Filosofia
Cristã
Filosofia Cristã - Pensamento orientado pela verdade
revelada por Jesus, o Cristo
Por Filosofia Cristã compreende-se um sistema de
pensamento que se distinguiu do helênico (grego) e de outros como os chineses,
os hindus, etc., por ser um sistema orientado pela verdade revelada por Jesus,
o Cristo. Já o estudo dos dogmas cabe à Teologia, que tenta explicá-los e
aplicá-los.
A Filosofia Cristã, que pressupõe a verdade dos dogmas,
parte tão somente de evidências racionais para explicar Deus e o mundo, mas não
se contrapõe aos dogmas.
Vê-se assim que os filósofos cristãos se apoiam na fé
para melhor compreenderem a realidade, enquanto esta mesma fé dita metas a
serem alcançadas pela razão, evitando que erros ou desvios em suas inquirições
aconteçam. A relação que vemos aqui é, então, a de tentar harmonizar ou
elucidar a fé através da razão, relação que é conflituosa e marcou distinções
mesmo dentro do próprio corpo de filósofos cristãos. Vejamos essas distinções:
• Creio porque absurdo: essa máxima representava aqueles
pensadores cristãos que julgavam fé e razão irreconciliáveis e subjugavam a
razão à superioridade da fé;
• Creio para compreender: já essa máxima representava o
espírito daqueles que julgavam ambos os domínios conciliáveis, mas subordinavam
a razão à fé;
• Compreender para crer: que fazia parte daqueles que não
apostavam numa conciliação entre fé e razão, mas atestavam o campo próprio de
cada uma, devendo, portanto, serem tratadas isoladamente.
Dessa forma, entende-se a diferença entre os pensadores
antigos e os cristãos. Os gregos compreendiam o lógos como instrumento de
conhecimento da realidade em um esforço para encontrar seu lugar no cosmos, já
que se entendiam como fazendo parte da natureza. Era o amor, Eros, o desejo que
animava a busca para alcançar a virtude máxima, o Bem supremo e a perfeição do
inteligível puro, porém inatingível. A esse impulso erótico, contrapõe-se o
amor cristão, o Ágape, a caridade, o amor de Deus-criador para com suas
criaturas, pois Ele é perfeito e necessário, criou as coisas por causa do Bem
que provém Dele, gratuitamente. Deus é o próprio Lógos, o Verbo que se revela
como aquele que é (essencial e existencialmente) como princípio do universo e
única fonte de sabedoria e verdade das coisas, dos homens e do mundo que são
criadas por vontade de Deus.
Portanto, o conhecimento que provém da palavra de Jesus,
que é o Deus encarnado, é uma demonstração de amor para aqueles que o
reconhecem, ensinando-lhes a humildade e, a partir de sua ressurreição, sendo o
caminho da esperança e da salvação dos pecados. Mas, como dito acima, a prática
dos ensinamentos, os rituais, etc. fazem parte da Teologia. À Filosofia cabe o
estudo racional das provas da existência de Deus, debate este, aliás, que foi a
temática da nova Paideia ou educação dos tempos medievos.
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