Mensagem Subliminar
Mensagens subliminares são aquelas
que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma consciente, assim, a
mensagem atinge outra parte do cérebro humano subconsciente. O termo foi
inventado por James Vicary, um especialista em marketing americano, no ano de
1957.
Vicary desenvolveu uma técnica
chamada de "projeção subliminar", onde imagens intencionais
impossíveis de se perceber de forma consciente eram projetadas em frações de
segundo em uma seção de cinema. As frases escolhidas foram "Drink
Coke" (beba coca-cola) e "Eat Popcorn" (coma pipoca). Resultado:
Nas noites em que foi feita a experiência, as vendas de pipoca aumentaram em
57,7%, e as de Coca-Cola em 18,1%.
Todo o mundo da publicidade se
concentrou no resultado da experiência de Vicary. Contudo, Vicary afirmou em
uma reportagem que havia sido forçado a divulgar aqueles resultados, ou seja,
ele desmentiu os efeitos das mensagens subliminares. Depois do balde de água
fria jogado pelo próprio fundador do conceito, vários cientistas continuaram
tentando refazer a experiência de Vicary e comprovar os efeitos das mensagens
subliminares, contudo nenhum obteve sucesso. Mesmo assim, o efeito psicológico
causado pela repercussão da experiência foi suficiente para manter a fama das
mensagens subliminares até os dias de hoje.
Mensagem subliminar é aquela que
trabalha com o subconsciente das pessoas. A mensagem captada é assimilada sem
nenhuma barreira consciente, assim, o indivíduo age não como se estivesse
hipnotizado, pois ele não perde a consciência, mas sim, com tendências
subjetivas para tomar certa atitude.
É importante ressaltar que a mensagem
subliminar trabalha unicamente com o subconsciente, portanto, qualquer
impressão consciente que uma imagem provoca no indivíduo não pode ser
considerada como mensagem subliminar. Em muitos casos, as pessoas tentam
encontrar significados em mensagens que não possuem nada de mais. Esse
mecanismo é chamado de auto-ilusão, onde uma pessoa costuma usar de seu
conhecimento, vivências e suas opiniões pessoais para imprimir suas idéias
naquilo que ela está analisando – a mensagem, mudando completamente seu sentido
real.
No Brasil, não existe nenhuma lei que
proíba de forma direta qualquer tipo de propaganda subliminar, no entanto, a
legislação acredita que a propaganda subliminar fere o que diz o artigo 20 do
Código de Ética dos Publicitários, onde diz que todas as mensagens devem ser
ostensivas e assumidas (explícitas). Assim, no contexto legal, a mensagem
subliminar é vista como um elemento antiético e inconstitucional, visto que o
espectador não pode usar seu direito de escolha por não estar consciente de sua
existência.
http://www.brasilescola.com/curiosidades/mensagem-subliminar.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário