quinta-feira, 17 de maio de 2012

Curioso...



Afinal, da onde vem o nome “habeas-corpus”?
A palavra vem do latim e significa “que tenhas teu corpo”. É um recurso judiciário usado para garantir que um cidadão preso ilegalmente possa ser libertado. Segundo historiadores, o “habeas-corpus” surgiu na Inglaterra após a ocupação romana de 43 d.c. Em 1679, o Rei Carlos II assinou o “Act of Habeas Corpus”, que garantiu a liberdade a todo inglês preso de forma irregular.

Por que abelha fica rondando refrigerante diet?
Porque elas são atraídas pelo cheiro e sabor dos alimentos e, se o refrigerante é docinho, ela não se importa se a bebida foi adoçada com sacarose ou aspartame. "Durante o vôo, as antenas da abelha, que são responsáveis pelo olfato, detectam a molécula de uma substância doce e elas se dirigem para lá.", explica Carlos Campaner, biólogo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, "O açúcar é um componente muito importante para a fabricação do mel, mas as abelhas procuram não só os doces, mas todos os tipos de alimentos que contribuam para a sua dieta, como o sal de outros alimentos e os sais minerais da água". Então, não se surpreenda ao ver um grupinho de abelhas rondando uma pizza ou às margens de rios e lagos.

Por que não existe comida para gato sabor rato?
"Experimentos comprovam que os gatos não preferem a carne de rato à de galinha ou gado.", afirma Irina Munaro, do Departamento de Comunicação da Waltham, empresa americana que fabrica rações animais. Segundo ela "os gatos caçam por instinto e os pequenos roedores, em geral, são presas fáceis e abundantes". Munaro explica que a criação de ratos é restrita ao mercado de cobaias e pets, não havendo disponibilidade de obter tal carne inspecionada no meio industrial.

Por que o toureiro balança uma bandeira vermelha para o touro?
A bandeira tem o nome de "muleta". Ela serve para incitar o touro ao ataque e para guiar sua direção. A cor vermelha é só uma tradição, porque os touros não distinguem as cores.

Quantas enguias elétricas seriam necessárias para fazer funcionar uma lâmpada?
Outro exemplo de bicho que recebe o nome errado. Na verdade, o que as pessoas chamam de "enguia elétrica" é um peixe elétrico, o Elethrophorus eletricus, também conhecido como poraquê. "Existem muitas espécies de peixes elétricos e a maioria usa a eletricidade, que é produzida em estruturas musculares especializadas em seu corpo, para se orientar no mar", explica Paulo de Tarso, biólogo do aquário Acqua Mundo, no Guarujá (SP), "Outras, como a raia torpedo e a treme-treme, utilizam o choque para atacar presas ou se defenderem". Segundo ele, o poraquê produz e armazena uma quantidade grande de energia "cerca de 600 volts"  mas a uma amperagem baixa. "No entanto, se um fio for colocado no pólo positivo do peixe, ou seja, na cabeça, e outro no negativo, em sua cauda, é possível acender uma lâmpada fluorescente de 20 watts".

Quantos vaga-lumes são necessários para iluminar um estádio de futebol como o Morumbi?
Muita gente acha que vaga-lumes são aqueles bichinhos com o que parecem ser dois olhinhos luminosos, mas preste atenção: esses são os pirilampos. "A luz dos vaga-lumes é produzida em um processo químico e aparece na parte inferior da barriga do bichinho", explica Élio Corseuil, professor de entomologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A luz do vaga-lume possui 0,025 lux, uma unidade de medida de luminosidade. O estádio do Morumbi, em São Paulo, por exemplo, tem 384 mil lux em seus 256 refletores. Logo, seriam necessários 15.360.000 vaga-lumes, são-paulinos ou não, para iluminar o campo do São Paulo Futebol Clube. "Mas a luminosidade pode variar conforme a espécie do vaga-lume", lembra o professor Corseuil.

Quantos metros de pele humana seriam necessários para recobrir um cavalo?
O corpo de um adulto médio tem aproximadamente 1,80 metros quadrados de pele  - isto é, sem qualquer ruptura nas várias aberturas do corpo. Um cavalo médio é recoberto por 3,15 metros quadrados de pele. Logo, para se recobrir um cavalo, seria necessário usar a pele de 1,75 homens.

Qual foi o primeiro animal domesticado pelo homem?
O primeiro animal doméstico foi o cachorro. Pesquisadores acreditam que eles se tornaram os melhores amigos do homem cerca de 30 mil anos atrás - atraídos, inicialmente, pelas sobras de comida produzidas pelos agrupamentos humanos. Ovelhas e cabras foram domesticados quase 20 mil anos depois dos cachorros. Já os gatos só apareceram depois do surgimento da agricultura, quando o armazenamento de grãos atraiu roedores e, consequentemente, gatos, para o convívio com humanos. 


http://www.guiadoscuriosos.com.br/perguntas/182/1/animais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais uma etapa superada...