terça-feira, 22 de maio de 2012

Curioso...


Adianta proteger o vidro do carro com a mão para que uma pedra não o quebre?
De acordo com o engenheiro John McNeill Ingham, este costume tem bons fundamentos teóricos. Em contato com o vidro, o corpo é capaz de absorver parte da energia da pedra e, além disso, pode evitar uma possível vibração, que propagaria pequenas trincas. "Na prática, porém, os dedos surtem pouco efeito", garante o profissional. Ele próprio já teve o vidro estilhaçado durante uma viagem em estrada de cascalho, mesmo com um amigo apoiando o pé na superfície do vidro.

Como a água produz energia elétrica?
Para entender o processo é preciso saber a diferença entre as energias potencial e cinética. A potencial é a capacidade de movimento do objeto estático (energia sem movimento) enquanto a cinética é o próprio deslocamento (energia do movimento). Em uma represa, a água parada acumula energia potencial. Quando as comportas são abertas, a energia potencial se transforma em cinética e move as turbinas. A energia elétrica é produzida por um gerador que funciona com o movimento das turbinas.

Como é feito o gelo seco?
O gelo seco é o gás carbônico sólido e a fumaça que solta sugere mudanças em seu estado físico. Em outras palavras, trata-se de uma porção resfriada de tal gás, que conforme esquenta passa para os estados líquido e gasoso. O fenômeno tem um visual realmente cinematográfico, assemelhando-se à formação de uma grande nuvem.

Como surgiu a linguagem algébrica da matemática?
Por volta de 400 d.C., um estudioso de Alexandria chamado Diofante experimentou usar símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos. Cerca de 400 anos mais tarde, o matemático Mohamed Ibn Musa al-Khowarizmi escreveu o Al-jabr, um livro que trata da mudança de termos de um lado para outro de uma equação. Finalmente, as letras e símbolos como são hoje utilizados surgiram por volta de 1500. O responsável desta vez foi François Viète, que passou a representar valores indeterminados com letras.

De onde e como é extraído o elemento químico mercúrio?
Existe uma única mina no mundo da qual se extrai o mercúrio. De acordo com professor Joel Sígolo, da USP, ela fica na Espanha, na cidade de Almaden. Do local, extrai-se o mineral cinábrio (sulfeto de mercúrio), um composto químico de origem inorgânica, formado também pelo enxofre. Posteriormente, em processo siderúrgico, o enxofre é removido, e o mercúrio puro é obtido em sua forma natural (líquida).

De onde se originou a vida?
Esta questão até hoje está em aberto no meio científico. O único consenso é que a vida mais primitiva que se conhece são algumas bactérias, próprias de ambientes com altas temperaturas.

É verdade que a casca da laranja é inflamável?
A casca de laranja tem um combustível formado por uma mistura de óleos essenciais. Cerca de 90% desses óleos são constituídos por limoneno, substância pertencente aos hidrocarbonetos (composição de carbono e hidrogênio). Esse composto é inflamável. A gasolina, produto derivado do petróleo, também tem uma mistura de hidrocarbonetos.

É verdade que o cloro da piscina deixa os cabelos loiros com aparência esverdeada?
Não é cloro da piscina que deixa verde o cabelo tingido de loiro. O verdadeiro responsável é o cobre presente na água. Segundo especialistas, o metal reage com substâncias da tintura presentes no cabelo. O cabelo esverdeado é resultado dessa reação química.

O álcool congelado pega fogo?
Se comparado à água, o álcool congela a uma baixa temperatura: - 5º C. Exposta a uma chama, essa substância primeiro passa para o estado líquido e posteriormente pega fogo. A mudança de estado físico pode ser muito rápida e praticamente imperceptível ao observador.

O que acontece se uma pessoa, em alto-mar, for atingida por um raio? E se o raio cair próximo a ela?
Por causa da alta temperatura, um raio que acerta uma pessoa diretamente provoca a morte instantânea. Mas, se a pessoa estiver no mar e um raio cair nas proximidades, haverá um choque elétrico (de força inversamente proporcional à distância que ele cair do banhista), que poderá causar uma parada cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...