Bossa Nova
Álbum “Bossa Nova at Carnegie Hall” (1962)
Durante a década de 50, o Brasil vivia a euforia do
crescimento econômico gerado após a Segunda Guerra Mundial. Com base na onda de
otimismo dos “Anos Dourados”, um grupo de jovens músicos e compositores de
classe média alta do Rio de Janeiro começou a buscar algo realmente novo e que
fosse capaz de fugir do estilo operístico que dominava a música brasileira.
Estes artistas acreditavam que o Brasil poderia influenciar o mundo com sua
cultura, por isso, o novo movimento visava a internacionalização da música
brasileira.
Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou
oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João
Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”,
que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro.
Grande parte das músicas do LP era proveniente da parceria entre Tom Jobim e
Vinícius de Moraes. A dupla compôs “Garota de Ipanema”, que é, sem dúvida, uma
das mais importantes canções da história da música brasileira. Para se ter uma
ideia, a mesma foi considerada em 2005, pela Biblioteca do Congresso
norte-americano, como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade.
A Bossa Nova foi consagrada internacionalmente no ano
de 1962, em um histórico concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque, no qual
participaram Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves, Agostinho dos
Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, entre outros artistas.
A Bossa Nova tem como características principais o
desenvolvimento do canto-falado, ao invés da valorização da “grande voz”, e a
marcante influência do jazz norte-americano. Esta influência, inclusive, foi
criticada posteriormente por alguns artistas. Em meados da década de 1960, um
grupo formado por Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime procurou
reaproximar a Bossa Nova ao samba, ao baião e ao xote nordestino.
Com as mudanças políticas causadas pelo Golpe Militar
de 1964, as canções começaram a trazer temas sociais. Desta forma, a música se
transformou em um claro instrumento de contestação política da classe média
carioca, um símbolo de resistência à repressão instaurada pela ditadura. Era o
início da MPB, a moderna música popular brasileira. De fato, o movimento que
originou a Bossa Nova se findou em 1966, entretanto, seu fim cronológico não
significou a extinção estética do estilo musical, o qual serviu de referência
para inúmeras gerações de artistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário