sábado, 2 de março de 2013

Língua afiada...


PEGADINHA GRAMATICAL
"Se ele propor acordo, aceito."
"Se ele propor acordo, aceito."
Há dois erros de conjugação verbal nessa frase:

o primeiro erro é o verbo propor. Quando a oração se iniciar por se ou quando, o verbo estará nofuturo do subjuntivo, e o verbo pôr e seus derivados, nesse tempo, conjugam-se -puser (se eu depuser, quando nós compusermos), e não -por;

o segundo erro é o verbo aceitar, pois, na formação de período composto com futuro do subjuntivo, deveremos usar o futuro do presente (aceitarei).
Então a frase apresentada deverá ser elaborada desta maneira:
Se ele propuser acordo, aceitarei.
Também o pretérito imperfeito do subjuntivo -iniciado por se ou caso- do verbo pôr e seus derivados são estruturados ...pusesse... (se eu depusesse, caso nós compuséssemos), e não ...posse.
A maneira de se descobrir se um verbo é derivado de outro é conjugando-o, portanto um verbo será derivado de pôr, quando for conjugado como ele.
Por exemplo, a primeira pessoa do singular (eu) do presente do indicativo (todos os dias...) do verbo pôr é ponho (todos os dias eu ponho), portanto serão derivados de pôr todos os verbos que apresentarem essa terminação. Por exemplo:
Por exemplo
Presente do indicativo
Futuro do subjuntivo
Pretérito imperfeito do subjuntivo
propor
Todos os dias eu proponho
Se eu propuser
Se eu propusesse
repor
Todos os dias eu reponho
Se eu repuser
Se eu repusesse
depor
Todos os dias eu deponho.
Se eu depuser
Se eu depusesse
Outros exemplos:

Quando os músicos compuserem uma boa canção, patrocinarei a banda.
Se o governador antepusesse sua assinatura, estaria comprometendo-se.
Se o irmão dela se indispuser contra mim, reclamarei com a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...