre os cachorros dela (Paul não se
interessava tanto por cães na época) e, quando ele ligou para Iris mais tarde,
a mãe dela disse que a filha não queria falar com Paul porque ele não tinha
sentimentos.
Dois anos e meio depois, no dia 1 de
agosto de 1965, um domingo, Paul tocaria “Yesterday” no Blackpool Night Out, um
programa ao vivo de televisão. Durante a semana, ele ligou para a Sra. Caldwell
e disse: “Lembra que você disse que eu não tinha sentimentos? Assista à
televisão domingo e me diga se isso é verdade”.
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