Por que, na matemática, o símbolo de
infinito é um oito deitado?
|
O símbolo que indica o número
infinito foi proposto por John Wallis em 1655 em seu tratado Des Sectionibus Conicis. Nele, o autor declarou:
?Isto pois denota o número infinito?. Seu formato, um oito deitado, é
inspirado na antiga notação romana do 1000.
|
Qual a força do homem medida em HP ou
CV?
|
Existem diferentes medidas que
podem ser utilizados para representar a capacidade física de uma pessoa. Se
ela empurra uma mesa, por exemplo, a força que faz será medida em newtons. Se
conseguir arrastar esta mesa, estará realizando um trabalho medido em jaules.
Dependendo da rapidez com que desloca a mesa (trabalho por unidade de tempo),
a pessoa permitirá que se meça sua potência, esta sim dada em cavalo-vapor
(CV).
|
Qual a massa de uma gota de água?
|
"Uma gota d’água pesa 0,03
gramas", afirma o professor de Química do segundo grau Luiz Roque,
supondo que o volume da referida gota seja 0,03 mililitros.
|
Qual a origem dos símbolos utilizados
em computação?
|
No livro A Casa da Mãe Joana, Reinaldo Pimenta explica que
estes símbolos surgiram durante a Idade Média. Naquele tempo, os livros eram
escritos à mão, pelos chamados copistas. Os sinais e abreviaturas
simplificavam a grafia das palavras e economizavam tinta e papel. Foi assim
que o termo latino et se
transformou em &. Hoje ele é como "e comercial". O arroba
(@)era utilizado inicialmente para substituir a preposição latina ad, que entre outras coisas significava "em casa
de". Na Inglaterra, o símbolo aparecia com freqüência para definir os
preços de mercadorias ("10 @ L3" queria dizer "10 unidades ao
preço de 3 libras cada"). No século XIX, quando mercadorias com esta
marcação chegavam a portos espanhóis, os estrangeiros as associaram ao
desenho de uma unidade de peso chamada arroba. Daí sua denominação.
|
Qual é a origem da foto em que Albert
Einstein está mostrando a língua?
|
Muitas são as versões sobre a foto.
A mais plausível — e que consta, inclusive, no site com os arquivos do físico
desenvolvido pela Universidade de Jerusalém — é a de que ela foi tirada em 14
de março de 1951, no seu 72º aniversário. Não se sabe quem é o fotógrafo mas
ele trabalhava para a agência United Press International (UPI). Ao pedir ao
físico que sorrisse, este, em resposta, mostrou a língua.
|
Quantos quilos de luz caem no planeta
Terra por dia?
|
O astrônomo Ednilson de Oliveira
explica que a luz é formada por fótons, que os estudiosos acreditam não ter
massa. A ciência ainda não conseguiu interpretar todos os aspectos
relacionados à luz, mas, pelo menos por enquanto, acredita-se que não seja
possível pesá-la. Em relação à luminosidade que o Sol manda para a Terra, é
possível medi-la em erg (unidade de medida de energia). São ao todo 3,82x1033
erg/s.
|
Quem inventou a matemática?
|
De acordo com o professor Odilon
Otávio Luciano, do Instituto de Matemática da USP, não é possível atribuir a
invenção da matemática a um único estudioso. "O que podemos dizer é que
a tradição grega (de Pitágoras, Tales de Mileto e outros) deu início ao conceito
matemático atual, que visa encontrar princípios simples capazes de explicar
conceitos complexos", afirma. Mesmo assim, não se pode ignorar a
influência que estes nomes receberam de outros indivíduos e culturas, como a
egípcia.
|
Como se calcula o QI de alguém?
|
O Quociente Intelectual, ou QI, é a
razão (divisão) da idade mental pela idade cronológica multiplicada por 100.
A idade cronológica é a que está no nosso RG, e aumenta a cada ano. Já a
idade mental é calculada de acordo com a habilidade de cada criança, já que
normalmente é nessa faixa etária que se mede o QI. Os testes aplicados têm
muitas variedades e níveis de tarefas, através das quais todas as funções
intelectuais importantes podem ser avaliadas. Por exemplo, se alguém resolver
os problemas que a média das crianças de 9 anos consegue resolver, terá a
idade mental de uma criança de 9 anos, sem importar sua idade cronológica.
Se, de fato, a pessoa tiver 9 anos, seu QI será igual a 100 ( 9/9 X 100=
100). Agora, se a criança tiver 6 anos, significa que seu QI é alto ( 150), e
que ela é muito adiantada para sua idade cronológica. Já se ela tiver 12
anos, terá um QI de 75, considerado baixo. Cerca de 50% das crianças
apresentam QI entre 90 e 100. Apenas uma em cada duzentas tem um número superior
a 140 ou menor que 60.
|
Como surgiu a vacina?
|
No século XVIII a varíola era uma
doença ainda incurável, que deixava o corpo dos pacientes coberto com bolhas.
Foi um médico inglês chamado Edward Jenner quem observou que as mulheres que
ordenhavam vacas tinham essas feridas apenas nas mãos, mas não no resto do
corpo. Sabendo da existência da varíola no gado, Edward pegou o líquido do
ferimento de um dos animais e aplicou sobre um corte no antebraço de adultos
e crianças. Após algum tempo, ele colocou o vírus humano nessas pessoas e
constatou que nenhuma delas contraiu varíola. O médico percebeu que a varíola
bovina havia de alguma forma protegido seus pacientes da varíola humana e
chamou sua descoberta de “vacínia”.
|
Qual a diferença entre uma pilha
comum e uma alcalina?
|
As pilhas podem ser consideradas
mini-usinas que geram energia elétrica através de transformações químicas.
Isto quer dizer que ocorrem reações entre os elementos da pilha, que variam
de acordo com o seu tipo. As alcalinas contêm só zinco e manganês, enquanto
as comuns apresentam também o carvão em sua composição. As embalagens vêm com
instruções de uso mas, normalmente, os aparelhos que precisam de muita
energia rapidamente (máquinas fotográficas com flash ou discmans) devem ser
carregados com pilhas alcalinas.
|
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Curioso...
http://www.guiadoscuriosos.com.br/perguntas/152/4/ciencias.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Carol Celico disse que perdoaria infidelidade de Kaká e que a ‘culpa’ da traição seria dela Caroline Celico, esposa do craque Kaká...
-
Conselhos de medicina se dividem sobre primeiros registros para estrangeiros Depois de o Rio Grande do Sul liberar as 19 primeiras lic...
-
A Ausência do Zero no Sistema de Numeração dos Romanos Os números criados pelos romanos foram relacionados a letras, diferente de out...
Nenhum comentário:
Postar um comentário