quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Convivendo com a realidade, apesar de ouvir promessas falsas de melhoria...

Os cinco piores aeroportos do Brasil
De acordo com uma pesquisa de satisfação dos passageiros, encomendada pela Secretária de Aviação Civil, foram constatados os cinco piores aeroportos brasileiros. vejam quais são e o porquê desta classificação

Todos que já tiveram a oportunidade de estar em alguns dos aeroportos brasileiros sabem das dificuldades enfrentadas com infraestrutura, serviços, funcionários, informações, e assim por diante. Como só havia o senso comum, a Secretária de Aviação Civil, com a Copa do Mundo iminente, também por ocasião da Copa das Confederações realizada em Junho de 2013, realizou uma pesquisa de opinião inédita no Brasil para averiguar a qualidade dos aeroportos brasileiros, assim como dos serviços oferecidos em seu interior.
A pesquisa foi realizada por uma empresa de consultoria, contratada por meio de licitação pública, em 15 aeroportos de cidades-sede da Copa do Mundo e em localizações diversas que tenham ligações diretas com as cidades-sede.
Os quesitos avaliados na pesquisa foram: acesso ao aeroporto; check-in; emigração; inspeção de segurança; imigração; aduana; instalação aeroportuária; e ambiente do aeroporto. Os dados coletados referem-se ao primeiro trimestre de 2013, com um total de 21.216 entrevistas realizadas. Vejam a relação dos cinco que pior se saíram nas pesquisas.
1- Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá/MT)
 
Ano da inauguração: 1956
Passageiros por ano: 2.761.588 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional Marechal Rondon é o principal aeroporto do estado do Mato Grosso e o segundo aeroporto mais movimentando do Centro-Oeste do Brasil, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Indicadores que estão abaixo da média: Custo do estacionamento; valor das instalações de alimentos; valor dos estabelecimentos comerciais; e internet/wi-fi.
2- Aeroporto Internacional Tom Jobim [Galeão] (RJ)
 
Ano da inauguração: 1977
Passageiros por ano: 17.491.744 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro / Galeão - Antônio Carlos Jobim é o segundo maior aeroporto internacional do Brasil, estando localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mais especificamente na Ilha do Governador. Este aeroporto possui o maior sítio aeroportuário e a segunda maior pista de pouso e decolagem do Brasil, sendo a mais importante porta de entrada aérea para todo o Estado do Rio de Janeior. Indicadores que estão abaixo da média: Tempo de fila no guichê de check-in; e tempo na fila da emigração.
3 - Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus/AM)
 
Ano da inauguração: 1976
Passageiros por ano: 3.131.150 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes é o segundo aeroporto mais movimentado da região norte, além de ser o 16º mais movimentado de todo o país, e o 3º do Brasil em movimentação de cargas em 2012 só atrás de Cumbica e Viracopos em São Paulo. Indicadores que estão abaixo da média: Custo do estacionamento; instalações de alimentos; valor das instalações de alimentos; estabelecimentos comercias; internet/wi-fi; e tempo na fila da imigração.

4 - Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck (Brasília/DF)
 
Ano da inauguração: 1957
Passageiros por ano: 15.665.045 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek tem seu nome em homenagem ao ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. É o quarto aeroporto mais movimentado do país (atrás apenas de Guarulhos, Galeão e Congonhas) e o mais movimentado da Região Centro-Oeste. Indicadores que estão abaixo da média: Atendimento/cortesia dos funcionários no check-in; tempo na fila da emigração; eficiência dos funcionários do check-in; atendimento/cortesia dos funcionários da emigração; internet/wi-fi; atendimento/cordialidade funcionário aduana; e atendimento funcionário da imigração.
5 - Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins/MG)
 
Ano de inauguração: 1984
Passageiros por ano: 10.398.296 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins (1985) é o principal aeroporto do estado de Minas Gerais. Este aeroporto pode receber aviões de grande porte, como o Boeing 747 e o Antonov An-124. Indicadores que estão abaixo da média: Transporte público; sensação protegido e seguro; rigor na inspeção de segurança; disponibilidade de bancos/caixas eletrônicos/câmbio; estabelecimentos comerciais; valor do estabelecimento comercial; conforto acústico; e conforto térmico. Porém é o que mais proporciona conforto em uma análise geral dos aeroportos citados.
Os demais aeroportos analisados são: Campinas, Guarulhos, Santos Dumont, Congonhas, Salvador, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, Recife e Curitiba.
Para informações mais detalhadas, confira a pesquisa e o relatório completo no site da Secretária de Aviação Civil.
http://br.financas.yahoo.com/noticias/os-cinco-piores-aeroportos-brasil-144400370.html?page=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...