sábado, 6 de outubro de 2012

Curioso...

História do circo
A arte circense surgiu na China há 5 mil anos. Os chineses usavam a acrobacia, o contorcionismo e o equilibrismo para desenvolver a agilidade, a flexibilidade e a força de seus guerreiros.
Em 108 a.C., o imperador da China resolveu promover uma série de apresentações acrobáticas para homenagear visitantes estrangeiros. A partir daí, ficou determinado que todos os anos seriam realizados espetáculos do gênero no Festival da Primeira Lua.
Já o circo nasceu na Roma antiga. Naquela época, consistia em uma área dividida em pista, arquibancada e cavalarias onde ocorriam corridas de cavalos, combate de gladiadores, brigas entre homens e animais e duelos entre bichos. Por isso o local recebeu o nome "circus", que quer dizer "lugar em que competições acontecem".
Em 40 a.C., foi construída em Roma uma arena chamada Coliseu para a apresentação de excentricidades, como animais exóticos e engolidores de fogo. Ele foi concluído em 90 d.C. e tinha capacidade para 100 mil espectadores. Porém, com a perseguição aos cristãos, o local passou a sediar espetáculos sangrentos, em que homens eram lançados vivos às feras. Isto diminuiu o interesse pela arte circense. Mas mesmo assim, grupos de artistas mambembes continuaram se exibindo em mercados e praças.
No século 18, um sargento da cavalaria britânica chamado Philip Astley começou a circular pelo interior da Inglaterra fazendo demonstrações com seu cavalo. Ele acabou se estabelecendo perto de Londres e montou uma arena coberta para suas exibições. Também acrescentou a desempenho cenas com palhaços, dando origem ao circo moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...